Jesus é o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas, nessa declaração dele fica claro o amor, intimidade e proteção.
Jesus inicia sua declaração demonstrando posse, pois na verdade ele comprou para si um povo exclusivamente seu, especial e de boas obras; portanto pertencemos a Cristo, temos uma identidade, parecemos com Ele em palavras e obras.
Jesus se declara possuidor das ovelhas e cultiva um relacionamento com elas de poder falar e elas claramente ouvir sua voz. Jesus não é um pastor distante, ele está presente para orientar e proteger.
O conhecimento que Jesus tem por nós é muito grande, Ele conhece a nossa estrutura, conhece o que passa em nosso coração, sabe das nossas fraquezas e necessidades, Ele sonda o que passa em nossa mente, enfim conhece a nossa personalidade muito mais que nós mesmos.
Entretanto é necessário que também venhamos a conhecê-lo. Sua palavra nos orienta: "conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor", precisamos encontrá-lo na oração, precisamos adorá-lo ouvir as batidas de seu coração, Ele quer que sejamos seus amigos íntimos, com quem possamos dizer nossas dores e está com Ele em todo tempo.
O conhecimento a respeito de Jesus vai além de um conhecimento intelectual, ou seja, esse conhecimento que falamos é mais profundo, pois sugere a idéia de caminhar com ele, não um conhecimento artificial de ouvir dizer, mas de conhecer a sua essência, sentir o seu amor e adorá-lo em espírito e em verdade, aleluia!
Portanto, quem é ovelha realmente segue a Jesus. Sua palavra é clara, aquele que quiser vir após mim negue- se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.
A promessa do bom pastor é que suas ovelhas terão vida eterna, é a maior promessa para o ser humano que vive com medo da morte, tem incerteza do futuro, não sabe para onde vai, outros crêem em fábulas, crêem no avanço da ciência para solucionar o problema da morte, mas a palavra do Senhor nos promete que suas ovelhas terão vida eterna, portanto é preciso se apegar a Cristo e confiar em suas palavras.
Essa promessa é seguida pela proteção divina: jamais perecerão! Perecer é o mesmo que acabar, ser destruído, ou seja, a nossa salvação implica a proteção da nossa alma, o corpo pode perecer, mas na nossa alma ninguém pode tocar, porque jamais pereceremos aquele que o aceitou foi destinado pro céu, não haverá nada nem ninguém que poderá fazer perecer um servo de Deus.
Ninguém arrebatará das mãos de Cristo, não seremos tragados pelo mal, uma vez ligados a Cristo, selados pelo Espírito de Deus, somos de sua propriedade não seremos tomados por força por nenhum ser porque estamos debaixo das asas do altíssimo.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação ou a angustia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez ou o perigo ou a espada? Como está escrito: por amor de ti somos entregue a morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou. Rm 8:35-37.

Pastor Jezias Ferreira