A vida agitada nem sempre permite que almocemos com a nossa família durante a semana, por isso quando chega o final de semana, e principalmente, o domingo, quem vai para a cozinha gosta de caprichar e, por isso, quase sempre decide preparar algo especial. Pode ser uma bacalhoada, um strognoff, nhoque à bolonhesa, ou qualquer outro prato que seja do agrado de todos. Em casos como este, a sobremesa também é especial, podendo ser um pavê simples, bolo gelado, torta de chocolate, pudim, ou seja, as possibilidades são infinitas.

 

Nem sempre as pessoas gostam de comer a sobremesa após a refeição principal, portanto o pavê pode ficar para mais tarde, para a hora do lanche, podendo, inclusive, ser acompanhado por drinks. É claro que o drink é somente um acompanhamento para o pavê, ou seja, ninguém vai exagerar na dose de margarita, cuba libre, caipirinha, dry martini, hi fi, conhaque, entre outros.

 

Você pode preparar o pavê e o drink em sua própria casa e depois servir para a sua família ou convidar amigos, colegas de trabalho ou familiares para experimentarem seus dotes culinários. As receitas são fáceis, rápidas e práticas de serem feitas, e qualquer pessoa pode se aventurar na cozinha, até quem não tem intimidade com panelas. E se você não conhece nehuma receita, então consulte livros de culinária ou pesquise na internet.

 

Há vários tipos de pavê para serem feitos, mas o de chocolate é praticamente uma unanimidade. No entanto, se você for uma exceção pode escolher outros sabores como coco, maracujá, limão, morango, creme, com damasco, com suspiros, entre outros pavês. Com certeza, você encontrará um pavê que agrade ao seu paladar e ao da sua família. Há também a possibilidade de variar as coberturas. E se achar que pode criar pavê com novos sabores, ouse, experimente, e mostre que seus dotes culinários vão muito além do que as pessoas imaginavam.

 

Apesar de se falar muto em pavê, você conhece a origem desta sobremesa. Bom,  tradicional pavê como conhecemos hoje vem da França (lá, “pavé” significa pavimento ou piso, ou seja, “pavé” vem de pavimentar, cobrir com camadas). E é exatamente isso que é o pavê: uma torta feita em camadas que pode levar biscoitos do tipo maisenha ou champanhe inteiros.

 

O pavê, obviamente, deve ser servido gelado, podendo ser colocado em taças ou refratários. Assim, não é uma excelente ideia preparar um delicioso pavê para a sobremesa, ou então para ser degustado por seus filhos, marido, familiares ou amigos? Então, não perca tempo. No próximo almoço de domingo, capriche e surpreenda seus familiares com uma deliciosa sobremesa. Com certeza, eles irão gostar e aprovar.