Muitos sites têm recorrido a serviços de modo a garantir clientela. Conhecido por de otimização de site, o serviço de SEO tem se abrangido e diversas empresas já oferecem esse tipo de consultoria. Otimização de websites e links patrocinados têm sustentado não só as empresas que prestam tais serviços, mas também servido de fonte de renda a muitos empresários e facilitado a vida de muitos consumidores.

Otimização de sites e links patrocinados geraram bilhões de dólares no mercado online. Tratam-se de propagandas pela internet ou algumas vezes chamadas de adwords, ou mesmo a boa colocação de uma empresa no Google através desses serviços. O mercado têm gerado tanto dinheiro pelo fato de associar à pesquisa feita por um indivíduo em um site de busca às empresas que vendem, comercializam, trocam, propõem negócios relacionados a busca feita. Como um exemplo, se a procura feita é através do nome de um remédio, aparecerão links de farmácias, laboratórios, industriais. É uma aliança que se faz ao se associar os elementos de buscas, com os resultados dessa pesquisa adicionando-se anúncios e sugestões.

A questão envolvida também é que a propaganda na internet trouxe uma grande parcela de pequenas e médias empresas, que antes não tinham condições financeiras de uma propaganda na mídia televisiva. Um link patrocinado muitas vezes custa pouco ao empresário que decide colocar sua empresa, os valores por clique mudam de acordo com os concorrentes e com o segmento. A proposta feita é que se paga somente se o link for acessado, o que garante ao menos ao empresário ter seu produto visto.

Quem quer mais destaque paga mais. O investimento em sites é algo que tem movimentado bastante o setor. Ações na Bolsa de Valores de empresas como sites de busca tomam cada vez mais espaço. Negócios como compras de mercadorias exclusivamente pela internet tem crescido. São os sites de compras coletivas, que também investem pesado em si mesmos para garantia de retorno.

Assim, mesmo que esteja bastante comum o uso da internet para diversos fins, um sinal claro de modernidade, não quer dizer que haja qualidade no mesmo. É preciso estar atento a muitas fraudes que sistemas e sites pregam nos consumidores. Por isso, um bom site, para ser requisitado por consumidores, deve agradar aos olhos dos mesmos. A contratação de um serviço que visa a isso se faz, portanto totalmente necessária.