JONATAS ALFON DE BARROS

PAPEL  DO LÍDER NA ADMINISTRAÇÃO

A liderança tem evoluído exponencialmente ao longo dos anos, novos conceitos adequados a uma nova estrutura dentro das organizações, pois o ser humano reage a motivações tão complexa que somente o ser humano possui. A função dentro das organizações, nos processos que envolvem decisões, fizeram  com que se perdessem neste novo cenário porque até então estavam acostumados em um velho regime de administrar e que poderia somente existir essa única maneira de administrar. Com novas tendências o líder é o principal responsável  pelo bem-estar de sua equipe.

A capacidade de um líder requer o vislumbre de um todo que o permita tomadas de decisões que o tornem uma pessoa fora do comum mas ao mesmo tempo tendo uma habilidade de articulação para que sua eficiência o torne eficaz. Todo problema reflete a sua liderança num todo por uma simples questão de proporção direta. Pois o líder por obrigação deve avaliar toda e qualquer fase ou processo em questão de sua responsabilidade.

Em outros termos liderar significa atingir os objetivos dentro das organizações. Tal teoria requer um envolvimento vital do líder com seus liderados, foco em metas e os ajudando com ferramentas e um toque de experiência que será um detalhe a mais dentro de sua aquipe para o aperfeiçoamento de todos. Há muito tempo deixou de existir aquele tipo de liderança centralizadora onde tão somente existia uma mão de ferro dentro das organizações a procura gera em torno de líderes que ousam em interagir diretamente na sua equipe dando qualidade e produtividade, capazes de altos ricos sem temer pois sabendo a qualidade determinada pra tal tarefa se desempenha uma determinada qualificação diretamente no foco para não haver perdas ou disfunções no caminhar do processo para o alvo desejado.

Um líder tem seu principal alvo a mudança para melhorias. O recurso humano lhe é concedido como principal ferramenta, a responsabilidade lhe é concedida para orientar, capacitar e motivá-los ao alcance do ideal traçado. Cada um tem seu modo de liderar, mas o líder deve saber cada momento exato de se pronunciar, expressar e delegar qualquer tarefa pois esta em jogo sua confiança de sua equipe. Dentro dessa visão o líder deve influenciar com um comportamento muito humano mesmo que sendo tão pessoal sua atitude de saber ou interpretar o momento o levará a um nível satisfatório de confiabilidade na sua equipe com desafios ainda maiores pois estão acostumados a grandes metas.

Com isto, com o passar dos tempos nos mostraram uma nova maneira de lhe dar com determinadas situações em que liderar revela um novo caminho para a administração, uma vez que é possível explorar habilidades dentro de sua equipe tendo como principal foco metas e capacidade de administrar.