Participação, Inovações Democráticas e Conselhos: possibilidades de avanços em tempos institucionalizantes

Estela Márcia Rondina Scandola 

1. APRESENTAÇÃO                                   

O trabalho que segue, inicialmente destinava-se somente ao cumprimento de uma das exigências do curso Participação Cidadã, Inovação Democrática e Novas formas de Governabilidade na América Latina, um projeto piloto promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade do México do qual participei. No entanto, ao mesmo tempo que fazia o curso, estava envolvida na capacitação de conselheiros de saúde em Mato Grosso do Sul, e fazendo assessoria e proferindo conferências em Plenárias de Conselhos de Saúde. Foi do encontro das duas exigências - uma de reflexão com gente da academia e outra com organizações de base - que me propus a construir um caminho reflexivo juntando esses saberes e aprenderes.

Em todos os espaços há muito que se explorar ainda e outros textos são possíveis e, outras tantas inquietações borbulham minha mente. No entanto, foi preciso parar, recortar e estancar as reflexões e organizar um processo de transposição da aprendizagem pessoal para disseminar a proposta para os grupos com os quais estou envolvida.

É preciso uma base teórico-metodológica para apoiar quem trabalha com capacitação e mobilização de conselheiros e lideranças, buscando aprofundamento e, ao mesmo tempo, facilitar para que, a discussão de temas aparentemente simples e complexificados no processo histórico, possam responder às exigências contemporâneas, sendo capaz de provocar dissensos e consensos, mas jamais pensamentos lineares e conclusivos que não contenham as contradições do viver.

É preciso disponibilizar os conhecimentos de forma simples sem ser senso comum,  realizar oficinas para criar possibilidades facilitadoras de compreensão, como também momentos em que o lúdico, o riso e a alegria possam iluminar caminhos menos formais de troca de saberes sobre a realidade porque passam as organizações e movimentos no que se refere à participação, controle social, democracia...