Bem... agora vamos estudar a Parábola do semeador que está em Marcos 4.1 a 20. O interessante é notar quão poderosa é esta palavra, já que no versículo 13 Jesus adverte os seus discípulos para que entendam esta parábola. 

Observação: SEMENTE = PALAVRA DE DEUS e TERRA = SER HUMANO.

Jesus descreve quatro situações que podem ocorrer com as pessoas ao ouvirem a Palavra de Deus e nós iremos detalhar cada uma delas, para que possamos identificar em qual grupo nos encontramos  e como fazer para melhorar. 

Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear:

1°) vers 4 e aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho e vieram as aves do céu, e a comeram. 

Ensino de Jesus para o versículo acima: vers 15 E, os que estão junto do caminho são aqueles em que a palavra é semeada ; mas tendo-a eles ouvido , vem logo satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. 

COMENTÁRIO: Este é o 1° grupo de pessoas que ouvem a palavra e são logo roubadas por satanás. Estas pessoas são roubadas por satanás de diversas formas, por exemplo: não prestam atenção no culto, observe muitas pessoas ao final do culto não se lembram qual Palavra que foi pregada, muitos se distraem na hora do culto com qualquer barulhinho, outros resolvem fazer caretas para os bebês rirem para eles e neste período a Palavra está sempre pregada no culto, muitas são as situações em que as pessoas perdem a bênção e continuam sendo roubadas espiritualmente por satanás. O correto é antes de sair de casa para o culto orar e pedir para Deus falar ao seu coração e ao chegar na igreja óbvio que antes de começar o culto não fique de conversa com os irmãos deixe para após o culto, antes dobre o seu joelho e ore, anule em oração toda ação do inimigo para que você venha a se alimentar da Palavra de Deus. 

2°) Bem... vamos para o 2° grupo de pessoas:

Vers 5 e 6 E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda ; Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. 

Ensino de Jesus para o versículo acima: vers 16 e 17 E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; Mas não tem raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam. 

COMENTÁRIO: Este 2° grupo de pessoas até creem na pregação, ou seja, recebem a palavra com alegria, mas isto é dentro da igreja, ou na conversa com um cristão, ou assistindo um culto pela televisão. Mas assim que retornam para suas atividades do dia-a-dia, algumas ações impostas por satanás (explicação no versículo: depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra), veja que este versículo 17 trata de questões espirituais, óbvio que satanás não vai querer que você se anime ao ouvir a Palavra de Deus e a aceite, ele é o inimigo das nossas almas, satanás vai tentar criar tribulações ou perseguições, por isso é importante estudar a Bíblia e viver conforme Jesus nos orienta, para que possamos resistir no dia mau com a Palavra de Deus que é a Espada do Espírito Santo e também Escudo. 

Este é o 2° grupo de pessoas : Ouvem, recebem, animam-se com a Palavra, mas logo em seguida perdem a bênção. 

3°) vers 7 E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto. 

Ensino de Jesus para o versículo acima: vers 18 e 19 E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; Mas os cuidados deste mundo, e a ilusão das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. 

COMENTÁRIO: O interessante é que satanás não age diretamente aqui, muitas pessoas costumam culpar satanás por tudo, mas observe que quem torna a Palavra infrutífera aqui é a própria pessoa. E as armas usadas para eliminar o fruto desta Palavra são as questões da ganância, cobiça, falta de domínio próprio, consumismo etc. Hoje em nossa sociedade é algo normal, pois as nossas crianças com o péssimo nível dos programas de televisão, a ausência dos pais diretamente na educação e no carinho para com os filhos, a dita falta de tempo no convívio familiar (este assunto estudaremos outro dia e você verá que isto é uma mentira)... enfim uma série de fatores que contribuem para que o individualismo nesta sociedade venha a ser uma arma fatal desenvolvida por satanás e aceita pela sociedade dita pós moderna. 

Este foi o 3° grupo de pessoas, aquelas em que o apego aos bens materiais supera o amor a Cristo. 

E para finalizar o 4° grupo de pessoas: 

Vers 8 e outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu 30, outro 60 e outro 100.

A explicação de Jesus para o versículo acima está no vers 20 - e os que recebem a SEMENTE (PALAVRA DE DEUS) em boa terra (SER HUMANO) são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a 30, outro a 60 e outro a 100; por 1.

COMENTÁRIO: Este é o grupo que se encaixa em SER FIEL ATÉ A MORTE E DAR-TE-EI A COROA DA VIDA, são aqueles que amam a Palavra de Deus, ouvem a Palavra com atenção e respeito, recebem a Palavra da Bíblia Sagrada com fé (Sem fé é impossível agradar a Deus) e fazem com que a Semente (Palavra de Deus) crie raízes profundas em seu ser, a tal ponto que não há maneira de satanás roubá-la deste 4° grupo de pessoas, chamado de: BOA TERRA. 

APLICAÇÃO PRÁTICA DO ESTUDO ACIMA: 

Quando em Atos 16.31 diz: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. Você precisa pegar esta semente (A PALAVRA DE DEUS) e fazer com que ela dê frutos na sua vida. Para isso você precisará cuidar desta palavra em sua vida. E como é que se cuida? Em Isaías 43.26 diz: Entremos juntos em juízo, conta tu as tuas razões, para que possas justificar-te. 

Observe como Deus nos chama para um conversa aonde ele diz para você se justificar dentro da Palavra, isto é cuidar da semente, orar e falar para Deus que este versículo vai criar raízes em sua vida ( O justo viverá pela fé – Romanos 1.17), e mesmo que as circunstâncias mostrem que está tudo ao contrário você vai resistir, da mesma forma como a raiz que segura a árvore nas tempestades. Lembre-se: Resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Tiago 4.7). Reparou tudo está dentro da Palavra de Deus.

Você precisa ver cada versículo como uma semente, sendo que você é a boa terra, aonde a Palavra de Deus (semente) dará frutos. E o maior fruto que devemos desejar é: Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6.33).

Aqui termina o nosso estudo, vimos os 4 tipos de pessoas, veja em qual você se encontra e tenha em mente que precisamos honrar o nosso Deus, que nos amou de tal forma que deu o seu Filho unigênito (Jesus), para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). 

Eu sugiro que você copie este estudo e medite nele ao longo dos próximos dias não tenha pressa em sair da presença de Deus... estude com calma e peça para o precioso Espírito Santo ministrar este estudo em sua vida. 

Deixe Jesus conduzir a sua vida, ele tem o bom caminho para todos nós, declare em alta voz que Jesus é o Senhor da sua vida (Romanos capítulo 10 e versículos 9 e 10), procure uma igreja evangélica e passe a praticar a Palavra de Deus diariamente. 

Caso queira entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou [email protected] 

www.animarefortalecer.blogspot.com