FNC: FACULDADE NOSSA CIDADE
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANO
DISCIPLINA: CONSULTORIA
ORIENTADOR: LAWTON BENATTI
ALUNO: SILVANIA SANTOS DA SILVA

PAPEL DAS PESSOAS NA GESTÃO DE PESSOAS
As pessoas possuem resistencia ao planejamento profissionais, por não ter estimulo ao longo da sua vida as pessoas tende a guiar suas carreiras por planos externos; remuneração, status, prestrigio, etc: do que prefêrencia pessoal.
No momento de crise e escassez de emprego, as pessoas se preocupa em planejar suas carreiras, buscando conselhos, métodos e instrumento que ajuda nesse processo. Do outro lado a empresa esta preocupada em estimular as pessoas a planejar suas carreiras, a busca de um posicionamento mais competitivo em seus mercados tem conduzidos as empresas a uma redifinicão do perfil exigindo de seus recursos humano . E comprovado no Brasil com base em pesquisa realizada em 250 dirigentes empresariais, no inicio de 1993. A mudanca de comportamento é de responsabilidade da pessoa, assim como seu desenvolvimento, cabe a empresa estimular e oferecer todo o apoio necessário.
Segundo London e Stumpf(1982), o planejamento de carreira depende de três tarefas de responsabilidade do individuo.
Auto avaliação: avaliação de suas qualidades, interesse e potencial para vários espaços organizacionais.
Estabelecimento de objetivos de carreira: indentificação de objetivos de carreira e de um plano realista, baseada na auto-avaliação e na avaliação das oportunidades oferecidas pela empresa.
Implementação do plano de carreira: obtenção da capacitação e acesso as experiências profissionais necessarias para competir pelas oportunidades e para atinguir as metas de carreira.
Esses autores afirmam que as pessoas podem conduzir seu planejamento de carreira de várias formas; duas preocupações porém são essenciais; formar uma visão realista, clara e apurada de suas qualidades, interesses e inclinações pessoais, e estabelecer objetivos de carreira e preferências profissionais.
As pessoas, em geral, não têm mais como objetivos de final de vida ócia, pelo contrário, as pessoas estão cada vez mais empenhadas em torna-se úteis e usufruir a vida.