Parabéns pra mim!!!


Esta semana esse cronista, nada modesto, está completando mais um ano de vida. Pode não parecer, mas há muito tempo eu já passei dos trinta. Nessa idade ficamos perdidos, não sabemos se ainda somos jovens ou se estamos mais perto da terceira idade. Eu que repetia um refrão aos quatros cantos: não acredito em alguém com mais de trinta, hoje aqui estou! Será que eu não acredito mais em mim?
Os sonhos, eu me pergunto, serão iguais aos que eu tinha aos vinte e poucos anos? Os amores terão a mesma intensidade da juventude, e eu, terei ainda a mesma pressa de viver? A verdade é que eu tenho mais de trinta anos, mais de trinta sonhos, mais de trinta desilusões e bem menos de trinta amigos. Posso ter tido mais de trinta mulheres, mas com certeza menos de trinta amores. Criei mais de trinta canções, mais de trinta poesias, mais de trinta crônicas, mas não somei ainda mais de trinta milhões e nem mais de trinta amigos-irmãos.
Não sei se repeti trinta vezes "eu te amo", mas com certeza já devo ter dito mais de trinta nãos. Nunca vi o sol nascer nesses meus trinta e poucos anos, mas também já fiz mais de trinta serenatas ao luar. Com certeza já rezei mais de trinta vezes, mas não garanto se nessas mais de trinta vezes eu tive fé. Contei mais de trinta estrelas, falei mais de trinta mentiras, escondi mais de trinta verdades e expus mais de trinta vontades.
Hoje com mais de trinta anos e vendo esse número só aumentar vejo que posso estar no início da vida, apesar de que o fim nos acompanha desde a hora do nascimento. Tenho mais de trinta fôlegos, por isso, meus inimigos irão me suportar por mais de trinta anos e meus amigos vão me expulsar de suas casas mais de trinta vezes (quando quero secar a última garrafa de uísque e eles já querem dormir).
Tenho mais de trinta anos e mais de trinta fios de cabelos brancos, mas tenho ainda mais de trinta anos pela frente, por isso, vou me reinventando todo dia, para sempre ter comigo mais de trinta sonhos.


MÁRIO SÍLVIO PATERNOSTRO