Semíramis Rabelo Ramalho Ramos *

Os trabalhos de pesquisa no campo estão agora com um sabor especial. Em novembro de 2008 passado os agricultores de Simão Dias, no Centro Sul do Estado de Sergipe, e as suas famílias aprenderam a fazer várias receitas utilizando a polpa, semente, cascas e até a mucilagem da abóbora, por meio de um treinamento oferecido pelo programa Sesi Cozinha Brasil.

Em 2009, a equipe composta de pesquisadores e técnicos da área agrícola retornaram à área para dar continuidade ao projeto suportado pelo Banco do Nordeste (BNB) no qual incentiva a preservação das sementes crioulas de abóbora. No intervalo da colheita dos frutos, um dos filhos do agricultor José Andrade, Rodrigo Batista Bonfim, 16 anos, surpreendeu a equipe com uma bandeja de pães de abóbora, recém saídos do forno, para que a equipe constatasse que ele tinha aprendido toda a parte prática do curso oferecido no ano passado.

No período da caracterização agronômica dos frutos, cerca de duas semanas depois, ele surpreendeu a mãe e a equipe quando fez para comemorar o aniversário dela um bolo de abóbora com coco.

Essas duas ações deixaram toda a equipe surpressa, principalmente, quando a família declarou que o garoto estava interessado em fazer outras receitas e que, na comunidade, outras famílias colocavam em prática o aprendizado do curso.

Para a equipe, o trabalho desenvolvido mostra a importância da parceria para ações efetivas de pesquisa que possam aliar às questões agronômicas, temas relacionados à nutrição e formas diversificadas de preparo dos alimentos. Os agricultores podem, além de plantar para a comercialização, perceber que o consumo diversificado pode auxiliar na nutrição da sua família.

A abóbora é rica
em beta-caroteno, precursor da vitamina A, e é amplamente cultivada e consumida em todo o território nacional, principalmente na região Nordeste. No estado de Sergipe, o município de Simão Dias é tradicional produtor e os agricultores contam com a assistência técnica da equipe da Emdagro, parceira da Embrapa Tabuleiros Costeiros, de Aracaju, Sergipe, nas ações desenvolvidas no Estado de Sergipe.

*Semíramis Rabelo Ramalho Ramos é pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, Sergipe) especialista em Recursos Genéticos e Melhoramento de Plantas