Férias chegando e você já está com aquele friozinho na barriga para escolher o próximo destino? Não tem coisa melhor do que quebrar a rotina e conhecer lugares novos, e que é uma delícia viajar, todos concordamos. Por isso que você não pode deixar de conhecer a cidade maravilhosa! Em época de inverno, o clima vai esquentar nas quadras de samba. Está pensando que ainda estamos longe da época da serpentina? Tem toda razão: mas que na terra do samba, a batucada não tem fim! É muito trabalho e muitos ensaios o ano inteiro. O que acha da ideia de reservar um apart-hotel no Rio de Janeiro e cair na folia bem no meio do ano?

O samba-enredo realmente encanta, fascina, apaixona. Em meados de fevereiro a procura por flats no Rio de Janeiro dispara e os camarotes e abadas já estão praticamente esgotados, afinal, todo mundo quer participar dessa festa que é tão apreciada não só no Rio, mas no mundo inteiro. Só que você pode antecipar tudo isso sim, com tranquilidade, sem enfrentar filas e multidões de fãs. Visitar o ensaio de uma das escolas é tão emocionante quanto ver a escola no sambódromo e é fácil de participar em qualquer época do ano, já que as movimentadas quadras estão sempre no ritmo da bateria e não tem férias. E dá para imaginar que os ensaios são necessários mesmo, já que as apresentações são impecáveis e emocionantes.

Primeiro, a tradição. Não tem como não se encantar com um lugar que tem o samba nas suas raízes, desde o século 19. A escola vencedora deste ano é a Unidos da Tijuca, que nesse assunto também tem muita história para contar, desde 1931, quando foi fundada. A bateria da escola, chamada de Pura Cadência, entrou na avenida com nada mais nada menos que do que 272 ritmistas perfeitamente ensaiados e sincronizados e o resultado de tanto ensaio foi a nota máxima conquistada com muita paixão e muito suor.

Além da Unidos da Tijuca, a capital fluminense tem muitas outras escolas tradicionais como a Salgueiro, Portela, União da Ilha, Imperatriz, Beija-flor e a lista vai embora. Algumas agências de turismo oferecem pacotes para visitar as quadras. O ingresso do ensaio e transporte estão no pacote com mais algumas outras vantagens, dependendo da agência. Ficou empolgado para cair no samba? Então aproveite a maré boa para encontrar hospedagens no Rio de Janeiro, fora de temporada, com baixa procura e muita tranquilidade. Volte com muito samba no pé e superpreparado para cair na avenida!