O Google Now é um assistente de buscas presente nos aparelhos que contam com o sistema operacional Android 4.1 Jelly Bean. Sua utilização ocorre mediante a um comando de voz e seu objetivo é encontrar respostas e exibi-las na tela do smartphone para tirar dúvidas do usuário.

Mas o sistema não realiza apenas essas tarefas básicas de pesquisa, ele também exerce funções mais elaboradas.

O Google Now funciona através de “Cartões de Amostra” que é o grande diferencial do aplicativo. Conforme você vai fazendo suas pesquisas na página inicial do Google Now, ele vai exibindo diferentes cartões, como:

- Tráfego: Exibe como está o trânsito e caminhos alternativos e também informa o tempo aproximado do percurso.

- Transporte Público: Quando você estiver no ponto de ônibus ou estação do metrô, ele te avisa o próximo ônibus ou metrô.

- Compromissos: O sistema te lembra qual é seu próximo compromisso, analisa como está o trânsito e calcula a melhor hora de sair de casa. Além disso, ele também é útil para agendar seus compromissos importantes.

- Voos: Ideal para ver se há atrasos no voo e saber as condições do tempo.

- Esportes: Para saber como está o placar do jogo ao vivo, identificar o próximo jogo do seu time e também comprar ingressos.

- Lugares: Ele dá boas dicas de bares e restaurantes próximos de onde você se encontra e para ter maiores detalhes basta entrar no Google Maps e consultar o endereço e já fazer sua reserva e saber quais os melhores pratos.

- Tempo: Para saber a previsão do tempo de qualquer lugar de interesse.

- Tradução: Vai viajar e não domina o idioma local? O Google Now te ajuda a encontrar termos desconhecidos.

- Conversão: Interessante para quem costuma fazer conversão de moedas.

Conforme o tempo de utilização for passando, o serviço aprende o que você costuma usar mais e vai exibindo os cartões mais úteis para seu dia a dia, sem mesmo você ter solicitado.

De acordo com o Google, as atualizações serão cada vez mais completas e os cartões de amostra poderão ser personalizados pelo usuário.

Porém, infelizmente, o Google Now não está programado para operar em português, mas a intenção é que futuramente possa atender também o publico brasileiro.

Os principais concorrentes do sistema é o Siri e a Saga que exercem a mesma função, apesar de apresentarem algumas características particulares.

Fonte: Celular Direto – Que tal comprar smartphone Vivo?