PARABÉNS PROFESSOR (A)

Professor Me. Ciro José Toaldo

     O magistério é uma profissão instigante, quanto mais o tempo passa, mais ficamos apaixonados por ele. Na verdade ser professor é uma dádiva divina, pois além do ensinar a ler escrever, estar em contado direto com inúmeras pessoas, temos a oportunidade direta demonstrar o quanto podemos ser felizes, entusiasmados e que viver bem, tendo a consciência em poder ser útil.

    Como afirma o grande Rubem Alves: o professor é um semeador de sonhos e que tem a possibilidade de mostrar um mundo diferente e sua possibilidade de construção, deve viver com alegria e otimismo. Vivemos na sociedade do imediatismo, da pressa e onde a moda (tão passageira) não permite que sejamos pessoas em seu verdadeiro sentido. Talvez essa possa ser uma das grandes frustrações de muitos professores.

    Quantos professores deprimidos e depressivos e quantos já não se encantam com sua profissão, não porque deixaram de ser ‘amantes da educação’, mas pelo fato de serem esquecidos e colocados como categoria legada ao ‘extermínio’, pois existem muitos governantes que se lembram da educação e dos professores em época de campanha eleitoral, nesse tempo é fácil e empolgante falar do educador e da arte de ensinar, contudo, chegando ao poder esquecem as promessas.

     Amigos professores (as) nosso cordial parabéns. Não esqueçam: somos formadores de opinião e grandes “provocadores” da sociedade. É preciso ocupar espaços, emitir opinião, não ficar calado e nem ter posição duvidosa, ou seja, não se pode viver em cima do muro. A intelectualidade deve ser exercida, não somos donos da verdade, mas também não podemos viver na mera simplicidade. A comunidade em que estamos inseridos deve saber distinguir o professor que é comprometido daquele que apenas usa essa profissão como bico.

     A cada 15 de outubro, dia do professor, fica a homenagem aos heróicos professores (as) que com dignidade, profissionalismo, seriedade, hombridade e amor desempenham sua mágica função. Os que realmente acreditam em sua profissão nunca irão ter envergonhar em afirmar que são professores, pois sabem que exercem uma sublime e digna profissão. A luta dos trabalhadores em educação deve continuar para se ter reconhecimento, melhor condição de trabalho, salários e qualidade de vida. A história das reivindicações da história das lutas não ficar no esquecimento; não se deve entregar essa tarefa ao governo ou aos partidos políticos; o sonho é conquistado quando há luta é uma tarefa complicada, mas não utópica, pois prosperidade chegará com união em torno de anseios e metas.

     A história como mestra e guia leva ao avanço e a dignidade profissional. O professor não pode viver de saudosismo ou de mera reclamação; a emoção, gratidão e coragem para continuar a luta devem fazer parte do profissionalismo de quem faz da educação seu dia-a-dia.

      Que os jovens venham abraçar essa profissão para poder se preparar com dedicação e tornar-se ‘excelentes professores’. Aos que já exercem o magistério fica a mensagem de gratidão por tudo que fizeram pela educação de nossos filhos e netos. Parabéns, pois somos gratificados (em todos os sentidos) pelos professores (as) que com garra e determinação lutam e acreditam que pela educação se pode transformar o Brasil e o mundo.