Encarte 1

Por:Vanda Aparecida Góes

Tradicionalmente as construções das Instituições  de Ensino segue um  Programa de Necessidades previamente estabelecidos pelas secretarias de educação. A  construção de uma unidade de ensino demanda  planejamentos e envolve  estudos de viabilidade, a características  ambientais  e a  elaboração do projeto arquitetônico.

Nesse sentido esse documento propõe incorporar metodologias participativas que incluam as necessidades e os desejos dos usuários, a proposta pedagógica e a interação com as características  ambientais.

Nessa perspectivas, a concepção de um projeto deve ser antecedida de processos participativos que envolvam a comunidade educacional - crianças, professores, famílias e, unidades públicas de educação infantil, a administração municipais-com vista a compartilhar os saberes e experiências daqueles que vivenciam o espaço.

Esse encarte apresenta alguns parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de Educação Infantil na perspectiva de subsidiar os sistemas de ensino em adaptações, reformas, construções de espaços para a realização da Educação Infantil.È importante ressaltar que nenhuma das sugestões apontadas é mandatárias e que cabe a cada sistema de ensino adequar as sugestão á sua realidade, respeitando a realidade, respeitando as características da comunidade da qual na instituição está inserida, sempre flexibilizando as sugestões apresentadas. Cabe, ainda aos sistemas, criar os padrões de infra-estrutura para as instituições municipais e/ou estaduais que podem ter caráter mandatório e normativo,

ESPAÇO PARA CRIANÇAS DE 0 A 1 ANO

O local deve ser um espaço voltado para cuidar e educar criança, compõe esse espaço:

      Sala para repouso;

      Sala de atividades;

      Fraldario;

      Lactário;

      Solário.

Sugestões para o espaço:

 Piso fácil de limpar, não escorregadio, janelas com aberturas mininas de 1/5 da área do piso.Portas com visores, largas que possibilite  a integração entre a salas de repouso e atividades.Paredes pintadas com cores suaves.sala de  atividades.Prever ambientes para refeições com cadeiras altas, espelhos para que as crianças possam se ver.

O solário deve ser uma área  que possui dimensão compatível com o número de  crianças , o solar adequado deve estar contíguo  a sala de atividades de uso exclusivo para crianças de faixa etária compatível com a proposta pedagógica.

ll SALA  DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 1 A 6 ANOS.

O espaço físico de ser visto como um suporte que possibilita e contribua para convivência e a expressão de culturas infantis: _ jogos, brincadeiras, músicas ,histórias que expressa a especificidade do olhar da criança.

Sugestões para aspectos construtivos

  • piso liso;
  • paredes revestidas com material fácil limpeza
  • cabides; prateleiras;
  • espelhos
  • brinquedos
  • armários.

lll SALA MULTIUSO

      Prevê a organização de cantos de leitura,brincadeiras, jogos,etc. ressaltamos a importância da organização de um espaço destinado a atividades diferenciadas, planejadas d e acordo com as propostas de trabalho pedagógico das instituições.

lV: ÁREA ADMINISTRATIVA.

Esse espaço deve conter:
Recepção;

  Secretária;

      Sala de professores;

      Sala de direção e coordenação;

V : Banheiros.

Os banheiros infantis devem ser implantados próximos as salas de atividades, não devendo ter comunicação direta com a cozinha e com o refeitório.

È recomendável:

      1 vaso sanitário para cada 20 crianças;

      ! lavatório para cada 20 crianças;

      1 chuveiro para cada 20 crianças.

      Banheiro para adultos.

Vl: Pátio coberto

deve ser condizente com a capacidade máxima de cada isntituição, contando com bebedouros compatíveis com a  altura das crianças. Esse espaço deve ser utilizados para realizações múltiplas como: festas, reuniões de país

Vll:  Áreas Básicas

      Área de produção (cozinha);

      Cocção;

      Distribuição;

      Higienização de utensílios.

      Higienização de panelas.

      Despensas.

      Refeitório

Vlll: Lavanderia.

A lavanderia deve ter acesso independente da cozinha,contemplando tanque, local para maquina de lavar,secadora,varal,bancada para passar roupas,prateleiras, armários fechados em alvenaria.area interna e  externa para secagem d e roupas.

Vllll:Área de  Serviços  Gerais:

Deve contemplar tanque, armário para guardar vassouras, rodos e similares, depósito de material de limpeza.

X: Depósito de lixo.

Deve estar situado em local desimpedido e de  fácil  acesso para coleta, isolados  de áreas de maior circulação, sem acesso direto a dependências  :cozinha, refeitório.salas  de  atividades etc.

Xl: Área externa.          

Deve corresponder a 20% da área construída e ser adequada para área de lazer, atividades física e eventos.

Xll: Recomendações.

Que a capacidade máxima de crianças seja  de 150 crianças em regime de horário integral.

Que Acessibilidade seja garantida por meios  de rampas de acesso ou plataforma de percurso  vertical com adaptações necessárias para garantir a segurança das crianças.Que banheiros sejam adaptados para crianças com necessidades especiais.

Que o Berçário seja voltado para a nascente.

Que todos  os interruptores tenham protetores contra carga elétrica.

Que seja contemplada grade e guarita nas janelas quando possível.

Presença de extintores  de incêndio.

Que os projetos pedagógicos contemplem a diversidade étnica  e cultural da sociedade Brasileira.