PCP – sistemas de planejamento da produção

INTRODUÇÃO

Neste texto irei explanar o que é o PCP, sua importância para a organização, seus objetivos, demonstrando porque este é um sistema totalmente eficaz para os recursos produtivos.Serão apresentadas as suas funções básicas, seu conceito e limitações à tarefa de planejamento e controle.

 Fundamentação teórica

Os sistemas de Planejamento e Controle de Produção existem para planejar e controlar o processo de manufatura. Eles são responsáveis pelos recursos produtivos como pessoas, equipamentos, materiais, espaço de armazenagem, entre outros. É através do PCP que a organização garante que suas decisões operacionais sobre o que, quando, quanto e com o que produzir e comprar sejam adequados as suas necessidades estratégicas. Ainda, o PCP é a ferramenta que da as informações para as tomadas de decisões.

Algumas das funções básicas de um sistema PCP são:

a)      Planejar a aquisição de materiais comprados: Quanto e quando os materiais devem chegar;

b)      Planejar níveis apropriados de estoques: Para que peças não fiquem inutilizadas e muito menos obsoletas.

c)      Programar atividades de produção: Planejar as atividades, saber designar o funcionário correto para operar a maquina correta.

d)     Ser capaz de saber sobre a situação corrente: Saber o que esta acontecendo na produção, para poder comunicar-se com clientes e fornecedores de forma rápida e eficaz.

e)      Ser capaz de reagir eficazmente: Dominar o processo produtivo a fim de programar e reprogramar a produção rapidamente quando necessário.

Algumas limitações à tarefa de planejamento e controle podem surgir e isto esta fora do alcance de inúmeras organizações, como por exemplo, se surgir um problema em um sistema hidráulico de uma grande indústria de tecidos, o problema pode sim ser resolvido em poucas horas com o engajamento de muitos profissionais, mas o custo disto talvez não valesse a pena para a indústria e deve ser levado em consideração.

Abaixo segue algumas limitações que podem ocorrer:

a)      Limitações de custo: Conforme já citado, deve ser levado em consideração se o custo vale a pena para a organização antes de tudo.

b)      Limitações de capacidade: Maquinas e funcionários têm seus limites e capacidades pré-estabelecidos.

c)      Limitações de tempo: Os produtos devem ser produzidos para cumprir prazos, caso contrario talvez nem devam ser produzidos.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após a conclusão deste estudo, podemos ver que o uso do PCP deve ser estudado e analisado muito antes de ser implantado, pois há muitos quesitos que devem ser levados em consideração. Porém se usado de forma correta, cautelosa e inteligente é um forte aliado das organizações pois dará ótimos resultados.

Fontes de Pesquisa

ARAUJO, Tatiana; CAPELLI, Andressa. Introdução ao PCP. Porto Alegre, 2013/1