Êxodo 14

1- Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2- Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de
Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.

3- Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.

4- E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.

5- Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?

6- E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo;

7- E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos.

8- Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.

9- E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.

10- E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.

11- E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?

12- Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.

13- Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.

14- O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.



O Nosso Deus é um Deus estratégico e muita das vezes essas estratégias nos parecem estranhas, tão diferentes.
O que acabamos de ler, nos fala de uma ordem. O povo estava saindo de
400 anos de escravidão do Egito, para alcançar uma terra que Deus falou através de Moisés que esta terra era maravilhosa, que lá não haveria mais escravidão, grilhões, uma terra que só tinha coisas boas.
Deus usa Moisés para liderar o povo, e começam a sair da terra em grandes multidões.

Deus diz a Moisés, um servo que estava sempre atento à voz do Senhor: v.2 "Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar". Nesse momento Deus estava falando para o povo voltar, pois se fazia necessário fazer esse retorno, nos parece estranho, mas Deus estava mandando eles mudarem de rumo e esse lugar que o povo deveria estar acampado era entre o deserto e o mar.
Deus literalmente estava conduzindo o povo a uma situação que só um milagre para resgatá-los dali.

E isso provavelmente pareceu estranho para aquele povo que estava saindo do cativeiro, da escravidão e tendo que mudar de rota, voltar parecia estranho aos ouvidos do povo. Mas há momentos na nossa vida que é necessário a gente retroceder, há momentos em nossa caminhada cristã que é muito necessário que paremos analisemos e dizermos, é preciso voltar para rever os meus conceitos e valores. Aquele povo não tinha habilidades com armas, eles estavam saindo de uma vida de trabalhos braçais e se eles continuassem para onde estavam indo eles iam encontrar os amalequitas e os filisteus e travar uma grande batalha e Deus sabia que o seu povo não estava preparado para isso, e Ele sabendo disso o fez voltar. Tem coisas que acontecem em nossas vidas que não entendemos nada, mas veremos mais à frente do que o Senhor nos livrou.

A palavra de Deus nos diz que o homem traça planos e projetos, mas a resposta certa vem do coração de Deus (Pv 16:1).

Se você tem planos e projetos, coloque diante do Senhor, porque não sabemos se eles irão se cumprir, a nossa visão é muito curta, mas a visão de Deus é longe, a nossa tendência como humanos e fracos que somos é sempre nos isentar transferindo toda a responsabilidade para Deus, e exigimos que tudo saia da forma como idealizamos...RETROCEDER não estava nos planos, parecia loucura, porem OBEDECER era necessário.

É melhor obedecer do que sacrificar (1Sm 15:22), reconhecer que errou, e voltar para rever tudo, pois se continuar da maneira que está não saberás o que te espera lá na frente você precisa saber o que Deus quer para tua vida.

O povo estava sem lutar e Deus sabendo disso não deixou que avançassem até o território do inimigo. Queridos, se Deus te parou nesse momento em alguma situação que você está passando, é para você refletir se é isto exatamente que você quer para tua vida, se realmente está disposto a enfrentar os inimigos que estão à tua frente, se você está habilitado para isto. Uma coisa Deus não vai fazer por você Ele não vai dirigir a tua vida, não transfira para Deus o que só você poderá fazer. Quando Moisés se viu nessa situação de completo desespero, pois estavam entre o deserto, o mar e Faraó ele orou ao Senhor e houve um grande livramento.

Deus está levantando um povo consciente, não dá mais para ficar entre o mar e o deserto vendo o inimigo vindo em nossa direção e simplesmente nos desesperar, lamentando, blasfemando, nos vitimizando...
Moisés sabia que o Deus que estava tirando o povo do Egito era o mesmo que iria garantir a entrada deles em Canaã, mas era necessário obedecer.

Deus te manda voltar ao primeiro amor, rever os seus conceitos e valores, rever toda a sua vida e analisar se realmente você tem condições de prosseguir. Será que você tem condições de continuar andando ou é melhor parar, analisar, pedir perdão, santificar, purificar, pedir graça, pedir transformação de Deus para tua vida? Quando paramos e damos essa ré, percebemos o quanto nós dependemos de Deus.

O povo obedeceu e fizeram da maneira como Deus mandou, e por isso Ele os deu livramento. Eu quero dizer para você que o livramento de Deus vai acontecer na tua vida. Deus vai te dar escape, mas isso só vai acontecer se você ouvir e obedecer ao que Ele está falando. Pergunte a Deus qual a direção a ser tomada? E se Ele mandar voltar, é porque você está indo longe demais, sem habilitação nenhuma e aí é melhor você parar, rever tudo em sua vida para quando você partir, ir em segurança sabendo que o mar vai se abrir, sabendo que os exércitos de Deus estarão com você e que nada mais vai travar a tua vida.

Se Deus já te parou aproveite esse tempo para você refletir... Pois é para você saber se está capacitado e habilitado para enfrentar o que vem pela frente, por que o que vem pela frente é peleja e não será fácil. O senhor Jesus nos falou que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33).

Ex 13:17 "E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito".

Deus tinha um caminho mais fácil para o povo do , mas no caminho fácil tinham inimigos. É melhor você passar pelo caminho mais estreito por mais que ele esteja difícil, porque é no caminho difícil que você fica mais dependente no Senhor, que você tem mais intimidade com Deus. Se eles fossem pelo caminho fácil eles iriam enfrentar guerras e provavelmente voltariam para o Egito. Declare agora em tua vida "Voltar para o Egito nunca mais! Voltar o que era antes, nunca mais!".

Ex 3:14 "Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou". Não passava na mente de Faraó que a parada para o voltar do povo seria uma estratégia de Deus. É assim que o inimigo pensa ao seu respeito, acha que você está embaraçado, mas não sabe ele que você está nas mãos de Deus, e é Ele quem te guia, que te mostra o caminho em que deves andar, mas a decisão é tua.

Avançar ou retroceder, tua é a decisão! Deus vai estar ao teu lado, mas não irá fazer por você.

Ou você para ou você avança, mas tome uma decisão AGORA!!!