Patrimônio Abandonado

A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, localizada na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, teve sua construção iniciada em 1814 e concluída no ano de 1942. As torres da igreja levaram dez anos para serem construídas, o trabalho aconteceu de 1932 a 1942, e para que isso ocorresse foi realizada a campanha dos “Dez Tostões”, com a mobilização da população sousense. Mas infelizmente, a citada igreja está há seis anos deformada, e praticamente abandonada pelo poder público, que não se empenha para reconstruí-la.

No dia 29 de Abril de 2007, durante uma forte chuva, a torre norte da Igreja Matriz desabou, deixando católicos e admiradores da cidade de Sousa inconformados e muito tristes.

Com o desabamento, as estruturas da  parede lateral e partes internas, inclusive os afrescos pintados pelos pintores húngaros, Américo e Eva Shall, foram danificados. Existe uma hipótese de  que uma infiltração de água dentro das paredes, tenha sido a responsável pelo ocorrido.

A igreja é tombada pelo Patrimônio Histórico da Paraíba, o que impediu o pároco de se responsabilizar pelas obras, e dessa forma,dificultou tudo, pois o governo estadual pouco fez por esse templo, que é o cartão-postal de Sousa. A liberação do projeto estrutural demorou mais de um ano para acontecer, foram preciso muitas reivindicações do pároco, da população e da imprensa local.

Somente no dia 30 de Maio de 2009,foi assinada a ordem de reconstrução da torre da Igreja Matriz, pelo então Governador da Paraíba, José Maranhão. No dia 18 de Junho daquele ano,começou o trabalho de reconstruçao da Igreja dos Remédios, sendo realizado pelo governo do estado e IFHAEP. Mas houveram muitos atrasos nas obras e paralisações, por falta de pagamento.

No dia 24 de Abril de 2011, durante uma outra intensa chuva, a segunda torre da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios desabou. Enquanto uma torre passava por uma reconstrução, a outra caiu, surpreendendo a todos. E novamente, começou uma  luta pela licitação da obra.

Em Maio de 2012, um ano e um mês depois, o atual Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, liberou a licitação, mas o trabalho de reconstrução não está sendo realizado com êxito.

É lamentável  ver o maior patrimônio religioso e histórico de Sousa, e um dos maiores da Paraíba, em perigo, devido a falta de sensibilidade dos nossos governantes. É inadmissível que uma cidade que tem um deputado estadual e um deputado federal, fique com sua igreja matriz há seis anos deformada, e sem nenhuma previsão concreta do término desta tão sonhada reconstrução.

Hoje, a primeira torre (norte), está concluída, mas e a segunda, quanto tempo mais vai ter que esperar?

Maria do Socorro Abrantes Sarmento