Parque Nacional da Lagoa do Peixe
UM PARAÍSO Á CÉU ABERTO.

Criado em 1986, o parque Nacional da Lagoa do peixe, localiza-se no litoral gaúcho, pertencente aos municípios de Tavares e São José do Norte ele tem a finalidade de proteger as espécies.Um santuário de aves migratórias, possui cerca de 40 hectares e preserva um importante ecossistema costeiro.
Nesta região o clima é subtropical úmido.
A grande restinga do RS tem um cenário fascinante, as marés alternam-se repentinamente e os ventos mudam rápido. Situada entre o Atlântico e a Grande Lagoa dos Patos é composta por restingas ,banhados, matas nativas, dunas, lagunas e praias,uma grande biodiversidade.
Por tratar-se de uma região rasa onde se encontram plânctons,crustáceos, peixes, atrai muitas espécies de aves migratórias vindas dos Hemisférios Norte e sul.
Pesquisadores já encontraram mais de 180 espécies de aves, entre elas o maçarico do peito vermelho, andorinhas-do-mar ,gaivotas,gansos marinhos, cisnes de pescoço preto,marrecos,flamingos, mariquitas, entre outros.
Dentre tantas espécies pode-se citar algumas já em extinção como o capororoca,o flamingo e o cisne de pescoço preto.
No Parque Nacional da Lagoa do Peixe encontram-se banhados, reservatórios de água doce, que se enchem com as chuvas.
O vai e vem das marés e a mistura das águas quentes e frias proporcionam uma diversificação em organismos que servem de alimento para peixes e aves.
Os fortes ventos mudam a paisagem das dunas que depende da vegetação,onde vivem roedores como o tuco-tuco habitante de galerias.
A vegetação oriunda da Mata Atlântica apresenta em geral arbustos e árvores retorcidas, sendo a de maior porte a figueira que abriga orquídeas.
A mata abriga animais como o graxaim e uma abundante avifauna, que utiliza os frutos das árvores como alimento.
É comum nessas matas que sejam encontradas ervas medicinais como a carqueja e a banana do mato.
Esse bioma encontrado no sul do Brasil tem importância vital para flora e fauna, onde se localiza biodiversidade também se encontra ao redor a presença humana e toda sua influência.
A simples utilização da estação como área de descanso, de crescimento ou nidificação torna-a ainda mais importante pois para as espécies migratórias a destruição de uma área na rota de migração pode colocá-las em risco de extinção.
A região é cercada de vilarejos de pescadores artesanais,que nem sempre cumprem os requisitos legais para a caça pesca.
A pesca predatória,a caça ilegal e o cultivo dos arrozeiros trás conseqüências astronômicas ao meio ambiente local.
Os pântanos,banhados,toda a estabilidade e a preservação dos ecossistemas que margeiam a lagoa são fundamentais para o equilíbrio ecológico.
Indiretamente,os ambientes que recebem a influência do homem através de detritos e águas poluídas por adubos também são seriamente comprometidos.
O solo vem sendo prejudicado pelos agrotóxicos utilizados nas plantações e o ar por resíduos descartados sem o devido tratamento.
Existem trabalhos de conscientização hoje sendo feitos por vários segmentos regionais, o que tem proporcionado conhecimento á população dos arredores,assim facilitando o manejo desses locais.
Profissionais ,trabalham a educação ambiental na comunidade,para que esta possa participar dos rumos e futuro da Unidade de Conservação, que é um bem desta e das gerações futuras.
Não só o Parque Nacional da Lagoa do Peixe como tantos outros locais onde a fauna e a flora tem significado ímpar para o meio ambiente já estão sendo vítimas da degradação ocorrida pelo uso abusivo do homem. Indústrias de pescado, regiões agrícolas, o próprio turismo regional tem participação contínua na destruição destes locais mundialmente conhecidos como santuários ecológicos.
A utilização das dunas como meio de turismo em passeios de bugues, a colheita das ervas medicinais, as chamadas lembrancinhas retiradas da natureza deixam marcas muitas vezes imperceptíveis aos olhos e irreparáveis ao ambiente local. Essas e outras práticas juntas formam uma cadeia de erros cometidos pela humanidade, o que significa um futuro incerto não só para a terra mas para toda a humanidade.
Observar um bioma detalhadamente não só nos mostra o quanto somos pequenos no planeta, mas faz com que tenhamos a capacidade de nos tornarmos grandes em nossas mudanças de atitude á seu favor.
Considero o Parque Nacional da Lagoa do Peixe não só um refúgio para aves migratórias mas um local essencial para que se mantenha o equilíbrio ecológico do planeta, uma vez que as aves originam-se de seus habitats naturais em busca de sobrevivência refugiando-se nesta região, a destruição de qualquer parte desse local não é só um crime contra o meio ambiente, também contra a humanidade futura.
São animais marinhos, aves, peixes, crustáceos, roedores, mamíferos, répteis , incetos, uma vasta vegetação,seres bióticos e abióticos existentes por toda parte, cada um cumprindo sua tarefa num ciclo permanente, onde todos fazemos parte de um mesmo imenso conjunto que não pára de movimentar-se até que todos tenham participado cada um na sua vez .
Torna-se redundância apontar tamanha biodiversidade novamente, mas vale ressaltar que tudo isso está constantemente em transformação pela própria necessidade que a natureza encontra em resistir á ação humana, cabe assim á nós defensores ou não da natureza tornarmos mais sensíveis quanto aos dias vindouros.