Recuperação entre as series é certamente o aspecto mais negligenciado do treinamento.

Se não são consideradas no planejamento, ou não são respeitadas, essas pausas entre os exercícios em uma academia muitas vezes resultam prejudicando cada atleta.

A mesma rotina com intervalos diferentes podem ser consideradas muito negativas e diametralmente opostas aos nossos objetivos. É, portanto, aconselhável controlar com um relógio o tempo que deve deixar entre cada série.

Mas como você sabe quanto descansar? Como sempre, o alvo individual será mostrando o caminho.

Para orientar a nossa rotina de ginástica para hipertrofia, nunca devemos descansar mais do que um minuto e meio, desde que, uma pausa mais longa seria remover a maior parte do ácido lático, que pode se acumular ao longo dos minutos e, finalmente, vai fazer o processo acumular glicogênio muscular.

Em seguida, a pausa irá estar compreendida entre 30 "e 90", de acordo com o nível de formação de cada um e de intensidade no trabalho.

Pode resultar muito interessante o uso de Pulsómetro para monitorar a freqüência.

O caso oposto é constituído por aqueles que querem treinar força, tanto quanto a potência de máxima força.

Embora as suas performances sejam de curta duração (não deve exceder de 10), as recuperações não devem ser menores do que 3 ', para alcançar tanto a recuperação muscular e mental (força é uma capacidade neuronal), e não mais do que 5', porque os níveis de stress não retornam quando você está em repouso. Em seguida, executar Banco de musculação quatro séries de 6 repetições em um exercício pode ser parte de uma rotina de força ou hipertrofia, dependendo do tempo entre as séries.

Deste modo, um plano que visa tom muscular pode ser orientado para um dos lados.

Para principiantes, é aconselhável para descansar 1 a 2 minutos, porque menos seria insuficiente para se recuperar, mas mais seria desnecessária, uma vez que as intensidades não são muito grandes em um recém-iniciado.

Em resumo, temos de ver que as pausas não são oportunidades para longas conversas ou minimizar o problema e acelerar o esforço para completar uma rotina mais rápido.

Músculos em repouso com o tempo adequado é a chave para sucesso.