Search Engine Optimization (SEO) é o processo feito para gerar tráfego através dos motores de busca. Tornou-se uma necessidade para web sites, pois 80% / 90% dos visitantes vêm de motores de busca. Classificações mais altas significam maior número de visitantes. O mesmo conceito aplica-se aos blogs. No entanto, muitos proprietários de blogs não estão conscientes das suas chances de serem mais visíveis na web, eles apenas os atualizam de vez em quando e somente isso. Considerando o grande número de blogs na web hoje, desde o blog pessoal para os blogs corporativos, todos os seus esforços irão para o lixo se não otimizá-lo.

Sim, os blogs podem ser otimizados também. Deve ser feito em benefício tanto dos seus leitores quanto aos motores de busca. Embora o processo seja bastante semelhante com a otimização de mecanismos de site de busca padrão, o processo é um pouco diferente. Aqui estão algumas dicas que você poderá fazer para começar:

Considere o layout

Não é aconselhável a utilização do template padrão oferecido pelo blog. Você não gostaria de encontrar  um amigo  em uma festa usando a mesma roupa, não é? A mesma coisa aplica-se aos blogs. Você pode contratar uma agência para fazer o trabalho para você. Se estiver com o orçamento apertado, você pode optar pelos modelos gratuitos oferecidos pelas empresas de web design e poderá personalizá-lo um pouco para torná-lo exclusivo.

Otimizar as Tags

Use a frase mais importante para o seu blog na tag de título do código fonte. Além disso, você precisará verificar o título de cada página. Isso as vezes é negligenciado.

Keywords (Palavras-chave)

Utilize sempre palavras-chave e categorias nos títulos do seu blog. É permitido utilizar várias categorias em uma página se for o caso.

RSS Feed

Se possível tenha um botão de inscrição para RSS disponível em seu blog. Isso seria mais conveniente aos seus leitores porque irá publicar as atualizações mais recentes de seus trabalhos.


Use seu e-mail

Existem pessoas que não estão familiarizadas com os feeds RSS, tenha um diferencial extra e ofereça-lhes algo a mais com os mesmos benefícios. Quero dizer que é possível ter o seu blog através de e-mail. Existem ferramentas gratuitas disponíveis para isso.

Resumo

Um resumo sobre a postagem no blog é enviada através do feed RSS. Certifique-se que seja atraente o suficiente para fazer com que os seus leitores cliquem no botão “mais” para ler todo o artigo, portanto deverá ser algo interessante.

Verifique seu CSS

É comum que os blogs venham com uma enorme quantidade de CSS ou Cascading Style Sheets. A solução para isso é colocá-lo em um arquivo CSS externo para evitar a desordem na página principal.

Links  relevantes

Ao inserir links para outros sites / blogs ou até mesmo colocar links internos, certifique-se que a palavra-chave do link seja altamente relevante. Lembre-se que é sempre melhor usar palavras-chave ao invés de "clique aqui" ou "mais". Isso beneficiará a indexação do seu blog nos motores de busca.

Mantenhas seus posts relacionados

Se os posts do seu blog é de algum modo ligado aos posts anteriores, vincule uns aos outros. A idéia é que se o leitor estiver interessado em um determinado tópico, então ele provavelmente também poderá se interessar por um conteúdo diferente com o mesmo assunto. Você poderá utilizar um plugin de Posts Relacionados para isso.

Compra de domínio

Todos nós sabemos que empresas de hospedagem de blogs ficam no ar durante um determinado tempo. Uma vez que se fecham, seu blog também será fechado. Se isso acontecer, como seus fieis leitores irão encontrá-lo? Ou se houver uma mudança no domínio do seu blog, ele certamente irá afetar o seu ranking.

No caso de ter recursos limitados e só poder optar por empresas de hospedagem gratuitas, procure por aqueles que se oferecem para mostrar seu próprio domínio ao invés vez de exibir os deles como Wordpress e Blogger.


Utilização de URLs apropriadas

É sempre uma má idéia utilizar URLs dinâmicos seja em sites ou blogs. Você deve sempre aproveitar qualquer chance que tiver para utilizar as palavras-chave. Exemplo, ao invés de usar "www.site.com.br/?123", você pode considerar "www.site.com.br/blog-post-palavra-chave".
Caso não seja possível, crie URLs amigáveis com o mod_rewrite.

Boa navegação

Se o seu blog é apenas a parte de um site e não é o suficiente para tem um link apontando para a página principal do seu blog. Use a barra lateral para distribuir seus novos posts para que os visitantes do site fiquem interessados em seus artigos ao verem os títulos.

Carregando a página rapidamente

A quantidade de tempo necessária para uma página carregar depende do seu host. Há alguns blogs que levam cerca de meio minuto apenas a partir do trecho de feed RSS para o artigo completo. Você pode perder uma grande quantidade de leitores apenas por este motivo.

Moderação de comentários

Spammers estão por toda parte, eles sempre encontram uma forma de abuso dentro do seu blog, colocando comentários sem sentido com links indo para outroa sites. É irritante e também pode afetar o seu ranking nos motores de busca. Existem várias ferramentas on-line de moderação disponíveis que você pode utilizar para evitar esses tipos de comentários e spam.

Não basta apenas criar um blog para compartilhar informações ou provar que você sabe muito sobre um determinado assunto. Não se preocupe com o número de leitores que seu blog tem, comece a otimiza-lo agora e verá grandes mudanças nos próximos meses.