A frase correta seria...
"Pare de sofrer!"
ou o mais aconselhável:
"Entendas o porque de teus sofrimentos"!

Se você sofre tenho um consolo pra você. Não és o único do planeta Terra. Seu sofrimento não é nenhum privilégio, nem muito menos um castigo. Entenda a verdade por trás de tantos padecimentos que afligem não somente a você, mas, toda a humanidade.
Disse o Mestre:
"Vinde a mim, todos os que estai cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei."
O que Jesus quis dizer com essas palavras? O que prometeu?
"... Eu vos aliviarei." ? Disse Ele.
Mas, a que espécie de alivio se referia? O alívio material ou o alívio espiritual?
Sabedor, pois, que a Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e de provas, e que, por essa razão, o homem é alvo nela de tantas misérias e aflições, quis Ele com essas palavras trazer conforto e alento àqueles que sofrem diariamente a pesada (mas justa) carga de provações que aflige todos nós. Sua compaixão, piedade e, principalmente, caridade, para com todos que o procuravam (e ainda procuram) é a verdadeira razão dessas sábias palavras: "eu vos aliviarei". E Ele o fazia, com toda a força e poder que Dele irradiava. Sua áurea emanava as boas vibrações e era tão poderosa que inundava de boas energias todo lugar por onde Ele passava, aliviando aqueles que sofriam toda espécie de mazela ou enfermidade, fosse física ou espiritual. Jesus foi é o maior e o melhor exemplo da evolução moral e espiritual de um ser que já esteve encarnado na Terra, onde cumpriu fielmente a missão que lhe fora delegada por Deus. Ele não se importou de entregar a própria vida ? seu corpo físico - às torturas e humilhações de uma inquisição injusta, mas, necessária, para que sua mensagem, seus ensinamentos, e sua doutrina perfeita fossem para sempre plantadas no coração dos homens bons e dos espíritos de luz, permitindo ao homem terreno a chance de se salvar de seu próprio martírio. Seu legado de ensinamentos, de parábolas, foram propagados por todo o planeta e servem de regra de embasamento, e de diretriz para toda e qualquer lei justa que o homem deseje criar, principalmente aquelas sobre direitos humanos. Na verdade, se quisesse o homem criar uma lei geral e única de conduta e de comportamento humano, bastaria copiar os dez mandamentos, ou sintetizá-los como o fez Jesus, e decretá-los:
Art. 1° - Amai a Deus sobre todas as coisas
Art. 2° - Amai a vossos inimigos como a vós mesmos.

Porque todos os demais seriam decorrentes deles. Afinal, quem ama e respeita Deus, ama seus filhos, nossos irmãos. Igualmente, quem ama os próprios inimigos está aplicando a verdadeira caridade. Quem ama o próximo, ama a Deus, mesmo que este próximo seja seu inimigo declarado, afinal, somos todos filhos de um mesmo Pai, o Criador, que nos ama igualmente e sem distinção de etnia, religião e opinião. Deus e tão justo que nos deu o livre arbítrio. Contudo, como um Pai rígido, sem jamais ser injusto, desde sempre alertou o homem das conseqüências do mau uso dessa dádiva.
O homem, por sua vez, tomado pelo sentimento de egoísmo e orgulho pensa erroneamente que pode saborear esta liberdade da melhor forma que lhe convir. A partir desse falso entendimento passa a praticar atos irresponsáveis, que alguns preferem taxar de pecado, acumulando, ao logo de suas várias encarnações e reencarnações uma pesada carga de dívidas a pagar perante seu Criador ? e Ele saberá cobrar, ou recompensar, na justa medida de nosso erros e acertos.
Mas, você quer parar de sofrer?!!
Ou quer entender porque sofre?

Porque, para parar de sofrer, inevitavelmente o homem precisa entender o porque, o origem e as razões de seu sofrimento. Se sofremos é porque estamos doentes, e, para se ficar curado de uma enfermidade, primeiramente é preciso diagnosticá-la pra saber seus sintomas, suas causas, para somente depois receituar o remédio apropriado, ou que pelo menos amenize ou alivie suas dores. É pois, a Terra, um grande hospital. Felizmente temos a graça de sermos assistidos por seres espirituais de grande poder e comunhão com Deus. Devemos saber, no entanto, que nenhum remédio ou medico poderá curar-nos sozinho. O primeiro passa da cura de uma doença começa pela aceitação do paciente de que está doente e precisa de tratamento.
Mas o que vemos infelizmente na Terra são pessoas doentes, algumas em estados terminais, que se recusam a receber ajuda. Pois, quando pensam em doenças, concebem-na tão somente como enfermidades físicas, esquecendo-se ou ignorando que vosso espírito também pode estar doente e precisando urgentemente de ajuda espiritual. Alguns poucos que descobrem isso acabam procurando auxíio em religiões, doutrinas e até seitas questionáveis e de objetivos escusos e intenções duvidosas. Dessa forma, são iludidos, enganados, e tornam-se cada vez mais doentes. Alguns, infelizmente, já descobrem isso tarde demais. Geralmente quando desencarnam e vêem-se colocados frente a frente com a verdade. Se tiverem sorte, ou seja, se o bom Deus assim o decidir, poderão voltar em breve, em nova reencarnação e terem a chance de corrigir seus erros, e, conforme seu progresso, ir ascendendo a um nível espiritual mais elevado. Aqueles que ficam na Terra, no entanto, nela mesma pagarão parte de suas dívidas, isso se não contraírem mais algumas, retardando seu crescimento moral, acelerando-o, ou simplesmente estacionando. Para a grande, senão a maioria das pessoas que vivem na Terra, os sofrimentos parecem eternos, infinitos. Mal sabem eles que tanto dissabor poderia ser abreviado se simplesmente nós seguíssemos os mandamentos de Deus e os ensinamentos de nosso Mestre Maior ? Jesus. Na verdade colhemos aquilo que plantamos. Recebemos na mesma medida de nossos atos e ações. Padecemos sob a lei da ação e reação, do efeito e da causa. Assim, recebemos em igual intensidade toda boa ou má ação que praticamos, todo erro ou decisão equivocada, todo caminho ou atalho que tomamos em nossa caminhada terrena. As vicissitudes de nossas vidas têm duas origens ? ou são frutos da vida presente, ou são de fora dela ? de outra(s) encarnação(ões). As causas mais comuns dos infortúnios dos homens são quase sempre o orgulho, o egoísmo e a ambição. Práticas comuns entre os seres terrestres que não conseguem enxergar além do mundo material. Também nos causam atraso espiritual: a falta de limites para com nossos desejos; a falta de ordem, de perseverança, a má conduta, e os excessos de todo o gênero. No entanto, nosso atraso maior se dá quando ignoramos a caridade. Ao interrogarmos friamente nossa consciência, temos a clareza de nossos erros. Pena que não escutamos nossa "velha conselheira ? a consciência", fato que poderia nos livrar de tantas enrascadas.
Portanto, se você sofre, alegre-se! Porque está tendo a chance única de se elevar moralmente. Portanto, não vá acusar a má sorte, a providência, o destino. Faça o certo. Busque aperfeiçoar-se moralmente tanto quanto busca o aperfeiçoamento intelectual e as riquezas mundanas. E mesmo que penses não haver soluções para teus problemas, elas existirão sempre e poderão estar ocultos, bastando que vossa consciência os revele. Faça uma autoavaliação do seu comportamento durante toda a sua vida, pesando o que fez de bom e o que fez de ruim. Se a balança pesar negativamente, pode crer, você precisa de ajuda. Mas saibas que nosso deus, justo e sempre paciente ainda tem algo reservado pra você. Saibas, contudo, que possivelmente não estais vivendo nem a primeira nem a única reencarnação e que provavelmente terás contas a acertar de outras encarnações. Mas fique firme. Os planos de Deus para você já há muito foram traçados. Acredite. Só o fato de estares na Terra já é prova suficiente de que tens uma missão aqui, seja ela qual for. Portando, se o fardo te pareces pesado demais, saibas carregá-lo com resignação, sempre crendo na possibilidade de crescimento moral. Pois, se tens contas a pagar, que as pague logo. Porque ficar adiando o inevitável?!. Livra-te logo desses infortúnios e segue tua vida sem reclamar, sem fingir que nada fez, que nada deve. Quem mais do que Deus poderia saber das tuas faltas? Somente Ele, e conforme tua progressão moral, poderá te aliviar desse fardo pesado. Mas antes terás que suar muito. Terás que provar teu valor.
E tomes, ainda, cuidado com os entraves e armadilhas do teu caminho. Portando, não deves confiar em pseudo religiões e doutrinas avessas aos mandamentos divinos e aos verdadeiros ensinamentos de Jesus; pois, nenhuma delas te aliviarão o sofrimento; e mesmo que te tragam um conforto inicial, este será breve, provisório, e logo entenderás que estes remédios milagrosos prometidos em nome de Deus e de Jesus, não passarão de logro, fraude e enganação, e o farão sofrer ainda mais. Pior que isto, longe de te proporcionarem a salvação eterna, o reduzirá a um espírito enganado e cheio de amarguras para com Deus, quando na verdade os enganadores estão na Terra, e bem perto de ti, geralmente nas majestosas igrejas e templos, as quais buscam tão somente arregimentar um rebanho de fiéis e semi escravos, os quais sustentam suas mordomias e prazeres terrenos, quando deveriam se envergonhar de sujar o nome de Deus e Jesus, com a lama da hipocrisia e da mentira.



Um abraço e um afago, aos irmãos espíritas.


Raimundo Renato Sobrinho