É comum nos dias atuais , ouvirmos os pais dizerem aos filhos : no meu tempo não tinha isso . Ora claro que não tinha , os tempos mudaram , a sociedade mudou , as relações mudaram. Não quero dizer aqui que os filhos podem fazer o que quiser e ter total liberdade , não é isso , os valores devem ser mantidos , os limites estabelecidos , todo mundo tem que saber quem é quem , pai é pai , filho é filho , os país devem estabelecer os parâmetros , dentro da autoridade sem autoritarismo , educação , bons modos e respeito não caem de moda , pois são valores . O que anda faltando é dialética , é justamente definir esses limites , a serem respeitados e aceitos. Como professor e educador tenho assistidos a alguns fatos inquietantes , certa vez vi uma adolescente falando com a mãe , como se a mãe fosse a filha e a filha a mãe , quem é quem ? já vi um pai colocar o filho de castigo até o sábado e liberar na quinta para ir assistir um filme com o colega , quem já se viu isso? , o próprio pai quebrou o limite que ele estabeleceu , como vai haver respeito ? ou então o filho faz uma coisa errada e a mãe e o pai é que vão sofrer , o gurí vai se divertir e os pais ficam para resolver sozinhos o problema , como criar o senso de norma , dever e responsabilidade nesse futuro cidadão ?( se houver cidadão) .

Por outro lado devemos entender , que os jovens são dessa geração , claro , chegaram e encontraram o mundo aí como está , o celular , o computador , a liberdade , a balada , o traficante , a droga , o sexo livre e prematuro , a televisão , que invade a nossa casa a qualquer hora ,mostrando tudo a todos . Como ele vai distinguir e filtrar esse montão de coisas ? os país são esse "filtro" , tirar o que é bom do todo , ou então transformar o que pode ser ruím num exemplo a ser evitado . Não é fácil tal tarefa , mas quem disse que educar é fácil? é um "processo" , é toda hora , todo dia , toda semana , a vida toda. , pois se você não ganhar seu filho , o mundo ganha , o concorrente da rua tem uma vantagem enorme .Veja bem como age o traficante quando quer aliciar. Em tudo ele se mostra concebível , enquanto um pai procura dizer não em algo que é prejudicial , um aliciador sempre mostra permicividade, é sim pra tudo , dinheiro é fácil , fácil ganhar fácil gastar , o sexo e droga pode , andar de carro à toda , pode sim , racha na rua , isso também pode .Como tudo está aí , cabe a quem esclarecer que toda essa facilidade do "ter e do "prazer fácil" pode trazer conseqüência danosas a si e a sociedade ? como viver e conviver com tudo isso , saber "ter" , procurando "ser" . "Ter" , usufruir de tudo isso de forma compreensiva , medida e não desmedida , obter com os próprios esforços valorizando a conquista , saber o valor material , social e econômico , mesmo quando se ganha um celular por exemplo. "Ser" correto no uso e no direito de usar , observar o valor das coisas.

Enfim , ao invés de se dizer , no meu tempo não era assim , devia ? se dizer , olha vamos ter as "coisas , vamos viver as "coisas" , sabendo usar , fazendo o chamado "bom uso".O celular , sabendo usar é um bom aliado , o computador é uma excelente ferramenta educativa , quando bem utilizado , a balada , a festa , tudo se pode , quando , nos educamos para ter e usar as coisas , caso contrário nos tornamos viciados e vítimas do próprio vicío , conseqüentemente pagamos "caro" , nós , a família , a sociedade e o mundo em que vivemos.