Muitas pessoas acham inconveniente o uso dos passa documentos, aqueles dispositivos que encontramos em todas as agências bancárias e também em empresas que trabalham com a manipulação de valores monetários.

A inconveniência se dá porque é preciso colocar todos os pertences pessoais em um nicho específico, para poder pega-los depois da entrada no estabelecimento. Esse procedimento garante segurança para todas as pessoas presentes no local, já que inibe completamente a presença de armas de fogo ou outros tipos de armamento dentro de uma agência bancária, por exemplo.

Passa Documentos

A forma principal de funcionamento é que, colocando todos os pertences dentro desse nicho de segurança, ao passar pela porta detectora de metais a pessoa conseguirá ter sua entrada liberada rapidamente, já que não estará portando nada que faça o dispositivo disparar (pessoas com próteses de metal precisam avisar os seguranças do local, os detectores de metal dos bancos são muito sensíveis e podem bloquear o acesso).

Além das agências bancárias, outros estabelecimentos estão adotando a utilização dos passa documentos para uma finalidade diferente. Edifícios residenciais possuem esse dispositivo para receber encomendas, evitando que o entregador entre na recepção. Como muitos bandidos fingem que são entregadores, essa maneira de receber documentos, ajuda a proteger a segurança dos funcionários e moradores.

Também empresas que lidam com pagamentos ou transferência de valores utilizam o sistema do passa documentos para inibirem a presença de pessoas estranhas dentro de suas dependências. Assim, o produto além de garantir a proteção dos seus usuários também contribui para diminuir a possibilidade de ataques surpresa por pessoas que deveriam ser de confiança.

Como funciona um passa documentos

O equipamento em si possui uma metodologia bem simples. Consiste em um dispositivo que possui uma gaveta ou nicho por onde são passados os documentos ou encomendas, e um visor onde quem está do lado de dentro pode ver a pessoa que está fazendo a entrega.

Nos bancos, o dispositivo é mais simples e fica à vista de todas as pessoas, mas é constituído por vidro blindado. Inclusive, é possível fazer o passa documentos com visor blindado ou não. Recomenda-se a blindagem para maior efetividade da segurança.

O material que constitui o corpo do equipamento deve ser feito de aço com, pelo menos, 3 mm de espessura. Para proteger o ambiente interno e o externo é aconselhável que o produto tenha duas chapas sendo que o espaço central deve ser preenchido com concreto no momento da instalação. A gaveta deve ser revestida com aço inox para tornar a operação mais fácil.  

É necessário ter um visor de vidro para haver comunicação visual entre quem está entregando e quem está recebendo. Pode ser feita uma abertura mínima para equipamento de comunicação por voz (como os que vemos nas bilheterias de estabelecimentos como cinemas, estações de metrô e outros).

O nível de blindagem mais comum para esse tipo de proteção é o IIIA que proporciona segurança para diversos tipos de projéteis desde calibres 22 e 38 até balas de submetralhadoras Uzi. Instalar um equipamento passa documentos aumentará consideravelmente a segurança de funcionários e visitantes de empresas que lidam com manipulação de valores.