Parnamirim - Pernambuco 4
Educação e Cultura Atual

Em termos de educação, comparando o que foi há 40 anos atrás é inegável que Parnamirim tem avançado consideravelmente. Possui hoje 3 escolas estaduais, sendo uma de referência; 56 escolas municipais e 3 particulares. Seus professores recebem formação superior de Universidades e Faculdades de Salgueiro, Petrolina e outras cidades que também cresceram muito, além do apoio pedagógico do Núcleo Salgueiro, cujas abordagens e técnicas pedagógicas adotadas são da linha sócio-interacionista, modelo que é utilizado na Escola de Referência de Ensino Integral do Governo do Estado de Pernambuco. Como estímulo para capacitação docente o governo estadual fornece treinamento, educação continuada e computadores para que os docentes da rede estadual possam planejar suas aulas.
Na âmbito municipal de educação, o município mostrava em 2002 (IBGE), 77 Escolas de Ensino Fundamental com 5.271 alunos matriculados e 2 Escolas de Ensino Médio, com 467 alunos matriculados; com 141 salas de aula, sendo 23 da rede estadual, 106 salas da rede municipal e 12 salas em escolas particulares. No Censo de 2008 (IBGE) já haviam 222 docentes no Ensino Fundamental, 48 docentes na Pré-escola e 61 docentes no Ensino Médio. O Município já contava com 56 escolas de Ensino Fundamental, 3 Pré-escolas e 3 Colégios de Ensino Médio. As matrículas estavam em torno de 4.159 alunos no Ensino Fundamental, 552 na Pré-escola e 1.163 no Ensino Médio, totalizando 62 escolas. Quanto à questão docente, vale ressaltar que no município houve crescimento também em termos intelectuais, pois atualmente os líderes de instituições educacionais possuem formação de nível superior, com projetos novos e novas metodologias, acompanhando os avanços culturais e tecnológicos



A Secretária de Educação do Município de Parnamirim, Maria Isnéia de Carvalho é formada em Letras pela FFPP - Petrolina-PE. Exerceu vários cargos dentre o de Professora de Português, Religião, Filosofia, Sociologia, Didáticas nas cidades de Petrolina e Parnamirim, foi também Supervisora Educacional, Orientadora Pedagógica e Diretora de Escola. Exerceu o cargo de Assessora Técnica na Secretaria de Educação em Lauro de Freitas-BA e hoje é Secretária de Educação e Cultura pela segunda vez em Parnamirim/PE. A Educação Municipal de Parnamirim possui um sistema de ensino que funciona com as seguintes modalidades; Maternal, Jardim I e II e Alfabetização; além do Ensino Fundamental I e Ii, constituídos pelo Ensino Regular de 1ª à 8ª séries e os Programas de Suplência de Educação de Jovens e adultos, sendo que, das 51 escolas mantidas pela Prefeitura Municipal, 3 estão na sede e 48 na Zona Rural.
As escolas municipais da sede são:
1) Escola Municipal Antonio de Carvalho, que funciona de 2ª à 8ª séries do Ensino Fundamental, com 1.149 alunos (Educa censo 2009);
2) Escola Casa da criança Orlane Sampaio Lustosa, que funciona como centro de socialização infantil, com 453 alunos, e;
3) Centro Educacional Parnamirim Centenário, idealizado pela coordenadora Maria de Lourdes Carvalho Dantas, com 325 alunos de Educação Infantil.




Em dados extraídos do Portal da Prefeitura Municipal de Parnamirim, atualmente, estão distribuídas por setores, sendo que cada setor conta com uma supervisora que tem sob sua responsabilidade um número definido de escolas e acompanha o trabalho destas. Entre as escolas da Zona Rural, em que a média de alunos por turma é de 45 alunos, totalizando 1.472 alunos, há a maior escola e de mais destaque, Escola José Ramos Angelim, localizada no Povoado Matias, atendendo uma média de 719 alunos, da Pré-escola até a 8ª série, com significativo número de professores. As do setor A são em número de 15 e estão sob a supervisão da professora Edna Alves:
1- Escola Gumercindo O. Cabral, em Alminhas, com a professora maria Salomé Freire.
2- Escola Municipal Miguel Lopes Machado Pereiros, Anexo-Várzea da Roça, com a professora Maria Ednaide Souza;
3- Escola Municipal Argentina da Costa Miranda , em Riacho do Angico, com a professora Maria Aparecida Sobrinho de França;
4- Escola Municipal José duarte de Souza, no Tigre, com a professora Maria Mazareto Neto;
5- Escola Pedro Tavares, no Alferes, com a professora Maria do Carmo Neves do Socorro Januário;
6- Escola maria Izabel, na Salina, com a proffessora maria Jaqueline Pereira Oliveira;
7- Escola Joaquim Rosa Araújo, de Massapé, com a professora Estelita Jacinta da Silva Araújo;
8- Escola Martins Cornélio de Alencar, no Pintado, com as professoras Maria do Socorro Batista Miranda e Maria Luzia da Silva.
9- Escola André Fidelis de Araújo, em Barrerinho, com o professor Gildevâneo André;
10- Escola João Batista de Araújo, na Baixa dos Cambões, com a professora Elizângela Freire Lopes;
11- Escola Alexandrino Rodrigues da Silva, na Mucinha, com a professora Francisca Janete da Silva;
12- Escola João Coriolano de Alencar, na Varjota, com o professor João Coriolano Alencar;
13- Escola Inácio Alves Landim São Joaquim, com a professora Marialva.;
14- Escola antonio Timóteo dos Santos, em São Domingos, com as professoras Maria de Fátima de Jesus da Silva, Maria gorete da Conceição e Maria Lucineide Nogueiro;
15- Escola Osmina Batista de Alencar , no Chapéu-Anexo-Assentamento Chapéu, com a professora Maírla Batista Juliana.
As Escolas Municipais do Setor B, são em número de 16 e são supervisionadas pela professora Lucileide.
1- Escola Carlos de Miranda, no Barro,com as professoras Sebastiana Geuziene da Silva, ,Maria Zélia da Silva, Maria Elizabete Alencar, Maria do Socorro Miranda e Ana Flávia.
2- Escola Cassimiro Brígida, em Icaiçara, com as professoras Maria de Fátima Alencar e Maria Josenice de Oliveira Alencar.
3- Creuza Alves da Luz, em Situação, com as professoras Paulina Alves de Oliveira Rocha e Maria Francisca de Oliveira.
4- Escola Epifânio Alves da Luz, em Macambira, com as professoras Maria Luzia Alves da Luz e Maria Auxiliadora da Silva.
5- Escola João Antonio de Matos, na Volta II, com as professoras Tânia Maria de Lima e Margarida Marli.
6- Escola João Brígido da Cruz, no Logradouro, com a professora Edlene Brígido de Oliveira Nelson.
7- Escola José Alves de Oliveira, na Favela, com Lia.
8- Escola José Cardoso de Miranda, na Quixaba, com as professoras Maria da Conceição Silva Modesto, Reinalgela Maria Rocha Miranda e Filomena Rejane de Matos.
9- Escola José Clementino Lima, do Poço do Fumo, com a professora Maria de Fátima Peixoto de Carvalho.
10- Escola Messias Alcântara de Oliveira, no Canto, com Francisca Genecleide Cordeiro Lima.
11- Escola Militão Sindô da Silva, em Boa Vista, com a professora Maria Gomes da Silva.
12- Escola Paulo Antonio, da Volta I, com a professora Maria Izabel da Silva.
13- Escola Raimundo Amando Agra, em Curralinho Anexo- Estrela.
14- Raimunda da Costa Miranda, na Palestina, com a professora Antônia.
15- Severiano de Alencar, na Ingazeira, com a professora Antonia Maria Pimentel Maria da Penha Costa.
16- Rodriguez de Queiroz, no Barrocão, com a professora Maricélia.
As escolas do Setor C são em número de 14 e estão sob a supervisão da professora Ednaide Dantas:
1-. Escola Antonio Abílio, da Granja Jacuípe, com a professora Maria de Fátima Laranjeira.
2- Escola Antonio Lustosa Oliveira Cabral, no Jacaré, com a professora Josicleide Ferreira Marta Lucia do Nascimento.
3- Escola João Liberato de Lima, no Entremontes, com a professora Maria dos Anjos Clementino.
4- Escola José Fernandes, em Goases, com a professora Maria Laranjeiras de Araújo Ueide Mônica Lima.
5- Escola Maria Linhares da Silva, no Tanguá, com o professor Dartagnan Everton da Cruz.
6- Escola Luis Torres, no Juá, com a professora Lucidelma G. Soares Torres.
7- Escola Pedro Lopes de Barros, no Assentamento São Pedro, com o professor Francisco Urbano Pires Neto.
8-Severiano Alves de Matos, no Pau de Colher, com as professoras Maria de Lourdes, Maria de Fátima e Eunice Maria.
9- Escola Teodomiro Lopes, na Veneza, com a professora Givoneide Cardoso de Carvalho.
10- Teodomiro Venâncio, da Lagoa do Juazeiro, com a professora Maria do Socorro Ribeiro da Silva.
11- Escola Antonio da Cruz Parente, da Floresta, com os professores Edimilson Lima da Silva, Edleide Lima de Queiroz, Elizangela Marina Lima e Maria Rita Moraes (Ed. Infantil ).
12- Escola Abel Inácio de Souza, do Angico, com a professora Maria Valquíria de Oliveira Rocha.
13- Escola Valeriano Dias da Silva, na Fazenda Nova, com a professora Eni Maria da Silva Maria Júlia.
14- Escola Paulo Cavalcante de Oliveira, na Fazenda Vicente, com os professores Antonio Marcos e Dulcicleide Linhares da Silva.
A Secretaria de Educação Municipal executou em 2009, Projetos voltados para a comemoração do centenário de emancipação da cidade. Conseguiu mobilizar e impulsionar toda a comunidade parnamirinense, estabelecendo esforços para elevação da auto estima de cada cidadão, fazendo com que cada um se sentisse parte desses Cem anos de Emancipação. No início do ano, a Secretaria de Educação abriu sua unidade pedagógica com o Projeto Educar na Diversidade: "Diversidade de Gênero, Raça e número" e "Educação Inclusiva", Temas desenvolvidos durante todo o ano letivo. Foi também apresentado para o Corpo Docente o projeto, "Parnamirim Centenário", para elaborar um projeto didático a ser vivenciado em sala de aula. (Portal da Prefeitura Municipal de Parnamirim-Pe). As escolas locais estruturaram os festejos juninos com a homenagem ao Centenário de Parnamirim, através da pesquisa e resgate cultural local, da observação dos acontecimentos históricos e da profissionalização na montagem das quadrilhas estilizadas, para reconhecimento de laços diversos que sinalizaram para a demarcação da identidade local. Das 7 escolas que concorreram, o 1º lugar foi da Escola José Ramos Angelim. De 1939-1949 cujo tema foi " O vaqueiro é o simbolo maior do nosso povo"; o 2º lugar foi da Escola Euclides da Cunha, com o tema: "1959-1979- O progresso Também chega até nós." E o 3º lugar ficou com a Escola Odorico Melo, defendendo o tema: "1949-1959 ? bate a enxada no chão, plante um pé de algodão". Outras escolas participantes foram a Escola Municipal Antônio de Carvalho, a Escola Raimundo Batista Angelim e a Escola Alternativa e Educandário Rachel de Queiroz.
Conforme divulgado no Portal da Prefeitura, houve o Projeto do Festival de Música, realizado na Concha Acústica no dia 18 de junho, com artistas da terra, contando com a presença de toda a comunidade. Considera-se que este foi um dos maiores eventos já realizados em Parnamirim, o "Festival de Quadrilhas Junino", que resgatou a cultura adormecida a tanto tempo. Participaram 6 ( seis ) escolas, sendo 2 (duas) municipais, 3 (três) estaduais, e 1 ( uma) particular, também foi desenvolvido o projeto "Professor Dinâmico" nas escolas da área rural, levando para o aluno aulas de dinamismo.
Por ocasião dos Cem anos de Emancipação Política do Município, a cantora Elba Ramalho esteve em Parnamirim abrindo os festejos juninos com seu Show, sendo recepcionada pelo atual prefeito Ferdinando Carvalho e pela primeira dama. Também o Governador do Estado durante os Eventos, visitou escolas e inaugurou obras relevantes. No Projeto do Centenário, além das festas juninas, outro evento tem sido tradição no mês de julho, como parte dos Festejos de Santana, a Festa Popular na Praça, com bandas e conjuntos musicais de estilos diferentes que se alternam nas apresentações com ritmos, trajes e coreografias diversificadas.

Durante o Projeto do centenário foi realizado em maio um Festival de Música com artistas locais, com o objetivo de promover a cultura local, do qual concorreram várias músicas. Três prêmios foram entregues aos primeiros lugares e a Música vencedora fez parte de toda a comemoração do Centenário com CD e DVD gravado ao vivo e divulgados no dia 1º de julho, na data de Emancipação Política do Município. As Músicas do Festival foram:
1)Abençoado por Sant'Ana - Eralson Romão
2)Parnamirim Centenário - Adilson Alves e Geraldo Dantas
3)100% Parná ? Francisco Roberto Agra
4)Parnamirim 2009 centos anos de emancipação - Bosco Carvalho
5)Vem Parná - Claudiana França
6)Cenário de poesia - Pedrinho de Sá
7)Hino do Centenário de Parnamirim - Roberto Agra
8)Um centenário - Boro de Parnamirim
9)Berço esplendido - Ivanildo Costa
10)Parnamirim centenário - Geraldo Dantas
11)100 anos de gloria - Eralson Romão
Pela realização dos Projetos ,na gestão atual ,constata-se que a Secretaria de Educação revela-se uma das mais atuantes, tendo em vista a participação popular e a manifestação dos moradores da cidade as quais denotam aprovação das ações desse setor, bem como pela prioridade que tem sido dada nesse governo às questões de educação e cultura.
A Secretaria da Ação Social de Parnamirim, até então, está sob a responsabilidade da professora Denilva Peixoto de Alencar Angelim, graduada em Pedagogia - habilitação em Supervisão, na FASHUSC ? Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central na cidade de Salgueiro ? PE e Pós-graduação para Planejamento Educacional na UNIVERSO ? Universidade Salgado de Oliveira. Com experiência em educação, dos quais oito anos na administração escolar entre secretária e gestora, oito anos de trabalho em sala de aula de Educação Infantil e Ensino Fundamental, destacando-se em cultura e eventos ? como Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Desportos por um período de um ano. Servidora do Tribunal Regional do Trabalho na 1ª Vara da Justiça do Trabalho de Petrolina, cedida pelo município por um período de três anos. Em janeiro de 2009 assumiu a Secretaria de Assistência Social no Governo Municipal.
Nessa secretaria vários Programas Sociais de âmbito federal estão em funcionamento em 2009: o CadUnico, o PETI, o CRAS,o Projovem Adolescente, o Programa AABB,o Centro de Capacitação e Inclusão e o Telecentro Comunitário. Cada programa funciona com sua equipe de apoio, tais como:
CadUnico ? Bolsa Família, Bolsa Jovem e Bolsa Escola ? Programa fome zero do governo federal que atende 26% da população carente do município, com 2 Atendentes do CadUnico ? Bolsa Família; 2 ? Cadastradores / Digitadores e 1 ? Gestor do Programa Bolsa Família.
PETI ? Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ? Com 30 núcleos na área rural que atende 773 crianças e 01 núcleo na cidade com 70 crianças de 7 a 15 anos, com 1 - Coordenador Pedagógico e 1 ? Supervisor
CRAS ? Centro de Referência de Assistência Social, com (01) que presta assistência a 250 famílias da área de referencia, com 1 ? Coordenador ;1 ? Psicólogo; 2 ? Assistentes Sociais; 1 ? Recepcionista; e 1 ? Zeladora .
Projovem Adolescente ? Programa do governo federal que funciona no CRAS, atendendo 150 jovens de 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade (risco), com 1 ? Coordenador; 1 ? Assistente Social; 1 ? Psicólogo; 3 ? Orientadores Sociais; 2 ? Facilitadores de Oficinas de Arte e Cultura ; 1 ? Facilitador de Esportes; 1 ? Merendeira; 1 ? Zeladora.
Programa AABB ? Comunidade é um programa social da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal, funciona na sede da AABB e atende 120 crianças de 7 a 17 anos, com 1 ? Coordenador pedagógico; 1 ? Coordenador administrativo; 1 - Merendeira e zeladora ; 4 ? Monitores.
Centro de Capacitação e Inclusão Social ? espaço onde se realiza cursos para formação e qualificação profissional, atividades de cultura e lazer com crianças, jovens e pessoa idosa, com 1 ? Coordenador do centro e 1 ? Coordenador de atividades.
Telecentro Comunitário ? será inaugurado no dia 1º de julho com aulas de informática básica, avançada e acesso a internet gratuita para comunidade carente da periferia da cidade, onde fica localizado, com 1 ? Instrutor e 1 ? Recepcionista / Secretária.
Essa Secretaria da Ação Social vem realizando as seguintes ações: ampliação do PETI ? (oito núcleos na área rural e um núcleo na área urbana); recadastramento do Programa Bolsa Família; acompanhamento das famílias cadastradas no CadUnico, através de visitas da assistente social e psicóloga; diagnóstico para corrigir irregularidades nos cadastros; correção de 99 % das pessoas cadastradas com pendências por multiplicidades. Também a implantação do Programa Projovem Adolescente para 150 jovens no CRAS; realização do curso de couro em parceria com a Fundação Padre João Câncio; realização dos cursos de Informática Básica e Avançada, Cerimonial e Eventos em parceria com a Fundação Mais; e CPC ? Cadastro de Pessoa Carente para doações eventuais de cestas básicas, medicamentos e exames. Na ordem de destaque, pela sua importância e realização de projetos, essa Secretaria vem logo em seguida à Secretaria de Educação, em relação ao número de ações e execução de programas e políticas públicas para a efetivação da cidadania dos habitantes de Parnamirim, considerando que os projetos de governo envolvem ações de inclusão social e assistência aos habitantes menos favorecidos, os quais durante anos aguardam alguma forma de atendimento voltado para reduzir desigualdades e injustiças.
A Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim está sob a responsabilidade do professor Graduado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Graduado em Nutrição e Atividade Física pela Universidade Gama Filho e com Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Fiocruz. Atua em saúde coletiva desde o ano de 2000, tanto em Parnamirim como em outros municípios vizinhos onde participa de encontros relacionados à saúde coletiva, como conferências, fóruns, congressos e seminários. Essa Secretaria cuida da contratação de mais médicos para completar a escala de plantão na unidade mista para melhor assistir a população; compra e conserto de equipamentos da Unidade Mista: do laboratório, lavanderia, Raio X, Sala de emergência;contratação de um cardiologista e compra de um aparelho de eletrocardiograma para melhor assistir a população; aquisição de aparelhos de ar condicionados para melhor atender a população e também os funcionários, dando mais conforto a ambos e Tratamento fora do município (TFD). Há duas funcionárias fazendo o agendamento de consulta e acompanhamento dos pacientes do nosso município em Petrolina e Recife, facilitando o acesso destes pacientes ao tratamento/consulta nas duas cidades. Nessa gestão trouxeram a fundação Altino Ventura para atender o município, conseguindo atingir em torno de 260 pacientes. Participam das discussões das referências da região com outros estados: Petrolina / Juazeiro - BA, como também da reestruturação do hospital Regional Fernando Bezerra em Ouricuri para melhor atender a nossa população quando forem encaminhadas a estes serviços. O município também está participando do Consórcio Intermunicipal criado na região do Araripe, formado por 13 municípios, com sede no município de Ouricuri - PE, para melhor assistir a população tanto do nosso município, como também da região, empenhados para melhorar a assistência da população local.
O Censo de 2008 (IBGE) apresenta dados relativos à Saúde do Município de Parnamirim constando 9 estabelecimentos para atendimento à saude da família, com 32 leitos e 30 funcionários diretos envolvidos com os serviços de saúde na zona urbana e rural. A Saúde nessa gestão revela-se como uma das prioridades, estando em terceiro lugar em termos de ações e programas de assistência, tendo em vista que existe ainda a necesssidade de Implantação de um Hospital e Maternidade com todas as especialidades para atender o município, evitando o deslocamento para Salgueiro ou Ouricuri. Atualmente, Parnamirim possui 07 Unidades de Saúde da Família e alguns com extensões para melhor assistir a sua população na sua área de abrangência, contando também a unidade Mista Raimundo de Sá Barreto Cabral, localizada à Rua Dr. Possébio, SN, no Bairro da Bomba. As outras Unidades de Saúde da Família são:
PSF CENTRO: Bomba
PSF. COHAB: Cohab
PSF. BARRO: Barro
PSF. ICAIÇARA: Icaiçara
PSF. JACARÉ: Jacaré
PSF. MATIAS: Matias
PSF. SÃO DOMINGOS: São Domingos .

A Secretaria de Administração e Finanças da Prefeitura de Parnamirim está sob a responsabilidade do Engenheiro Agronomo,Givaldo Modesto Moreira, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, na cidade de Recife ? PE, o qual foi funcionário do Banco do Brasil por vinte e três anos, tendo experiência na área administrativa, contábil e grafoscópica.
A Secretaria do Desenvolvimento Rural de Parnamirim tem à frente Alaian Rômulo, formado em Técnico em Agropecuária com habilitação em Agricultura pelo Centro tecnológico. Atualmente cursando Agronomia. Possui experiência profissional na VALEXPORT (comercialização de frutas), Petrolina - PE.; Rumo Agricola (Representante Técnico Comercial), Petrolina ? PE; Terra Forte (Técnico Comercial), Petrolina ? PE; Juagro (Técnico Comercial), Petrolina ? PE; Criador de Caprinos e Ovinos, Parnamirim ? PE; Produtor de Melancia, Parnamirim - PE. Parnamirim conta também com uma extensão da UFRPE que, além de realizar programas de capacitação com agricultores da região, são também realizados projetos de incentivo à zootecnia, sobretudo na área da avicultura, para contribuir na melhoria do padrão de vida do homem sertanejo. A Estação de Agricultura Irrigada, localizada no Município de Parnamirim, Sertão Central de Pernambuco, tem como objetivo estimular a introdução de atividades como a fruticultura e a apicultura na região, contribuindo para a melhoria do desempenho das atividades já existentes. A Estação conta com uma infra-estrutura adequada à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à irrigação e criatório de pequenos animais. Essa estação fica situada à Avenida Aristano Ferreira Lima, s/n - Parnamirim - PE , cujo Coordenador é Eurico Lustosa do Nascimento Alencar, em uma área de 59,9 hectares com acesso pelas BR-232 e BR-316.