Vive-se imerso em um oceano de sons, embora não se tenha consciência disto durante a maior parte do tempo. Para o homem, apreciar os sons do universo é fato corriqueiro desde os tempos mais remotos da humanidade. Povos e culturas diversas apresentam paisagens sonoras diferentes. A paisagem sonora na qual cada povo vive traz a si o sentimento de pertencimento, de fazer parte daquele ambiente. Alguns artistas da música inspiram-se em diferentes paisagens sonoras para fazerem suas composições musicais que são criadas não somente por instrumentos musicais mas também pelos sons da paisagem natural.
Na verdade, hoje o mundo sofre de uma superprodução sonora, há tanta informação acústica, por isto é importante que a escola estimule as crianças a perceber, identificar, imitar e conviver de forma saudável com os diversos sons do ambiente em que vivem e circulam socialmente, é interessante também que a escola os ajude a compreender a sua relação individual com a sua paisagem sonora.
Este trabalho "Imitando uma paisagem sonora" deverá ser realizado com alunos de 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. O mesmo visa desenvolver nos envolvidos a capacidade de sensibilizar-se para observar, e compreender os sons e sua importância para vivência em família, na escola e na comunidade em que estão inseridos. O desafio de construir algumas paisagens sonoras por meio de vozes é para os participantes uma experiência lúdica e prazerosa. Para o desafio deverá ser demonstrado imagens sugestivas a fim de auxiliar os alunos na realização da tarefa proposta.

O conceito de paisagem sonora surgiu nos anos 60 a partir do trabalho produzido por pesquisadores da Simon Frazer University no Canadá e liderados pelo professor R. Murray Shaffer começando-se aí as primeiras pesquisas sobre ecologia sonora, paisagem sonora, formando assim o World Soundscape Project (W.S.P.) tendo como principal finalidade estudar o meio ambiente sonoro. Para estes estudiosos paisagem sonora é qualquer porção do ambiente que possui som, seja real ou construção abstrata, como composição musical ou montagem de fita quando consideradas como um ambiente. Partindo deste pressuposto pode-se pensar em paisagem sonora: universal, natural, urbana, rural, humana e tecnológica.
Observar a ecologia sonora proporciona ao indivíduo à possibilidade de desenvolver a audição, o que é muito importante inclusive para o desenvolvimento do ser humano enquanto ser social. Acredita-se que a escola deve levar o alunado a valorizar a cultura da oralidade, da sonoridade, sem deixar de lado, é claro, o aspecto visual das coisas e situações. A sensibilização auditiva é um processo que ocorre no decorrer da vida de cada um, entretanto precisa ser estimulado através de exercícios de sensibilização auditiva.
Para uma percepção sonora eficiente é fundamental que haja concentração para que se perceba não só os sons que acontecem dentro do nosso contexto visual, mas os sons que ocorrem longe do nosso campo de visão, provocados por pessoas, objetos e situações alheios à nossa vontade, e, sobretudo são necessários que se percebam também os sons que ocorrem no interior do nosso corpo produzido por contrações do aparelho digestivo, do zumbido do cérebro, das batidas do coração, dos movimentos peristálticos, etc. Todos estes movimentos produzem uma sinfonia interna que se passa despercebida, mas que acontece involuntariamente em nós.
A sonoridade acontece dentro e fora do nosso campo visual, em várias dimensões e em vários planos sobrepostos e este fenômeno forma a "paisagem sonora".
Uma paisagem sonora é constituída de três componentes. "Sons fundamentais" aqueles ouvidos continuamente por determinada sociedade. "Sinais sonoros" qualquer som para qual a atenção é particularmente direcionada e estão em contraste com os sons fundamentais. "Marco sonoro" refere-se ao som de uma comunidade e possui qualidades que o tornam especialmente notado pelo povo desta comunidade.
A evolução da humanidade fez com que a paisagem sonora natural fosse gradativamente se transformando em paisagens sonoras artificiais ou tecnológicas. Os sons naturais estão se tornando cada vez mais não-naturais e substituídos por sons feitos à máquina. A Revolução Industrial contribuiu decisivamente para esta transformação. E também durante a década de 70, com a intensificação do tráfego das metrópoles e o surgimento do "heavy metal" surgiu à poluição sonora, fato preocupante, então um grupo de pesquisadores se reuniram para encontrar formas práticas de organizar o som no espaço ou ambiente e dar um nome a esta organização, "Paisagem Sonora" projeto do qual participaram vários estudiosos de várias áreas com o objetivo de fazer um levantamento das diversas paisagens sonoras através do mundo e da história e desenvolver um projeto acústico para a humanidade.
A paisagem sonora mundial deve ser considerada uma imensa composição musical soando incessantemente à nossa volta. Somos simultaneamente seu público, seus executantes, e seus compositores. A ecologia sonora compõe-se de inúmeros tipos de sons: agradáveis, desagradáveis, ruidosos, alegres, tristes, etc. Entretanto ela mostra-se subjetiva, no sentido de que a sua definição é resultante da experiência individual de cada um.
Este trabalho sobre Ecologia Sonora apresenta a paisagem da seguinte forma:
Paisagem sonora natural: formada pelos sons provenientes da natureza como o: vento, chuva, ondas do mar, cachoeira, trovão, e animais da selva, do fundo mar etc.
Paisagem sonora humana: formada pelos sons produzidos pelo homem voluntária ou involuntariamente: choro, riso, grito, fala, canto, palmas, e os sons internos do corpo humano.
Paisagem sonora tecnológica: formada pelos sons dos instrumentos tecnológicos inventados pelo homem como: carro, moto, avião, trem, sirene, telefone, auto-falante, sino, música eletrônica, etc.
Objetivos: - Promover uma experiência de construção de paisagens sonoras com vozes.
- Desenvolver nos alunos a capacidade de sensibilizar-se para observar e compreender os sons e sua importância na construção de diferentes paisagens sonoras.
Conteúdo: - Paisagens sonoras humana, natural e tecnológica.
Estratégias: - Conversa com os alunos envolvidos no processo sobre os diferentes tipos de sons que permeiam o nosso cotidiano.
. - Explanação sobre os diferentes tipos de paisagens sonoras.
-Caracterização dos diferentes tipos de paisagens através de imitação feitas pelos próprios alunos.
- Produção de um vídeo com as imitações dos alunos.
Os alunos participaram ouvindo, perguntando, emitindo opiniões e principalmente nas imitações ou construções das paisagens sonoras.
O vídeo deverá ser socializado com os alunos para que os mesmos possam apreciar suas produções sonoras.
A percepção sonora é algo que se inicia quando o indivíduo ainda está no útero materno e desenvolve-se ao longo da vida, por isto compreende-se que é um fenômeno que precisa ser trabalhado na família e na escola desde os primeiros momentos da vida para que se possa desenvolver nos pequenos a capacidade e a habilidade de apreciar os sons, assim como aprender a identificá-los e a imitá-los, o indivíduo também deve compreender que cada som traz em seu bojo uma carga de significação, por isto pode-se dizer que assim como as palavras as paisagens sonoras são polissêmicas.
Este é um trabalho muito interessante à medida que pode despertar nos alunos a capacidade de imitar alguns sons e de apreciá-los como mais uma forma de se relacionar com os outros e com o meio.

REFERÊNCIAS
http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=paisagens+sonoras&rlz=1W1ADFA_pt-BR&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=iipsTKPLBIP-8AbM0s2hCw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDkQsAQwAw&biw=1259&bih=599 Acessado em 11 de Agosto de 2010

http://www.almaterraduo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=106 Acessa do em 11 de Agosto de 2010

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=220 Acessado em 11 de Agosto de 2010

http://www.nead.ufpr.br/Midias_Conteudo_Basico/modulo_radio/pdfs/ecologiasonora.pdf Acessado em 11 de Agosto de 2010

http://eueasmidias.pbworks.com/f/Ecologia+Sonora.pdf Acessado em 11 de Agosto de 2010