Muita gente estava ansiosa para assistir ao Oscar, que foi ao ar no domingo passado (dia 22 de fevereiro). 

A festa foi apresentada pelo legen- wait for it -dary Neil Patrick Harris (que também fez uma ponta no filme Garota Exemplar, um dos concorrentes na noite). 

Com piadas estilo "tiozão de churrasco" o ator conseguiu empolgar e arrancar risos da maioria dos convidados. 

O evento foi particularmente marcado por discursos em prol da igualdade. Teve Patricia Arquette sendo aplaudida por Meryl Streep após defender os direitos das mulheres. Algumas atrizes revoltadas com as perguntas machistas dos repórteres (porque eles nunca se tocam das coisas ridículas que perguntam). E até um comentário aparentemente xenofóbico do ator Sean Penn. 

Como de costume o In Memorian, homenageado todos os atores, diretores, roteiristas que faleceram. E claro, os shows. Com a - não mais extravagante - Lady Gaga, John Legend e outros. 

Como era de se esperar Birdman levou o prêmio de Melhor Filme. Eddie Redmayne levou o Oscar de Melhor Ator. Juliane Moore o de melhor atriz. O único que não levou nada foi Boyhood. Doze anos de filmagem não foram o suficiente para convencer a Academia. 

Novamente Leonardo DiCaprio ficou de fora. Acredito que até da festa já que em nenhum momento foi mostrado se ele estava lá ou não. 

A premiação, como de costume, não inovou em nada. Escolheu os 'mesmos de sempre', esnobou os negros de qualquer indicação (com exceção de Selma, que mesmo assim não levou nenhum prêmio importante) e apostou em um filme nada original. 

Muitos já tem conhecimento de algumas injustiças cometidas pelo Oscar ao longo dos anos. Um exemplo: Paltrow ganhando Oscar ao invés da maravilhosa Fernanda Montenegro. Outro exemplo? Leonardo DiCaprio não ter ganhado nenhum Oscar até hoje. 

Há quem só assista filmes que ganharam Oscar. Também aqueles que nunca assistiram os filmes do Oscar. E aqueles que assistem de tudo, mas odeiam premiações tipo o Oscar. 

Agora é esperar o Oscar do ano que vem e torcer para não ter mais Birdmans até lá.