As expectativas da economia alimentadas pelo bons sinais de acabar com o processo hiperinflacionário quando os preços sobem acentuadamente e as taxas de juros alcançam patamares jamais vistos começam a desenhas uma alternativa de estabilização: a urgente execução de um serio ajuste fiscal.
As tendências são visivelmente fortes. A política fiscal contracionista deve desempenhar o papel tomado pela política monetária. Nesse sentido, haverá cortes em despesas, já não existem muitas opções para aumento de receitas.
Nesse momento, os empresários necessitam do maior numero possível de informações claras e objetivas a respeito do desempenho de seu empreendimento. É justamente neste ponto que a auditoria independente asssume importante papel auxiliando o empresário a escolher a melhor forma de entrar no mercado, com o uso do trabalho de consultoria de reorganização societária, A empresa, utilizando-se deste expediente, poderá revestir-se da solidez necessária para o inicio da operação e, conseqüentemente, os investidores terão a segurança necessária para aplicar seu material.
Neste caso, o auditor passa a ser útil tanto à empresa quanto aos investidores, que, por meio da análise das demonstrações financeiras, devidamente acompanhadas do parece do auditor independente, podem eleger seguramente as empresas nas quais efetuarão aplicações de sua poupança pessoal em ações.
Os auditores independentes assistem a partir de então a um reconhecimento maior de sua função. Até algum tempo atrás, muitas empresas consideravam a contratação de auditoria independente como um custo, nunca como beneficio. Cercados pela existência legal da contratação dos auditores, os empresários pressionados pela crise econômica viam-se obrigados a empregar capital numa atividade que aparentemente não lhes trariam nenhum beneficio. Nada mais errado. O exame do auditor é um processo que leva o profissional independente a uma verdadeira viagem pela empresa , empregando técnicas que lhe assegura, formar uma opinião sobre a adequação das demonstrações financeiras como balanço patrimonial, demonstração do resultado, entre outras, e também incluem a continuidade operacional da empresa. São trabalhos realizados nas áreas de tesouraria , compras, vendas, custos de produção, fiscal, legal e contabilidade, que permitem ao auditor opinar sobre a posição da empresa mediante parecer sobre suas demonstrações financeiras para que essas sejam dignas de fé pública.
A responsabilidade deste trabalho de total independência atinge inclusive a possibilidade de o auditor responder com seus bens pessoais, caso seja acionista por causar prejuízos a terceiros em razão da não-correspondência dos números certificados da sociedade auditada com a realidade.
Outro aspecto a ser ressaltado no que se refere ao auditor independente é o código de ética que rege seus trabalhos. Segundo o internacional Federation of Accountants (IFAC), está prevista a confidenciabilidade sobre as informações obtidas durante o curso dos trabalhos. Tais informações não podem ser divulgadas sem autorização expressa do contratante dos serviços. Exceto, é claro, no tocante a seu parecer de auditoria. O dever de manter confidenciabilidade mantém-se inclusive após o encerramento do prazo de contratação profissional.
O envolvimento do auditor em reuniões e comitês pode ser produtivo para a empresa, inclusive no tocante aos planos estratégicos, orçamentos, planejamento tributário etc. Entretanto, essa posição do auditor não tem sido convenientemente explorada pelas empresas-cliente, que assim deixam de obter todos os benefícios decorrentes do trabalho de auditoria.
Efetivamente, a ação da auditoria independente faz com que sejam totalmente revistas as antigas opiniões. Deixou de ser vista como um custo ou mal necessário, para assumir a postura de grande instrumento de apoio à alta administração da empresa e também do governo.
Nesse sentido , empresários inteligentes e executivos competentes sabem que é fundamental para a sobrevivência de seus negócios e aumento de sua força competitiva (interna e externa) uma equipe de auditoria, preparada , utilizada, em constante reciclagem e com programas definido de desenvolvimento.