Em Janeiro de 2005, foi lançado o atributo rel=”nofollow” para ser utilizado nos links  menos importantes como, os de comentários em blogs, links externos não confiáveis, política de privacidade, contato, imagens, página de login e etc. Dessa forma resultaria numa melhor distribuição de PageRank já que o Google não indexa links com esses atributos. Todavia, na feira de Search Marketing em Seattle, Matt Cutts lançou uma bomba sobre o atributo “no-follow” Segundo ele, o algoritmo do Google foi alterado, e adicionar o atributo “nofollow” nos links,  não poupará o PageRank para sobrar mais para os links que são “follow”.

Usando o exemplo que foi dado na conferência SMX Advanced, antes desta alteração, uma página que tivesse autoridade no valor de $10 para distribuir pelos links, e se tivesse 10 links na página, 5 com follow e 5 com nofollow, cada um dos 5 links follow passava $2, e os 5 links nofollow não passavam valor. Com esta alteração, os 5 links com “nofollow” continuam não passando valores, mas os 5 links com follow apenas passam $1, isto porque a página tem um total de 10 links. Ou seja, os outros $5, que antes eram “poupados” simplesmente desaparecem do mapa. Com essa mudança o PageRank de uma página será divido pelo total de links existentes nela, porém, apenas para os links que não possuem o atributo rel=”nofollow”.

Como essa notícia é recente e está gerando bastante dúvidas, críticas, o melhor a fazer é esperar para ver o que realmente vai acontecer.

Mas, para evitar surpresas desagradáveis, e para que esta alteração não cause um grande impacto no seu PageRank, reduza o número total de links por página.

Vincent Benedicto
Consultor SEO

Griff Art & Design