1- Conceitos de Paisagem e Espaços Culturais: A formação da Geografia Cultura e suas metodologias

O conceito de Paisagem surge primeiramente com o intuito de representar as formas do relevo para os geógrafos físicos, no entanto é na geografia humana que vamos buscar explicações para compreender as paisagens socialmente produzidas. Desta forma, a descrição da paisagem evidencia a variedade das formas associadas à atividades humanas, onde o parcelamento de terra agora não é mais em um aspectos naturalista de detalhes cartográficos que podem ser mensuráveis, mais sim de arcabouços históricos deixados em marcas construídas através da explorações agrícolas e lugares habitados ao longo de sua trajetória cultural.
Essa visão da realidade das paisagens são visíveis para os geógrafos que podem ser interpretadas através da percepção vivencia nos lugares, contudo podemos perceber que os símbolos estão atrelados a contextos culturais que muitas vezes são invisíveis aos olhos dos leigos.
Somente, em interpretações associativas podemos compreender que em uma paisagem de floresta que aprimore são inóspitas, há um conjunto de simbologismo que nos remetem a lembranças sem que ao menos tivéssemos vivido nesse lugar. Deste modo, a lembrança detalhada em paisagem cuida de se transferida a esta paisagem que configura a cultura dos diferentes lugares. Os lugares por sua vez ao transmitirem lembranças ao geógrafo tornam-o um crítico cultural da população responsável pela variedade infinita das paisagens.
Os geógrafos formados nas disciplinas do olhar ? que sabem passar da visão horizontal ou oblíqua do passante, sensível a tudo o que lhe chega ao olhar, à visão sintética oferecida pela percepção vertical ? são sempre reticentes quando lhes são propostas interpretações culturais: eles têm o sentimento de que as abordagens funcionais que aprenderam a desenvolver vão mais longe e permitem entrar mais profundamente na intimidade dos fatos sociais e na sua tradução espacial, DEMAGEON, et. apud. CORRÊA.

Desta forma, e fácil compreender o papel da paisagem para os geógrafos da geografia cultural dando um instrumento de interpretações simbólicas da paisagem culturalmente produzidas através dos tempos pelos fatos sociais que ali estão distribuídos.