PARA ONDE VAI O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS?

 

 

Professor Mestre Ciro José Toaldo

 

 

            Chegamos à beira do abismo! O que anda acontecendo com meu querido Brasil, pátria onde nasci e pela qual tenho orgulho imenso? Dentre as minhas inúmeras indignações, destaco o absurdo que o governo federal faz em relação aos nossos impostos! Sei que principalmente saúde e educação pública, não funcionam sem os impostos pagos pela população; contudo, as falcatruas e desrespeito para com este povo, tornaram-se uma vergonha, pois não vemos para onde vai o dinheiro de nossos impostos.

            Começando pelas rodovias detonadas que são armadilhas para os motoristas e demais ocupantes dos veículos. Chegamos ao abismo, lembro-me que o Partido dos Trabalhadores, quando ainda não estava no poder, fazia infinitas críticas das chamadas privatizações e, hoje, com o poder em suas mãos, usa a privatização para fazer a máquina pública funcionar. O exemplo claro são as rodovias. No estado onde resido, Mato Grosso do Sul, a maior BR que corta o estado, 163, toda ela será pedagiada e, quem vai pagar?

            E a saúde, infeliz de quem não tem seu plano particular! De fato, somos um dos países onde o povo mais paga impostos, mas o que estão fazendo com este dinheiro? Tenho coragem, como cidadão que exerce sua liberdade de expressão de exigir resposta do governo federal! Por onde ando observo reclamação e descontentamento, principalmente por parte de quem trabalha e vive do seu sagrado sustento. Não vamos avançar com essa crescente insatisfação e vendo a roubalheira se proliferar no âmbito federal! Tenho convicção que nosso povo não ficará assistindo tudo com os braços cruzados.

            Um dia destes, conversando com um pequeno empresário, ele dizia-me de sua frustração em não poder ‘levar’ seu negócio com prosperidade e, ainda ter que demitir alguns empregados para não fechar as portas da empresa. Vejam amigos leitores, chegamos ao absurdo do trabalhador, mais uma vez ter que pagar pela falta de organização e planejamento de um governo que em outubro do ano passado, para ganhar as eleições, afirmava que a economia do país estava bem e que sempre defenderia os que vivem da força de seu trabalho! Quanta enganação!

 Para entristecer mais ainda, cito outra ‘dádiva’ do governo federal, no meu campo que é a educação, enquanto precisamos avançar neste setor, uma das maiores preocupações deste governo é com relação à questão do gênero! Será este nosso maior problema em nossas escolas?

            Você que também está indignado - como este que vos escreve - que não suporta pagar tanto imposto e, pior ainda, que não sabe para onde vai o dinheiro destes impostos, tenha coragem de afirmar que as coisas não estão bem em nosso país! Crises sempre existiram e irão continuar, mas falta de credibilidade, insistindo em políticas erradas, não tendo objetivos e metas bem definidas que levam ao poço toda a esperança de se vislumbrar dias melhores, precisam de um basta! Pois, vamos esperar chegar onde a falta de confiança do povo para com nossa presidente, chegou a 9% o número de brasileiros que ainda confiam nela. Esta é uma constatação gravíssima para um país democrático!

            Deus abençoe nossa nação e, nos faça ter a coragem da mobilização para que possamos ver para onde vai o dinheiro pago com nossos impostos.