UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

 

Paulo Ricardo dos santos Souza

 

Letras/libras

 

Resumo 

O presente artigo traz observações realizadas dentro da linguagem comum e também da linguagem informal no que diz respeito ao sistema linguístico da libras e o mesmo vem relatar observações importantíssimas e também informações adicionais para estudantes aprendizes da libras e profissionais da área, visando assim aumentar o seu nível de compreensão correlacionando detalhes específicos da linguagem visual-espacial em detrimento de sua efetiva execução.

 

Palavra-chave: sinalinguismo, sinalista, sinalinguistica, parâmetros observáveis na libras, níveis de sinais.

 

 

Parâmetros observáveis na libras – P.O.L

 

Na comunicação entre surdos e ouvintes no sistema linguístico de sinais acontece de forma natural, sempre de forma abstrata e pragmática. É possível dentro da linguagem surda; os receptores ouvintes ou os receptores surdos receberem toda a carga de informação de maneira desconexa e de imediato fazê-lhes a contextualização de todos os signos recebidos, pois essa é umas das habilidades da mente, codificar o que está descodificado e assim prosseguir de forma contínua a comunicação no espaço linguístico abordado.

Na libras há várias maneiras de se falar alguma coisa, ou seja, um determinado enunciado pode sofrer diversas variações dentro de contexto permitido, porém aceitável dentro da linguagem surda.

Exemplo:

Eu vou ao banco pela manhã.  (sentença em Português)

Eu ir banco manhã.           (sentença em Libras)

Banco eu ir manhã            (sentença em Libras)

Ir eu banco manhã             (sentença em Libras)

 

Eu irei ao banco amanhã.

Eu ir banco amanhã.

Banco eu ir amanhã.

Amanhã banco eu ir

 

Eu preciso ir ao banco amanhã de manhã.

Eu ir banco amanhã cedinho

Amanhã cedinho eu ir banco

Banco eu ir amanhã cedinho

Obs: “Cedinho” é opcional, porém pode ser usado o sinal de “manhã”

 

Como podemos perceber, na libras é possível nos expressarmos de diversas maneiras sem que a comunicação se torne incompreensível, não obstante, fazemos sempre o seguimento ordenado dos enunciados sinalizados pela comunidade surda.

O sinalinguismo é o campo de estudo que foca em particular a língua de sinais em detrimento dos signos linguísticos que a ela dizem respeito. Ou seja, todo sinal produzido na língua de sinais versará de uma atenção em particular redobrada a fim de concretizar e integrar de forma efetiva o ciclo comunicacional de toda uma comunidade usuário da libras, facilitando e aumentando cada vez mais e sempre de forma gradual o nível de linguagem utilizado por essa comunidade e também pelos ouvintes aprendizes do mesmo.

Na libras pode-se dizer de passagem que ela seja de fato uma língua natural, não muito complexa e que também não tolera a desatenção por parte dos receptores, pois a cada enunciado construído pelos sinalistas requer total atenção tanto dos receptores quanto dos emissores. Contudo, a língua de sinais em contraste com  a linguagem oral faz uso dos olhos  para receber toda a carga de informação lançada a parte tanto pelo o emissor como pelo o receptor

Na libras cada membro do corpo pode ser apontado direcionando para cada membro qualquer dos dedos das mãos, em especial o indicador. O corpo é para o sistema linguístico da libras, léxicos de fácil assimilação e compreensão, tornando-se uma fonte referencial para os demais signos que serão realizados e criados a partir de um ponto exato em qualquer parte do corpo no qual deve correlacionar na construção de novos sinais, ou seja, de novos léxicos na língua de sinais brasileira.

Os sinalistas e os sinalinguistas devem ter em mente sempre a criação no mais possíveis dos casos a construção de novos signos linguísticos dentro da língua de sinais, visando o aumento dos léxicos dentro do sistema linguístico evitando cada vez mais o uso da soletração ou da datilologia em casos específicos de conversação.

Supressão deve sempre ocorrer na libras, pois  esse modo agramatical a ela é inata. Não faria sentido algum existir sinal para todas as coisas. No entanto, o sistema linguístico da libras concorre para esse funcionamento e também é aceitável sua manifestação na arena discursiva, não trazendo nenhum tipo de compreensão entre aqueles que a dominam. Vale ressaltar que a libras adere  qualquer manifestação que acarrete em uma nova forma de se expressar ou de se impor. Na libras, a transmissão da linguagem é efetivamente transponível  para a língua portuguesa em nível de tradução e interpretação, seja ela simultânea ou artificial.

É vedado a tradução em nível oral para o português o uso da supressão da libras para a língua portuguesa, isto é, não se pode traduzir o que os sinalistas gesticulam em sua língua de forma a suprimir  componentes essenciais da língua portuguesa  tais como:  as preposições e os respectivos tempos verbais adequados. A tradução e interpretação devem ser realizadas seguindo o sistema escrito e a norma padrão do português e não o sistema escrito ou sinalizado da libras.

É aconselhável fazer o uso adequado e menos exagerado dos parâmetros linguísticos da libras em seus diversos contextos situacionais. É obrigatório e também aceitável na língua de sinais o apontamento de coisas próximas, suprimindo assim o referido sinal. Ou seja, tudo que seja de natureza concreta tais como: paisagens, objetos, materiais e por fim as demais coisas visíveis da natureza, seja ela espacial ou terrestre podem e deve ser apontadas acompanhadas pela direção dos olhos de forma natural nessa modalidade de linguagem no qual não deixará de ser visual-espacial.

Na língua de sinais brasileira deve existir dois tipos de sinalização: os sinais linguísticos significativos e os sinais não linguísticos, porém significativos. Ou seja, os sinais significativos são todos os sinais que trazem em si significados distintos e emparelhados dentro do sistema linguístico da libras, ocorrendo sempre dentro da arena discursiva. Já os sinais não linguísticos são sinais produzidos sem significado comunicacional, porém significativos, pois na medida em que faço alguma coisa em determinada parte do corpo, possivelmente nos diz o que estamos fazendo, ou seja, nos sinais não linguísticos não há interação lógica, valorativa na comunicação. No entanto, o seu valor semântico apenas nos diz que determinada pessoa está fazendo determinada coisa, seja ela o que for. Por exemplo: coçar o nariz, a perna etc. passar a mão na cabeça, nos olhos etc. esfregar com as mãos determinados membros do corpo e assim por diante. Na libras a linguagem é visual-espacial e não obstante corporal.

O processo de formação de sinais se dará de duas formas distintas: ela pode ser de nível 1 /1 ou 2/1, isto é, que na libras quando realizamos alguns sinais eles podem ser de nível 1/1 ou 2/1 em sua maioria acompanhado da movimentação. Exemplo de um sinal nível 1/1 um por um “PAI” temos aí apenas um sinal com movimento para sua significação já o sinal de nível 2/1 ou seja, dois por um, temos dois sinais seguido para sua significação exemplo padrasto sinal de “PAI” + sinal de “SEGUNDO”

Sinais 1/1 = homem, mulher, criança etc.

Sinais 2/1 = menino, menina, tio, tia etc.

Daí temos poucos sinais 1/1 e muitos sinais 2/1 na libras, isto é, na libras veremos muito mais sinais 2/1 do que sinais 1/1, pois estes últimos são poucos, porém úteis na formação de mais sinais pela sua capacidade de significação e entendimento. Contudo, determinadas palavras em seu esboço contextual poderá vir seguida de um ou mais sinais para se obter seu real sentido,ou seja, seu significado final. Não obstante, poderá existir na libras sinais de nível 3/1 a perceber o grau do que se quer criar ou do que se quer transmitir.

 

Vocabulário linguístico do texto

 

Sinalistas : São os usuários da libras em geral, os sinalistas são em sua maioria surdos estudantes e aprendizes da libras e os professores, ou seja, todo aquele que gesticula ou se comunicar na língua brasileira de sinais podem receber esse nome.

Sinalinguística : É a ciência que estuda a língua gestual humana. Como toda ciência, ela basea-se em observações notórias do dia-a-dia ou então através de métodos, com fundamentação em uma teoria.

Sinalinguismo: É o campo de estudo que foca em particular a língua de sinais em detrimento dos signos linguísticos que a ela dizem respeito. Ou seja, todo sinal produzido na língua de sinais versará de uma atenção em particular redobrada a fim de concretizar e integrar de forma efetiva o ciclo comunicacional de toda uma comunidade usuário da libras, facilitando e aumentando cada vez mais e sempre de forma gradual o nível de linguagem utilizado por essa comunidade e também pelos ouvintes aprendizes do mesmo

Sinalinguista: Estuda toda e qualquer manifestação linguística como um fato merecedor de descrição e explanação dentro de um quadro observável ou científico adequado.