PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS 

Márcia Gabriela Schanton 

RESUMO: 

A proposta desta pesquisa foi averiguar se os pais acompanham a vida escolar dos filhos e de que forma participam da vida escolar dos mesmos. Sabe-se que a educação é um processo familiar, portanto é obrigação dos pais, mas também da escola, pois as crianças são filhos e estudantes ao mesmo tempo. No presente estudo foi utilizado o método dedutivo e na coleta de dados foi utilizada a técnica de observação direta extensiva, através de questionários de múltipla escolha. Ao final da pesquisa pode-se perceber que o ponto de vista dos pais em relação ao tema pesquisado são semelhantes, e que os mesmos sabem o que é ser um pai participativo. Percebeu-se também que alguns pais dos alunos estão caminhando rumo as mudanças que se fazem necessárias, oportunizando desta forma diversas maneiras para que os seus filhos desenvolvam sua aprendizagem. . 

PALAVRAS CHAVES: Escola, Pais participativos, Vida escolar. 

ABSTRACT:

The purpose of this research was to determine if the parents keep the school life of children and how they participate in school life from them. It is known that education is a familiar process, therefore it is the duty of parents, but also the school because children are children and students at the same time. In this study we used the deductive method and data collection technique was used for extensive direct observation through multiple choice questionnaires. At the end of the research can be seen that the views of parents in relation to the research topic are similar and that they know what being a parent participation. It was also felt that some parents of students are moving toward the changes that are needed, thus creating the opportunity for different ways for your children to develop their learning. 

KEYWORDS: School, Participating parents, School life. 

INTRODUÇÃO 

A Família é a responsável pela educação primária da criança que desde pequena recebe valores que, serão essências para o seu desenvolvimento escolar e social. Pelo poder que a família tem em transformar a vida dos filhos, não se pode falar em aprendizagem sem comentar sobre a participação efetiva dos pais no desenvolvimento da aprendizagem dos filhos.

Sabe-se que para os alunos obterem um desempenho positivo na vida escolar, é necessario o apoio dos familiares e responsáveis pelos mesmos, pois, nesta fase escolar o aluno precisa de apoio e principalmente amor.

Todo ser humano precisa receber ajuda e encorajamento para desenvolver sua aprendizagem, e a criança em especial necessita de atenção, de incentivo, cobrança e ajuda nos estudos, na realização da tarefa de casa, e para que haja produção academica ela precisa de um responsável que possa lhe oferecer segurança e amor.

Dentro do exposto, o estudo busca verificar se o fato de os pais acompanharem a vida escolar de seus filhos faz com que os mesmos desenvolvam com maior facilidade as suas habilidades cognitivas. O embasamento teórico foi realizado através dos autores López, Medeiros, Tiba entre outros que tratam sobre a relação da família e a escola. Para o desenvolvimento do trabalho buscou-se fundamentação teórica sobre a família e a importância da família na aprendizagem.