OTMIZAÇÃO DE LAYOUT, UM ESTUDO DE CASO SOBRE MELHORIA DE LAYOUT EM UMA EMPRESA DE HOME CENTER.

 

Francisco Tiago Araújo Barbosa,

 

1MBA, Gestão Financeira, Controladoria e auditoria, INOVAR CURSOS– C. Grande

e-mail:[email protected]

Resumo

As empresas cada a cada dia buscam diferenciais competitivos, na busca de melhorias de processos, assim sendo a solução de redução de custos e maior lucratividade, passando diariamente por experiências as quais agregam valores, as pessoas são mais exigentes, perdoam  menos os erros, e demorar em filas, é uma frase que não se passa nas mentes dos indivíduos, através de estudo se caso em uma Empresa de Home Center identificamos algumas anomalias que se mostravam como gargalos no processo de armazenamento de produtos, separação e expedição para o cliente final, procurou-se assim transformar as dificuldades diárias em oportunidades de melhorar o processo através de rearranjo físico, ou seja, mudar o layout, tornando o mesmo mais competitivo, reduzindo o custos.

Passam-se brevemente pela definição de arranjo físico ou layout, assim como das funções da empresa estudada para que se possa entender, quais mudanças e seus benefícios.

Palavras chaves: Melhoria de  Layout, Home Center, planejamento, arranjo físico.

Abstract

               The companies each every day seeking competitive advantages in the search for process improvements , so the cost-saving solution and greater profitability , passing daily through experiences which add value , people are more demanding , less forgiving mistakes , and take in rows, is a phrase that is not the case in the minds of individuals , through case study in a Home Center Company identified some anomalies that showed how bottlenecks in the process of storage products, separation and delivery to the end customer , an attempt was thus difficult to transform daily opportunities to improve the process through physical rearrangement , or change the layout , making it more competitive , reducing costs.

               Go briefly the definition of physical layout or arrangement, as well as the business functions studied so that we can understand what changes and benefits.

Introdução

Entende-se como arranjo físico a distribuição de estruturas ou materiais, instalações e equipamentos com ênfase especial na otimização, dessa forma procura-se apresentar no presente trabalho  a importância da otimização em um dos componentes da logística, o armazenamento e a movimentação, como diferencial em todas as fases dos processos na empresa estudada, passou-se pelas fases dos processos, especificando qual era e como se tornou os processos citados.

Tempo é dinheiro, sim essa afirmação se faz cada vez mais real na atual conjectura mundial, e são os diferencias logísticos que dão vantagens competitivas, otimizando os resultados não apenas de processos, mas de lucro e resultados satisfatórios, tanto para o cliente interno como o externo.

Trazendo assim informações para a empresa estudada, como contribuições simples, mas eficientes e eficazes de melhorarmos os resultados acima citados.

Layout: definição

Para se iniciar o trabalho deve-se entender a definição de layout, temos vários autores que tratam layout como arranjo físico, dessa forma aparecerá  ambas as denominações no trabalho abaixo. Procurou-se as definições que melhor se enquadrasse no contesto deste trabalho, segue:

Stevenson (2001) “considera que o arranjo físico é a configuração de departamentos, de centros de trabalho e de instalações e equipamentos, com ênfase especial na movimentação otimizada através do sistema, dos elementos aos quais se aplicam o trabalho”. (STEVENSON, 2001 apud PEINADO; GRAELM, 2007, p. 101).

Moreira (1998) “planejar o arranjo físico significa tomar decisões sobre a forma de como serão dispostos os centros de trabalho que ai devem permanecer”. (MOREIRA, 1998 apud PEINADO; GRAELM, 2007, p. 101).

Gather e Frazier (2001) “definir o arranjo físico significa planejar a localização de todos as maquinas, utilidades, estações de trabalho, áreas de atendimentos ao cliente, áreas de armazenamento de materiais, corredores, banheiros, refeitórios, bebedouros, divisões internas, escritórios e sala de computador e ainda os produtos de fluxo de materiais e de pessoas que circulam o prédio”. (GATHER;FRAZIER, 2001 apud PEINADO; GRAELM, 2007, p. 101).

Gurgel (2003), “em seu glossário de engenharia de produção, define arranjo físico como sendo a arte e a ciência de se converter os elementos complexos e inter-relacionados da organização da manufatura e facilidades físicas em uma estrutura capaz de atingir os objetivos da empresa pela otimização entre a geração de custos e a geração de lucros.” (GURGEL, 2003 apud PEINADO; GRAELM, 2007, p. 101).

                                Percebe-se pelas definições acima que arranjo físico, ou layout, é a distribuição racional de maquinas, espaço, pessoas, armazenagem, do processo produtivo de qualquer instituição que publica ou privada que vise a maximização das suas instalações e a “geração de lucros”, Gurgel (2003).

Procurou-se fazer uma analise das atividades envolvidas na empresa e sua correlação para se montar o layout que se beneficia todas as áreas envolvidas: Reposição, separação, carregamento, retira depois, retira no ato, piso

Reposição       

                          O trabalho de reabastecimento de loja estava com o tempo elevado devido a falta de organização operacional tinha-se em gondolas um produto e no seu aéreo estava outro item, dificultando tanto a reposição das gondolas quanto o reabastecimento do aéreo, que dentro de loja funciona como pulmão, reduzindo o tempo de abastecimento de gondola e diminuindo o tempo de espera e atendimento ao cliente.

                          Trabalhou-se a modelagem, ou seja, o que tínhamos exposto em gondola procurou-se expor no aéreo, diminuindo o tempo operacional, melhorando a parte estética de localização, reduzindo retrabalhos através do planejamento semanal da armazenagem em loja.

Separação       

                          O processo de separação será apresentado em todos os setores, dada sua importância no sistema operacional, no caso do setor de separação trata-se de separação para entrega em domicilio.

                          No setor os colaboradores através de um romaneio, separam as mercadorias por endereçamento, quando o produto não se encontra endereçado, erro operacional, o tempo de separação é elevado, já que exige a procura pelo item, aumentando os custos operacionais do processo.

                          Após os itens serem separados o produto segue para os boxes do setor e são conferido pelos conferentes da separação em seus respectivos boxes.

Carregamento

                          O carregamento é a etapa subsequente, onde após uma primeira conferencia feita pela separação é novamente conferido pelo setor do carregamento, tendo a certeza que os produtos estão corretos é feito o carregamento dos caminhões, uma nova conferencia pela segurança patrimonial e mais uma vez se os produtos estiverem de acordo com o romaneio, ou pedido do cliente, é tirado fotos e sua liberação.

Retira depois

                          Retira depois se trata do processo onde a retirada do item é feita pelo próprio cliente em um dia agendados respeitando o período estipulado pela empresa.

                          No processo temos a separação dos itens quando o cliente chega para retirar sua mercadoria, dentro do tempo estipulado pela a empresa, nesse momento os colaboradores separam os itens trazendo para o boxe do setor de retira, onde será conferido pelo conferente do setor e não sendo detectado nenhum erro a mercadoria é liberada.

Retira no ato da compra

                          Retira no ato da compra o cliente se dirige até a sala de recepção do deposito dando entrada na retirada de suas compras aguarda a separação dos itens da sua compra, mais uma vez observa-se a necessidade de se ter um arranjo físico, ou layout, organizado e endereçado para não perdermos tempo no processo de separação e consequentemente se aumentar o tempo de espera do nosso cliente final, após os itens serem separados pelos colaboradores responsáveis do setor de retira é colocado no box do setor e conferido pelo conferente do respectivo setor e após a conferencia do mesmo a segurança patrimonial confere novamente, só então após não ser constatada nenhuma irregularidade a mercadoria é liberada.

Piso

                          No setor de piso o layout esta sendo ajustado levando em consideração o giro, marca, e tipo de item, encontra-se com endereçamento satisfatório, sendo melhorado após as mudanças que estão acontecendo de forma gradativa como mencionado acima, o layout, organizado dessa forma economiza o tempo de movimentação das empilhadeiras dos setores citados acima, já que diminui a movimentação, ou seja gastos com energia, combustível e depreciação, encurta-se os espaços aumentando a eficiência operacional.

                          É importante se passar por uma breve explanação dos setores para ser mostrado a interdependência entre os mesmos e a nossa evolução através de mudanças em nosso layout, passa-se assim “pelos dois elementos básicos de qualquer projeto de layout: as relações entre as varias atividades e a necessidade de espaço para cada uma delas”.(RICHARD; JONH, 2012, p.21).

                          Procurou-se a implementação dos layouts dos depósitos sempre levando em consideração o menor tempo de movimentação nas mais diversas formas, seja na armazenagem ou na separação, com maquinas na movimentação ou com a movimentação sendo feitas por colaboradores auxiliados pelos instrumentos de movimentação manuais.

                          A proximidade entre os setores e suas necessidades foram levados em consideração para que “as instalações se ajustem o mais próximo possível do arranjo ideal”. (RICHARD; JONH, 2012, p.).

Mudanças no layout dos depósitos

                          As modificações foram feitas partindo do ponto de melhorias dos layouts dos depósitos para redução de tempo ocioso, melhoria na estética dos armazéns, melhoria na movimentação e da melhoria operacional.

                          Na loja como já citado anteriormente foi feito um trabalho de organização do aéreo e das gondolas, colocando os estoques dos itens que são levados diretamente para o caixa no aéreo sobre a exposição dos itens, ou seja se houver uma tomada exposta em uma gondola na rack e a mesma tiver estoque o mesmo estará sobre sua exposição em aéreo facilitando seu reabastecimento, localização, melhorando o tempo operacional, proporcionando segurança no acondicionamento dos produtos, segurança para os clientes, melhorando a estética na loja.

                          Foi disponibilizada uma rua no deposito para itens excedentes de loja, ou seja, itens que passam diretamente no caixa sem a necessidade de serem retirados pelo deposito.

                          As ruas do MEIA, deposito armazenagem, da empresa observada, foram feitas as mudanças no picking para facilitar a separação de produtos de auto giro semanais, ou seja, produtos que eram promovido semanalmente pela empresa, é enviado ao supervisor do local o cronograma semanal de promoções para que o mesmo possa montar o picking para semana posterior, facilitando assim a movimentação e separação dos produtos, foi criado um espaço para pisos promocionais, ou seja que estão promovidos durante a semana ou período em que tivermos estoque, diminuindo o percurso percorrido pelos colaboradores e facilitando a movimentação e separação dos itens manual o mecânica.

                          É importante lembrarmos que layout é a disposição física, de pessoas maquinas, equipamentos, para que assim se possa ter um arranjo físico, que maximize nossas operações. Levamos em consideração o fluxo e intensidade pela qual os setores como um todo leva para realizarem suas funções.

                          Armazenagem por tipo de item marca e giro também foi adotada, se tem assim a armazenagem por tipo, marca e giro nos prédios de forma vertical para maximizar os espaços e diminuir o tempo de operação na separação, reposição e armazenagem, melhorando a segurança operacional, estética, endereçamento, reduzindo custos de movimentação e tempo operacional, não deixando os itens dispersos procurando manter os itens endereçados para facilitar o processo como um todo.

                          Foram feitos ajustes ou rearranjos necessários para integrar de forma mais efetiva os setores, sendo levados em consideração sua proximidade “ajuste e distribua até entregar as condições de modificações e as características físicas”. (RICHARD; JONH, 2012, p.27)

Resultados.

                          Através da melhoria do  layout, seu reposicionamento, divisão por giro de produto, marca, por prédio, ouve a melhoria de todo o processo, a separação, retira no ato, retira depois, carregamento, reposição, armazenagem.

                          Foi melhorado o tempo de abastecimento da loja, em seus diversos aspectos, desde abastecimento das gondolas como o abastecimento do aéreo, já que os passos se completam, reduziram-se os custos na movimentações feitas por maquinas ou por indivíduos como suporte de maquinas manuais, a separação dos itens foi maximizada por estarem verticalizadas e a localização serem facilitadas, mesmo quando ocorrem erros operacionais, causando o não endereçamento dos itens, que antes estavam dispersos, a separação dos diferentes itens, mas da mesma marca, verticalizados, proporciona a redução da movimentação no armazém, redução do tempo de separação aumentando a eficácia dos processos reduzindo os custos, dando um diferencial operacional que nos da a redução dos custos logísticos convertidos em uma melhor estrutura nos nossos preços tornando a empresa mais competitiva no mercado, se procura a “otimização entre a geração de custos e a geração de lucros.” (GURGEL, 2003 apud PEINADO; GRAELM, 2007, p. 101).

As mudanças geraram mais competitividade, pela melhoria dos processos mais juntamente com a melhoria obteve-se um dos melhores resultados que foi a melhoria da satisfação dos colaboradores, Jurandir e Graelm (2007) citam a importância de se ter arranjos físicos que proporcionem bem esta aos colaboradores, as mudanças referidas “tornam o ambiente mais agradável” (JURANDIR;GRAELM, 2007, p. 101).

                          Obteve-se uma grande melhora na estética dos armazéns e da loja, o que também proporciona bem estar não só para os colaboradores mais para os próprios clientes, já que “as decisões de arranjo físico definem como a empresa vai produzir. O layout é a parte mais visível de qualquer organização”. (JURANDIR;GRAELM, 2007, p. 101). Sendo a parte mais visível das organizações é natural que um layout mal definido além de trazer prejuízos financeiros, também trazem prejuízos no bem estar de toda organização e de terceiros.

Referencias                                                                                                                 

MUTHER,R;WHEELER,J.D; planejamento Simplificado de Layout; tradução Edgar Toporcov. São Paulo: IMAM, 2012.

(______);planejamento Simplificado de Layout; tradução Edgar Toporcov. São Paulo: IMAM, 2012.

(______);planejamento Simplificado de Layout; tradução Edgar Toporcov. São Paulo: IMAM, 2012.

PEINATO, J; GRAEML ,L.R. Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007.

(______);Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007.

(______);Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007.

(______);Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007.

(______);Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007.

(______);Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007.