Quer ser um treinador de elefantes?

Nada mais me assusta, principalmente, porque já estou com várias juventudes acumuladas e o grande barato do acumulo de juventudes é justamente não se alarmar com pouca coisa. Quanto mais receber um convite para ser treinador de elefantes num país que nem elefante tem.

Se você tiver afim de se tornar um treinador de elefantes ? então continue lendo porque vai acabar por ser interessante e também porque no mundo caótico em que vivemos nada melhor do que aprender cada dia um pouco mais ? até que seja, ao menos, como e o que criticar dos escritores esdrúxulos e os meia boca que andam se pavoneando por aí.

Vamos nós. Fique sabendo você que para se tornar um treinador de elefantes você precisa reunir alguns predicados e sem eles você não vai se habilitar e talvez até nem consiga muita coisa nesta vida.

Como primeiro predicado temos que você tem de ter "saúde", isto é, boa saúde. Aliais como quase tudo nesta vida, para se chegar a um resultado positivo você deve aprender a cuidar da sua saúde e no caso do treinador de elefantes você tem de aprender também a cuidar primeiro da sua saúde, depois da saúde dos seus treinandos ? porque se você não sabe, não aprendeu e não quer aprender nada feito. Desista ainda é tempo. Não é para você esse tipo de leitura.

Sua saúde requer uma atenção especial ao alimento diário ? não comer gorduras ? nem trans, nem saturadas nem gordura nenhuma, nem outras porcarias gostosas que nos são oferecidas, porque sua atividade não lhe vai permitir queimá-las e não queimando você vai acumular ? principalmente ? nas paredes internas próximo ao coração aí sua saúde vai "pro beleleu". E nessa linha de não pode, evite enlatados, refrigerantes e tudo mais que passa na televisão diariamente. Televisão só presta para o proprietário e para os atores que dela dependem.

O que você deve buscar fazer é conhecer o que é alimentação balanceada e mergulhar de cabeça, deve se tornar amicíssimo de frutas frescas ? verduras e legumes ? e fazer uso sem pudor. Até porque é muito mais barato. Depois dá um tempo ? muito tempo ? com bebidas alcoólicas ? e cair dentro d`água ? não há problema algum em se tornar um bebedor de água ? pura, fresca. Note que o elefante vai adorar essa regra, também.

Você não pensa que saúde é só isso ? grande parte é ? saber se alimentar, mas o grande barato da saúde é saber que o "se movimentar" também faz parte dela, então mexa-se. Exercite-se diariamente, queime as calorias excedentes fazendo o corpo suar e aprenda a descansar. O Corpo foi projetado para receber combustível, queimar e descansar. Aproveite e elimine a ideia de que pode comprar saúde na farmácia, nada mais enganoso.

Mas não é só isso, porque você não é somente corpo e as doenças que atacam o corpo tem origem ? a maioria das vezes na higiene precária, no espirito e na mente. Portanto, para um treinador de elefantes, é fundamental que aprenda também que o espirito e a mente fazem parte integrante do corpo e que tem de ser cuidados para que a "saúde" tenha um significado maior em sua vida e na vida dos elefantes que você pretende treinar.

Assim, busque no seu descanso alimentar seu espirito com boa música ? com bons pensamentos (decore poemas e poesias e textos construtivos e até orações), e crie hábitos que o conduzam a pratica de alimentação diária da mente com bons pensamentos e boas ações, faça o seu dia uma sequência de atenção ao corpo físico, a mente e ao espirito. Porque se você cultivar sentimentos negativos como ódio, inveja, íra, ciume e outros mais, certamente o seu treinando vai perceber e não vai lhe obedecer ? e comparando o tamanho dele com o seu, dá pra imaginar as consequências, não dá. Fuja da televisão, dos tele-jornais e dos programas de nível chinfrim, procure selecionar os que engradecem e constroem.

Por outro lado se você cultivar diariamente os bons sentimentos ? cercar-se de boas ações e boas práticas de leitura e ler bons textos, sua mente e espírito vai estar preparado com a saúde necessária e fundamental para cuidar corretamente dos seus alunos. Porque eles vão docilmente seguir sua boa índole e sua boa estrela.

Então se você pretende treinar elefantes aprenda primeiro a cuidar da sua saúde física, espiritual e mental, pois por essa porta você irá obter uns vinte por cento do sucesso no treinamento ministrado.

Depois da saúde ? você ainda irá ter outras facetas para prestar a atenção, para se candidatar a se tornar um treinador de elefantes com pretensões de sucesso. É sucesso que você quer alcançar, em todos os tópicos da sua vida, pois não?

Você não pretende agora se tornar um treinador de elefantes sem ter a necessária confiança no seu taco. Muitos homens pretendem começar uma empreitada, mas lhes falta o animo para prosseguir e vencer as vicissitudes que certamente virão no decorrer do seu projeto.

E isso é assim mesmo, primeiro vislumbramos o objetivo final depois com a fase das pesquisas e do planejamento vamos descobrindo as outras partes não tão alvissareiras do nosso projeto e ao descobrir que em cada fase do caminho nem tudo são flores chegamos a cultivar a hipótese da desistência. Sabe porque, porque antes ? la no passado ? não aprendemos a cultivar a nossa verdadeira identidade e nutri-la de confiança em nós mesmos e nos ver como capazes de levar á vante uma empreitada até o seu final positivo.

A base fundamental aqui é saber que no dia em que os animais estiverem arredios e que tudo tende a não dar certo, temos a energia positiva da confiança em nós mesmos, alinhada com e no Criador, que nos dará a certeza de que amanhã ou depois tudo se resolverá a contento. Ou ainda, que mesmo num dia ruim temos algo para aprender, basta um pouco de atenção com o espírito e a mente abertos ? nem que seja mudar de rumo ? não de objetivos; nem que seja de formas de abordagem, mas que não signifique desistência.

Antes de se tornar um treinador de elefantes você deve se examinar e procurar saber conversando honesta e francamente com você mesmo se reúne a confiança suficiente e necessária para essa empresa e se a resposta for negativa ? deve procurar os conhecimentos necessários que faltam para que lhe preparem para adquirir confiança e desprendimento a ser utilizado no decorrer do empreendimento.

A confiança está em você é será cobrada pelos elefantes ? se não souber disso ? não tente, mas saiba de antemão que o que eles esperam é que você possa aprender e a lhes passar total confiança na empreitada, porque antes de você os escolher eles já adredemente o escolheram.

Depois da saúde e da confiança você não está pronto ainda, mais avançou uns quarenta por cento no seu intento, o que já representa um progresso e tanto, vamos continuar?

Os elefantes tem, como sabemos, uma sensibilidade muito acurada ? embora digam que tem uma inteligência pequenina ? sua prodigiosa memoria e sua sensibilidade completam as falta de inteligência que porventura possa estar a faltar, como dizem as más línguas.

Com a sensibilidade deles ? você será severamente punido, caso se aproxime deles e não tenha os cuidados necessários para cuidar das atribuições que são necessárias a um treinador. As tarefas devem ser feitas diligentemente ? com esmero e atenção. Posto que o desleixo e a desatenção irá criar neles e em você um vácuo onde não circularão informações necessárias ao entendimento treinador x treinando.

Então aja diligentemente em tudo que fizer daqui pra frente, porque sua mente, não poderá resistir a cuidar desleixadamente de algumas coisas e cuidar diligentemente de outras ? porque ou você se prepara para inculcar o hábito de ser diligente em todas as facetas de sua vida, ou você assume de cara o fracasso ? porque o fracasso é única possibilidade verdadeira àqueles que tentem a achar possível administrar modos de vida tumultuado e sem maiores cuidados e com comportamento dispares em cada lugar.

A nossa mente irá gastar uma energia imensa e desnecessária tentando criar a cada momento um personagem "verdadeiro" a cada situação e o cansaço e os erros vão surgir fatalmente. E nesse caso essas falhas serão percebidas pelos elefantes com facilidade e vão usar isso para não lhe responder positivamente. Ou melhor, vão lhe dar a mesma atenção e carinho que você lhes estiver dispensando. Lembra daquele princípio ? " é dando que se recebe".

Agora que pudemos em rápidas pinceladas abordar: saúde, confiança e diligência, como aspectos necessários para os candidatos a treinar elefantes, podemos ter a certeza de ter alcançado sessenta por cento do nosso intento e nos capacitar a continuar, porque ultrapassamos, com galhardia, a marca da metade e essa marca são poucos, bem poucos que alcançam. Assim, com ânimo retemperado vamos seguir?

Ao chegarmos ao limiar da reta final, começamos a nos empolgar e a "nos achar" como já treinadores e aí é que mora o perigo e enfiar os pés pelas mãos e pôr tudo a perder. Nada mais enganoso do que estar próximo e relaxar ou achar que aquilo já é o bastante e morrer na praia, ou seja, pôr tudo a perder por se deixar tomar pelo sentimento da vaidade. Nossa inimiga traiçoeira que nos vem espreitando desde o início, agora se manifesta e quer apenas um minuto de nossa desatenção para deixar os elefantes sem o seu melhor treinamento, ou talvez, para livrá-los do mediócre treinador que se avizinhava deles.

É fundamental que tenhamos em mente todo juízo necessário para prosseguir em nossa empreitada ? ter juízo ? aqui, principalmente, deve significar estar preparado para em qualquer circunstância ser sincero e não transigir em hipótese alguma. A nossa vida de adulto nos conduz a um patamar distante daquilo que fomos quando eramos crianças e a nossa cabeça funcionava lindamente. Mas não devemos acreditar que isso seja necessário ou coisa de gente grande.

Os elefantes vão "sentir" a falsidade, não vão gostar de estar lidando com gente que cultiva a hipocrisia mesmo que este sentimento esteja disfarçado com o verniz da política, tudo quanto tentarmos esconder em nossas palavras e ações estarão translúcidos e presentes para eles que vão nos rejeitar. Porque eles não leem nossas palavras ou ações mas sim os nossos sentimentos e o nosso comportamento diante da vida.

O ser sincero por hábito conduz a um novo homem, a um homem criança, aquele que desperto para vida honesta, ética, cultiva deixar sair de sua boca, apenas as flechas das verdades que acredita e não aquelas que traduzem um engodo e uma falsidade.

Ser sincero não custa mais, não conduz a derrota e não faz mal a saúde psicológica, muito antes pelo contrário ? dá um suporte de elegante estatura moral àquele que cultiva a sua sinceridade em qualquer circunstância, porque se torna um ser único e verdadeiro, cultor decisivo nas lides diárias e se torna por isso o melhor juiz para disseminar justiça entre os homens. Quiça entre os elefantes.

E além disso os elefantes vão tentar se aproximar cada vez mais desse homem, por saberem-se protegidos dos males que poderiam advir se tratados por perversos e maledicentes, aliais como ninguém jamais gostará de estar nessa vida, ou na próxima. E a sabedoria dos elefantes irão se pronunciar claramente quando deles se aproximarem o treinador com sua sinceridade estampada, para construir uma vida melhor para todos indistintamente.

Não poderia fechar os oitenta por cento dessa nossa conversa sem lembrar o que disse o mestre: Que teu sim seja sim e o teu não seja não". Fora disso é furada a vida dúbia, seja defendido por quem quer que seja, moderninho ou antigão e é furada porque somente sendo assertivo em suas palavras, em suas ações, modos e maneiras poderemos nos sentir capazes de ser candidatos reais a treinar um elefante.

Agora que pretendemos fechar o assunto vamos buscar la no fundo do baú algo que possa nos ajudar, por princípio, ninguém pode se candidatar a ser um treinador se não tiver sabedoria para desempenhar a contento suas funções. É óbvio mas não é simples.

Adquirir sabedoria requer treinamento árduo, requer disciplina, requer um querer acima da média e a busca constante de aperfeiçoamento. O homem comum não está habilitado pelo simples fato de ser comum. No momento em que se ver como candidato apto a se tornar um treinador de elefantes deixará a condição de comum, passando a ostentar a auréola de buscador de sabedoria, para que em adquirindo, possa se tornar um treinador eficaz de elefantes.

Talvez estejam todos os homens capazes de almejar ser um treinador de elefantes, mas como nem todos são dotados das mesmas vocações, muitos são os candidatos mas poucos são os eleitos. E não é que exista qualquer diferença que condene precipuamente qualquer pessoa a não atingir a sabedoria necessária, o que existe é pouco esclarecimento dos caminhos, é pouca fé, ou pouca perseverança em trilhar o caminho da sabedoria fundamental a lidar com o treinamento e consigo mesmo.

Para facilitar o entendimento da sabedoria necessária ? porque uma palavra solta deixa muitas dúvidas ? vamos tomar emprestado ao senhor Buda um caminho seguro que nos leve a encontrar esse último requisito fundamental.

Diz ele que podemos seguir um caminho, ou seja, o caminho das retas intenções, retos pensamentos, retas palavras, reta conduta, reto meio de vida, reto esforço, reta atenção e meditação.

E. isto é um projeto inteiro e fundamental para uma vida orientada para alcançar a sabedoria e quem sabe a iluminação e vamos saber que chegamos lá quando atingirmos em nossa vida a paz espiritual e a harmonia com a natureza, aí então, estaremos aptos para nos tornar treinadores de elefantes.

Apolinario de Araujo Albuquerque 29 outubro 2009.

Leia-me: - Textos sobre Cotidiano e Desenvolvimento Pessoal.

Acesse o endereço abaixo e role a tela até chegar aos artigos:

http://www.webartigosos.com/authors/17101/Apolinario-Albuquerque

Depois contate: para revelar suas impressões.

[email protected]

Reflexão
? Baseada na ideia contida na página 34 ? Capitulo III ? A Natureza de Buda
? do Livro A Doutrina de Buda (colhido na internet).