Quando escrevi a respeito do assunto falei sobre alguns tópicos e, um deles foi:

Segurança

Vamos agora falar mais sobre este importante item, segurança.
Onde e como o vício de fumar pode provocar um acidente, justamente pelo ato inseguro que o fumante comete ao fumar.

Pois bem, ao fumar você esta cometendo um ato inseguro.
Onde e quando esta o risco?

1º Na natureza;
Você sabia que ao jogar uma ponta de cigarro pode esta contribuindo para provocar e iniciar um incêndio de grandes proporções e sem controle?
Uma ponta de cigarro jogada acesa na beira de uma estrada por um motorista com o incêndio que ela provoca esta comprometendo a Fauna e a Flora, eliminando espécies inteiras de seu habitat, tanto plantas como animais.

Quando comprometemos a Floras, alteramos diretamente a qualidade do AR que respiramos, com gazes e fumaça tóxica.
Contribuindo também com o aquecimento Global com a redução da camada de Ozônio que protege nosso planeta dos raios solares e, aumento do efeito estufa, o qual já se provou ser desastrosa.

Quando comprometemos a Fauna, alteramos o equilíbrio da natureza, eliminando uma diversidade de animais do seu habitat.

Isso tudo provocado por uma ponta de cigarro acesa jogado em uma beira de estrada que gerou um incêndio, acredita?

Devido à fumaça invadindo as estradas o risco de acidente automobilístico é eminente, reduzindo a visibilidade de forma drástica comprometendo a vida de muitos motoristas.

2º Na sua casa;
Vamos falar um pouco deste tópico, detalhando melhor os riscos e incomodo causado pelo cigarro aos demais.
Alem da fumaça ser incomoda, a brasa do cigarro pode provocar um incêndio, destruindo tudo dentro de sua casa, ou ate inutilizando alguns objetos.
O fumante consegue provocar pequenas queimadas  em, roupas, sofá, armários, cama e ate no próprio banco (assento) do carro.
Tenho certeza que muitos já provocaram estas pequenas queimaduras nos objetos, fato que ocorre de forma involuntária e, só é percebida dias depois, nunca no momento.

 

3º No trabalho;
Aqui no seu trabalho o maior risco de acidente é com você mesmo, vamos analisar como.
Imagine você operando uma maquina e de repente, a brasa do cigarro caiem sua roupa, ou a fumaça atrapalha sua visão embasando-a porque entrou direto nos seus olhos, qual a sua reação de imediato? Inclusive esta reação é automática e, é neste momento que ocorre o descuido e pode ocorrer o acidente com pequenas e grandes mutilações.

Outro problema que vou citar aqui é a redução de sua produtividade, comprometendo toda a produtividade da fabrica ou qualquer que seja seu trabalho, este comprometimento pode ser na fabrica como citei, no escritório e no campo, em qualquer trabalho que depende do seu empenho.

Na maioria das empresas ou na sua totalidade acredito que não se pode mais fumar no local de trabalho e, desta forma você se torna mais improdutivo, vou explicar aqui como já explique na outra matéria que escrevi e publiquei.

Vamos aos detalhes:
O fumante perde no mínimo 10 minutos a cada cigarro que ele acende e vai fumar, veja como;
Parou para acender o cigarro, deslocou-se do seu local de trabalho para fumar, no momento que estava fumando apareceu outro fumante para curtir ali junto seus vícios, e, um papo sempre é bom para quem está fumando, ao terminar e se deslocar para seu local de trabalho e, reiniciar sua maquina ate recomeçar, você gastou no mínimo 10 minutos como falei acima, podendo ser ate maior este tempo, eu presenciei casos que um fumante gastava ate meia hora para retornar a seu local de trabalho mais, vamos fazer aqui uma continha em cima destes 10 minutos que é a média para quem esta fumando.

Se você é um fumante controlado e, se satisfaz fumando um cigarro por hora, durante o dia de trabalho, no mínimo você fuma 6 cigarros por dia, isso já descontando seu período de refeição, ou seja, calculando em cima daqueles 10 minutos em média para parada para fumar, temos um total de 60 minutos ou,  1 hora, não trabalhada.

Vamos supor que você trabalhe de segunda a sábado, são 6 dias, consecutivamente são 6 horas improdutivas por semana e, por mês em um me de 4 semanas você deixou de produzir por 24 horas, em um ano seu período improdutivo é de: 52 semanas e 312 horas improdutivas em um ano, acredita?

Geralmente na indústria o custo da produção é calculado por hora, dependendo da peça que esta produzindo, quantas peças deixou de produzir? quantos carros você deixou de produzir? Já parou para fazer esta pergunta a você mesmo?

O custo da produção é aplicado ou calculado por hora, neste caso a sua produção esta mais cara e, isso com certeza você ainda não imaginou, o custo final saído seu bolso, que paga a conta é o consumidor final, você!

Imagine agora se na empresa que você trabalha tem 10 fumantes, multiplique por 312 horas, terá exatamente 3.120 horas, improdutivas.

Você aceitaria todo este desperdício na sua empresa? Este é um pré-juízo, que ocorre em qualquer setor produtivo.

A partir de agora, não deixe isso acontecer, faça a diferença, pare de fumar, é aquilo que falei na outra matéria, assuma o controle da situação e controle seu vicio, ate conseguir parar de fumar, o maior prejudicado aqui é você e sua família diretamente.

4º Na cidade;
Esta ponta de cigarro que descartou na rua, junto com muitas outras já descartadas por outros fumantes, somando-se a outros objetos, vai causar o entupimento de galerias, comprometendo em época de chuvas o escorrimento das águas entupindo-as, provocando o alagamento de ruas e bairros, causando grandes transtornos a população, comprometendo diretamente a segurança das pessoas, especialmente das crianças, idosos e deficientes, tenho certeza que você não quer que isso ocorra.
Também poluindo o meio ambiente com seus componentes físicos e químicos utilizados para prepara o cigarro que você fuma.

Esta percebendo o quanto o vício de fumar afeta a segurança, sua e de todos?

Portanto, chegou à hora de você parar de fumar, siga as instruções da outra matéria que escrevi e publiquei.

Uma matéria escrita por:
Flavio Farias - 02/08/2016