O PARAISO

De Romano Dazzi

 

Não. Decididamente não acredito que o paraíso esteja lá em cima, e o inferno aqui mesmo, debaixo dos nossos pés.

Tem alguma coisa errada, nesta geografia.

Imagine você pairando no céu, no Paraíso.

Você deverá estar num lugar bem acima das nuvens, claro – porque as nuvens, como qualquer carioca sabe,  se desmancham em chuvas torrenciais  e se transformam em quilômetros de barro.

Vai ter que ser um pouco mais alto; e aí se encontra no meio de fortes rajadas  de vento  e a  cinqüenta  graus abaixo de zero - como qualquer piloto de jato sabe.

Só nestas últimas gerações os homens descobriram que lá em cima não há paz, é um redemoinho constante, uma luta sem descanso dos elementos.

Então, vento e um frio miserável, e você, como é de praxe, estará de camisola... Imaginou?

Tem mais. Descobriram que há um silêncio sepulcral (este adjetivo vem bem  ao caso) porque nenhum som se propaga no vácuo.

Aviso aos músicos, cantores, diretores de orquestra: é melhor já irem pensando em alguma forma de não serem admitidos lá em cima.

Ficar sem poder fazer barulho, sons, melodias, tocar sem ser ouvido, não poder escutar palmas e elogios, não poder conceder um “bis” diante de uma platéia delirante, seria um suplício digno da mitologia grega...um verdadeiro inferno...no paraíso.

E depois vem a questão da luz.

O Gagarin nos desiludiu, avisando-nos que a terra é azul, que o céu é preto, que o preto é um grande vazio, frio e silencioso.

O que é que vou fazer eu , lá em cima, se não tem  nem um anjo cantando e não posso tirar da minha harpa nenhuma nota – o que é bom para os vizinhos, mas péssimo para o meu ego?

Repito: tem alguma coisa errada nesta geografia.

Na minha teoria, são os maus, que vão ao “paraíso” – são catapultados lá para cima – com a ajuda de Werner Von Braun e da Nasa – e lá ficam, sem falar, sem escutar, num escuro profundo, tiritando de frio, e sendo arrastados pelo vento, sem parar, naturalmente com um eterno resfriado.

Mas tem uma coisa ainda pior: terão que olhar de longe, com inveja e saudade,  esta Terra azul, que brilha intensamente no espaço.

Este sim, é um paraíso que Deus nos deu e que teimamos em tentar destruir.

Se esta for a vontade d’ Ele,  quando os maus tiverem sido transferidos ao paraíso, na Terra só viverão  serem bons, que se darão as mãos porque aprenderam - finalmente,- a conviver em paz.

Ah, sim: o Paraíso é aqui!  Mas temos que tratar bem de nós mesmos e dele.