É período de carnaval, confesso que não gosto muito de carnaval, mas gosto do clima de carnaval apesar da folia tudo parece que anda mais lento, a cidade fica mais colorida e mais aconchegante os 4 dias parecem passar mais rapidamente, sensação gostosa de não ter o que fazer apenas passear e se dar o luxo de um pouco de ócio sair da rotina do dia a dia mesmo ficando em casa, ver televisão ou ir para algum lugar assistir o desfile de blocos ou escolas de samba mesmo que na sua cidade tenha um desfile pobre, vale a pena!

Mas nesse período devemos parar refletir um pouco sobre o clima de carnaval onde as pessoas parecem que ficam mais alegres aceitam as brincadeiras com mais naturalidade sempre existem aqueles que se excedem na bebida porem há mais pessoas tolerantes, pode reparar que as pessoas falam “Esse ai bebeu todas’, e consegue achar graça de uma besteira qualquer que o “bebo” faça, pessoas se fantasiam e vão para o meio da avenida em todo lugar sempre existira um Lula, Chaves ou um político qualquer.

O clima de carnaval também é propicio a critica e sátira dos problemas nacionais, alias esse é uma característica nossa brincar com nossos problemas e talvez por isso que conseguimos ir vivendo nesse país que a cada dia a violência aumenta e os bandidos e políticos corruptos tomam conta da situação.

Acompanho o noticiário do carnaval e segundo estatísticas no Ceará, o carnaval de 2009 foi o mais calmo dos últimos cinco anos. O balanço final apontou uma redução em 33% nos casos de mortes violentas foram assassinatos, afogamentos e acidentes de trânsito – indo de 88 óbitos em 2008 para 59 em 2009. Os homicídios à bala apresentaram a maior queda, sendo 32 óbitos em 2008 e 13 em 2009 uma diminuição de 59% (fonte: site da Polícia Civil). Na Semana Santa quando o período deveria ser de oração e reflexão 51 mortes violentas foram registradas em todo o Estado do Ceará durante o feriadão da Semana Santa. Os números gerais representam um aumento de 10,8 % em relação ao ano de 2008.

Por que isso acontece? Tenho a minha opinião enquanto no “clima” de carnaval as pessoas estão menos tensas e mais relaxadas na Semana Santa, com a desculpa do vinho as pessoas bebem mais e começam a discutir uma com as outras querendo impor a sua opinião e pensamentos que nem sempre são compartilhados pelas outras pessoas e ai que acontece a violência e todo tipo de acidente.

Neste carnaval vamos entrar no clima, vamos aproveitar o tempo para fazer o que cada um tiver vontade, cada pessoa tem seu pensamento e jeito de viver, uns gostam de brincar outros como eu de olhar e outras de ficar em casa. O importante é que cada um “brinque” em paz e com alegria e no resto do ano permaneçamos no “clima de carnaval”.