Você reformaria seus próprios móveis? Trocaria o piso da sua casa sem ajuda profissional? Saiba que em diversos países do mundo isso já é comum. No Brasil vem se tornando tendência nos últimos anos, como consequência dos altos preços para contratar mão-de-obra especializada. O estilo “faça você mesmo” vem ganhando espaço, principalmente quando se trata de pequenas reformas ou mudanças dentro de casa. Mas para isso é necessário conhecer algumas ferramentas e abrasivos industrais:

- Chave de fenda: é uma ferramenta de metal com cabo de plástico ou acrílico, que serve para apertar parafusos.

- Furadeira: utilizada para fazer furos na parede, porém, assim como a chave de fenda pode ter diferentes tipos de ponta, a furadeira tem diferentes brocas, uma para cada finalidade.

- Bucha: serve para fixar parafuso em um furo normalmente feito por uma furadeira. O tamanho da bucha deve ser compatível com o parafuso e o furo para que não se solte.

- Lixas: são utilizadas para desbastes e polimentos. Cada tipo de lixa ela tem uma função específica. No mercado, são encontrados diversos tipos, como lixa de cinta, discos de fibra, folhas, rodas e flap.

- Rebolos: eles têm a finalidade de desbastar, cortar, afiar e polir, podendo ser utilizadas para afiar facas e ferramentas, retificação cilíndrica e plana. Servem também para uso em mármores.

- Ponta montada: sobre uma haste de metal, é colocada uma pedra abrasiva, que pode ser utilizada para desbastes e acabamentos, normalmente no mercado de metal mecânicos.

- Esponja abrasiva: utilizada em peças perfiladas e molduras, permite um acabamento manual preciso e em local de difícil acesso.

- Espátula: serve para misturar substâncias e dar acabamento em paredes e texturas.