"Palmas" para a educação


Claudius Vinicius Souza Oliveira

Resumo
Em busca da qualidade do ensino o Brasil tem estabelecido vários tipos de avaliações aplicados aos educandos e instituições, estes instrumentos indicam situações de momento do que esta sendo avaliado servido de paramento de partida para metas a serem alcançadas no futuro. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que criado pelo Inep em 2007 é um resultado sistematizado de dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb ? para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil ? para os municípios. È neste cenário que a capital do Tocantins vem se destacando alcançando índices acima da média estabelecida pelo MEC ? Ministério da Educação.

Palavra Chave: Educação, Ideb, Qualidade do Ensino,
abstract

In search of quality education, Brazil has established various types of assessments applied to students and institutions, these instruments indicate that the situation currently is being evaluated served as a garment of departure for goals to be achieved in the future. The Index of Basic Education Development (Ideb) that created by INEP in 2007 is a result of systematic data on school approval, obtained in the school census, and the country, and Proof Brazil ? to the municipalities. Against this backdrop, the capital of Tocantins has been outstanding reaching levels above the average established by MEC ? Ministry of Education.

Keiywords: Educacation, Ideb, Quality of education






Introdução


A forma em os investimento das gestões pública na educação são realizados no decorrer da historia sempre sofreram criticas pela falta de objetividade, ações como por exemplo em uma situação hipotética, asfaltamento de uma rua próximo a uma Unidade escolar, são considerados investimento na educação, indubitavelmente é uma ação necessária, mas não como foco da melhoria da qualidade do ensino prioritária no processo ensino aprendizagem.
Baseando nesta crítica as gestões públicas elaboraram instrumentos para melhor visualizar a realidade da educação suas carências e necessidades, com os devidos elementos levantados facilita a estipulação de objetivos e metas a serem alcançadas.
Neste contexto o Inep ? Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que aponta nas avaliações e no Censo Escolar o fluxo escolar e médias de desempenho, apresenta se como um elemento importante na busca por uma educação de qualidade.
É neste Índice levanto que Palmas capital do Tocantins tem se destacado, embora seja a capital mais jovem do Brasil, tem feito investimentos corretos que dão bons resultados, mostrando esta no caminho certo para o desenvolvimento da boa educação, servindo de exemplo para gestão pública.


Desenvolvimento

Críticas são comuns aos gestores públicos quando agem de forma conflitante com as diretrizes morais e legais para gestão, a cobrança pela boa conduta administrativa é indubitavelmente uma postura correta da sociedade, apoiada pelos meios de comunicação, considerando a obrigação do povo de zelar pela boa aplicabilidade dos recursos públicos e optar por líderes que tenham um comportamento de probidade.
Lembrando um pensamento do mestre maior Jesus Cristo, respondendo ao grupo de fariseus e herodianos que lhe perguntaram se era lícito pagar o tributo a César, disse: "Mostrai-me cá a moeda do censo. E eles lhes apresentaram um dinheiro. E Jesus lhes disse: De quem é esta imagem e inscrição? Responderam-lhe eles: De César. Então lhes disse Jesus: Pois daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E quando ouviram isto, admiraram-se, e deixando-o se retiraram. (Mateus, XXII: 15-22; Marcos, XII: 13-17).
Neste momento administrativo a educação do município de Palmas é digna de elogios, atravessa uma fase exemplar para todo país conforme aponta os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 23 de setembro de 2011. Os índices da capital favoreceram positivamente no IDEB do Estado.
Palmas passou de um IDEB de 4,4 em 2007 na 4ª série (5º ano), para 5,4 no ano de 2009, sendo a capital que mais desenvolveu em números no período avaliado, o resultado era uma meta nacional para ser atingida apenas em 2015, nas séries finais do ensino fundamental também houve boa ascensão crescendo 0,8 pontos em dois anos, no ano de 2005 Palmas tinha 3,8 passando para 5,6 no último levantamento. Considerando apenas a oferta municipal o avanço é ainda maior de 3,8 para cinco pontos em dois anos. Alcançando as metas estabelecidas para 2013.
Os números certamente qualificam Palmas como referência não apenas no estado do Tocantins mais também para todo Brasil, ficando provado que os bons exemplos estão mais próximo do que se imagina, não é necessário sair do país como muitos gestores públicos costumam fazer para tentar copiar modelos de sucesso administrativo, mesmo porque a realidade é muito diferente econômica, social e cultural da brasileira.
É preciso multiplicar os bons exemplos e os de custos viáveis, mais fáceis de serem implantados encontrados nos municípios vizinhos, nos estados ao lado ou até mesmo em outras regiões do país, que apesar de terem uma grande diversidade cultural certamente as diferenças podem ser assimiladas com maior facilidade do que as experiências importadas.
O fato é que alguns gestores já começam a visitar Palmas, foi o caso do prefeito Helder Ignácio Salomão da cidade de Cariacica ? ES, que recebeu referência do MEC ? Ministério da Educação sobre a boa educação da capital tocantinense.
A rede municipal amplia a oferta de vagas, na Quadra 1.306 Sul (Arse 132), onde a Prefeitura desenvolve um programa de habitação, foi anunciado abertura de licitação para construção de Escola de Tempo Integral ? ETI, havendo ainda uma previsão de entrega da ETI no setor Santa Fé no mês de dezembro, é visível a transformação da educação palmense.
As estruturas físicas das unidades escolares são invejáveis, primando pela limpeza, pelo conforto, oferta de material didático pedagógico, real valorização dos profissionais, que não passa apenas pelo 14º salário concedido aos profissionais na qual as escolas alcançam média 6.0 no IDEB, mas também concessão de cursos de pós-graduação que é certamente valorização para toda vida do profissional.



Conclusão

Contudo, o fator diferencial de extrema importância da educação deve ser a proximidade que o gestor precisa manter da equipe, não de uma "meia dúzia" de pessoas, mas de todos os envolvidos no processo educacional. É fator fundamental para uma boa administração que o gestor esteja sabendo realmente como estão e o que pensam seus comandados, pois recados de terceiros nunca transmitem integralmente a verdade.
Justiça deve ser clamada, os resultados precisam ser comemorados independentes das opções políticas e partidárias de cada cidadão, certamente é fruto da administração realizada pelo Secretário como gestor da Secretária Municipal da Educação, que torna suas boas idéias em ações através do apoio do Prefeito Municipal, assim, é preciso sinceramente parabenizar a ambos e a todos que fazem a educação de Palmas um caso de sucesso de gestão pública.


Referencias Bibliográficas

BÍBLIA SAGRADA ? Editora Riddel, 1997
http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/
www.educacao.al.gov.br/.../ideb/o-que-e-ideb