PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR É NECESSÁRIO

                                                                                             Erica Souza Figueiredo

A participação dos pais na aprendizagem escolar é indispensável. É um padrão que antes a família era companheira da instituição escolar; atualmente, é causadora de suas falhas e erros. E o prejudicado nesta história é o aluno. Atualmente, se a escola não tiver visão pedagógica, as reuniões com os pais transformam em uma calamidade.

A Escola/Família esquece que nosso desempenho só se enriquece se apresentamos como objetivo a compartilhar e colaborar para que outros desenvolvam melhor, especialmente aqueles com quem vivemos e amamos. Acredito que o mais resistente acenderá a luz da liberdade e da conscientização. Creio que a escola precisa dar o primeiro passo, pela formação da qual é portadora, pois os pais desempenham uma grande influência, mais do que eles imaginam.

Entretanto educar tem a ação de responsabilidade porque na verdade, a educação se inicia dentro do útero. Compreende-se por meio de analises atualizadas que a criança escuta do mundo externo e sabe assinalar a voz da mãe e do pai. Portanto, desde o berço, principia a entender as relações interpessoais.  Muitas das vezes  os pais não tem tempo de ficar com a criança pois tem que trabalhar, os pais acabam colocando seu filho mais cedo na escolinha que transmitem sua função de educador à escola.

O conceito de família acaba sendo uma função social e os exemplos nos quais nos proporcionam distintos momentos da história. Transformações acontecidas no campo, socioeconômico e político, nos últimos anos, houve um melhoramento importante sobre a família brasileira na escola, a família está participando mais das reuniões pedagógica. Na década de 1990, aconteceu a aprovação de leis nacionais e de diretrizes do ministério da Educação, tendo como conteúdos a importância da participação da família na escola e o sentido da participação, mostrando a responsabilidade da educação começando dentro de casa.

Não é possível projetar e desenvolver o processo de educação escolar dependente da questão familiar tem que haver uma parceria escola/família. Mas logo vem a questão, como buscar a família para participar do processo ensino-aprendizagem na escola, pois muitas vezes a família não colabora com a instituição escolar deixando a desejar. Essa questão merece um olhar cauteloso, levando em conta o aspecto social, culturais e legais.

 Ao extenso período da história brasileira a família vem sobrevinda por modificações importantes que se incluem com a situação socioeconômica e político do Brasil. No domínio legal, a Constituição Brasileira de 1988, fala da família nos artigos 5º, 7º, 201, 208 e 226 a 230. Apresentando determinadas novidades (artigo 226) como uma consideração da família: união estável entre o homem e a mulher (§ 3º) e a comunidade constituída por pais e seus descendentes (§4º). E também reconhecem nos derradeiros vinte anos, diversas modificações acontecidas no plano sócio-político-econômico pertinente ao processo de globalização da capitalização que surgem intervindos na estrutura familiar e permitindo alterações em seu exemplo tradicional de disposição.

Discute-se, de um processo conflitante que, no mesmo momento que abala o anseio da segurança das pessoas, com a falha na compreensão familiar, proporciona ainda a probabilidade de emancipação de partes de acordo com a tradição aprisionada no ambiente limitativo de sociedades conjugais opressoras.

A família é muito importante para a segurança da sobrevivência e do amparo dos filhos, independente da estrutura familiar, é preciso que a família  propicie as contribuições afetivos e, principalmente para o desenvolvimento do bem-estar dos seus  filhos. A família é a alicerce da sociedade vindoura, mas é ainda o ponto central da vida social humana. A educação, bem sobrevinda da criança na família é que vai dar base à sua capacidade criadora e ao seu desempenho bem-sucedido quando ficar maior de idade. Comprovado, no nosso tipo de meio social, a função terminante da família quanto à proteção, afetividade e educação vem aumentando cada dia no meio familiar, onde buscam alicerces para a relação educação escola/família.

 A obrigação da família no processo escolar e na importância da sua participação no contexto escolar é publicamente conhecida na legislação nacional e nas diretrizes do Ministério da Educação confirmadas no transcorrer dos anos 90, como: Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), nos artigos 4º e 55; Política Nacional de Educação Especial, que aceita como diretrizes gerais: seguir estruturas de participação essencial da família no desenvolvimento global do aluno. Lei de Diretrizes e Bases da Educação ( Lei 9394/96), artigo 1º, 2º, 6º e 12; Plano Nacional de Educação ( aprovado pela lei nº 10172/2007), que determina como uma de suas diretrizes a fundação de conselhos escolares e outras formas de participação da comunidade escolar com participação da família.

 Atualmente entendemos que a escola faz crítica por falta do acompanhamento da família no desenvolvimento escolar do seu filho e também da dificuldade de transmitir uma boa educação para seus filhos em casa.

Portanto a obrigação da família no processo escolar é publicamente reconhecida na legislação nacional e nas diretrizes do Ministério da Educação A família precisa acolher a criança, proporcionando um ambiente firme e acolhedor. Muitas, excepcionalmente não obtêm um relacionamento harmonioso.

Portanto, é importante lembrar que a instituição escolar tem o papel de incentivar o desenvolvimento no círculo do conhecimento, analisadas no processo de formação de seus estudantes.

Na verdade a modernidade trouxe muitas variações, até mesmo na família, mas esta realidade não exclui a criação familiar de sua função de professor primordial ao desenvolvimento do filho para a sociedade.

Porém ainda muitas famílias encarregam à escola toda a educação dos seus filhos, desde disciplinas até a formação do caráter, além da falta de afetividade que vários alunos trazem de casa, acreditando que o professor supra essa necessidade.

Referências

FIGUEIREDO, Souza, Erica. Participação da família na aprendizagem escolar é necessário Alto Araguaia MT. 2015.