LÚCIA HELENA PINHEIRO SERRÃO MAGALHÃES

Projeto Belém 400 anos

 Patrimônio e Identidade.

 A Valorização Histórica da Cidade de Belém.

 

                                                                                            

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belém-PA

2015

Justificativa

Fundada em 12 de janeiro 1616, início do século XVll, a cidade de Belém, está prestes há completar 400 anos. Por esse motivo a intenção desse projeto é propiciar aos alunos, a compreensão da necessidade de conhecer sua história e sua identidade. Também, valores culturais, sociais, religiosos, sera de suma importância par esse estudo. Pretendemos também, a partir de passeios pela cidade, fazer com que alunos reconhecem a identidade da qual fazem parte, a historia da cidade em que nasceram e vivem, assim como seus problemas, a importância de preservação desses espaços.

Nossa proposta com isso é tentar amenizar o estado de violência a que estamos expostos ultimamente. A degradação do patrimônio a que a cidade está submetida todos os dias.

Pretendemos assim incentivar a mudança da realidade que temos para a realidade que queremos, formando cidadãos aptos a combater ideologias do descaso que se instalou em nosso meio, fazendo valer os direitos das cidades e de nossa história o patrimônio, buscando apoio dos familiares de nossos alunos e do poder público.

Objetivo Geral.

Valorizar e preservar a identidade histórica de Belém, levando o aluno a reconhecer frente à importância da realidade histórica que se apresenta.

Objetivos específicos:

-Proporcionar o conhecimento da identidade e da história de Belém;

-Favorecer aos alunos o aprendizado social e cultural de Belém;

-Promover através do projeto momentos de conhecimento e diversão;

-Resgatar valores, dignidade e respeito ao patrimônio histórico da cidade.

Metodologia

O projeto será desenvolvido com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, durante o decorrer do ano letivo de 2015.

Para melhor desenvolvimento desse projeto partiremos da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo com visita a patrimônios históricos de Belém, para melhor observação de nossos alunos. Também, ao final do projeto, faremos uma culminância e uma apresentação em mural, como forma de socializar o mesmo.

Faremos dentre outros uma pesquisa sobre as obras de Antônio Landi e de Augusto Meira Filho referente às construções da cidade de Belém.

Os estudantes terão acesso a filmes que contem um pouco da história da cidade, e também, teremos estudos de autores paraenses como: Benedito Monteiro, Paulo André Barata, dentre outros.

Para tanto, teremos também a música tema do projeto que será da cantora Lucinha Bastos.

A título de estudo e, para engrandecer o projeto, os alunos do Ensino Fundamental, também farão rodas de conversa para facilitar a compreensão da leitura desses autores, como forma de favorecer o desenvolvimento da escrita e da oralidade deles em seu processo de formação.

Avaliação

A avaliação será continua e se dará ao longo de todo o processo de desenvolvimento do projeto pedagógico que será discutido sempre ao final de cada atividade desenvolvida. Levar-se-á em conta o aproveitamento, o que precisa melhorar e o que não foi significativo durante a realização de cada atividade proposta.

 

Cronograma:

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

 

Apresentação do projeto

Música tema:

Lucinha Bastos

 

 

Passeio pela Orla de Icoarací

CFI 1º Ano

Mara

Passeio pela Orla de Icoarací

CFI 1º Ano

Izabel

Passeio ao Museu Emílio Goeldi

J.I e JII.

Sandra e Elenice

Passeio ao Horto Municipal.

JI

Selma

Passeio

Estudo

Todos os professores

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

 

Férias.

 

 

Passeio Cidade Velha

Visita ao Museu Santo Alexandre.

Visita ao mangal das garças.

Culminância

Recursos Materiais

-Aparelho de DVD;

-televisor;

- DVDs, CDs;

 - revistas, cartões postais, livros, fotos;

 - papel A4

Recursos Humanos:

-Coordenação;

-professores;

-alunos;

-pessoal de apoio;

-secretaria;

-responsáveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia

- Mapa da Violência III / Julio Jacob Waiselfisz. Ñ Brasília: UNESCO, Instituto Ayrton Senna, Ministério da Justiça/SEDH, 2002.

Revista Pará Mais, Ano 2009. Ed.

- RODRIGUES, Carmem Izabel. Sociabilidade e construção de identidades em espaço urbano em Belém – Pará. ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 12/2007 - Belém. Anais. Belém: Campus Universitário do Grama, 2007.

- VIANA, Hélio. História do Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1967. Pág. 194.