OS VERDADEIROS DESAFIOS DE SER PROFESSOR

NO FINAL DO ANO DE 2012, AINDA ME ACOSTUMANDO COM A ROTINA EM UMA ESCOLA ESTADUAL PARA A QUAL FUI RECENTEMENTE NOMEADA, OUVI DIVERSAS MANIFESTAÇÕES POSITIVAS DE PAIS E CONHECIDOS SOBRE MINHA PROFISSÃO. É CLARO QUE FIQUEI FELIZ, PORQUE ME SENTI, DE CERTA FORMA, RECONHECIDA PELO MEU ESFORÇO EM AJUDAR A CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MELHOR.

MAS, NA VERDADE, ISSO TAMBÉM ME DEIXAVA ANSIOSA AO OUVIR ESSAS PESSOAS, JÁ QUE TODOS OS COMENTÁRIOS SE REDUZIAM AO FATO DE O PROFESSOR LIDAR COM VÁRIAS CRIANÇAS NUM AMBIENTE TÃO PEQUENO COMO UMA SALA DE AULA.

POIS BEM, AQUI ESTÁ A CHANCE DE EU ESCLARECER, EM NOME DE MEUS QUERIDOS COLEGAS DE PROFISSÃO, DIVERSOS OUTROS PROBLEMAS E DESAFIOS QUE TORNAM NOSSA ROTINA UMA VERDADEIRA ODISSÉIA.

A PRIMEIRA QUESTÃO NÃO É TÃO DESCONHECIDA ASSIM – SALÁRIO. QUANDO UM PROFESSOR RECLAMA DO SALÁRIO QUE GANHA, NÃO É RARO OUVIR GENTE DIZENDO QUE RECLAMA DE BARRIGA CHEIA, MAS O FATO É QUE SOMOS, NA GRANDE MAIORIA, PESSOAS COM ENSINO SUPERIOR, NUMA PROFISSÃO DE GRANDE RELEVÂNCIA SOCIAL, DISSE RELEVÂNCIA SOCIAL, O QUE, INFELIZMENTE, NÃO SIGNIFICA PRESTÍGIO. O FATO É QUE SE COMPARARMOS NOSSA REMUNERAÇAO COM A DE OUTROS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR, O SALÁRIO NÃO COSTUMA CHEGAR NEM MESMO A METADE, ALÉM DISSO, TEMOS QUE NOS APERFEIÇOAR CONSTANTEMENTE SE QUISERMOS QUE NOSSO SALÁRIO AUMENTE ALGUNS REAIS.

OUTRA QUESTAO – GREVES. CONSTANTEMENTE VEMOS CATEGORIAS PROFISSIONAIS FAZENDO GREVES E GRANDES MOVIMENTOS SOCIAIS. O FATO É QUE PROFESSORES SÃO, DE CERTA FORMA, PUNIDOS SE O FAZEM. COMO A LDB ESTABELECE O MÍNIMO DE 200 DIAS LETIVOS DE AULAS NO ANO, SE O PROFESSOR QUISER SE MANIFESTAR NA BUSCA POR MELHORIAS SALARIAIS, VAI TER QUE RECUPERAR ESSE DIA ATÉ O FINAL DO ANO.

A SOCIEDADE TEM NOS COLOCADO CADA VEZ MAIS DESAFIOS, MAS UM DOS PRINCIPAIS DELES É A INVERSÃO DE VALORES QUE NOS LEVA A UM CAMINHO SEM VOLTA. O PROFESSOR PERDE SUA AUTORIDADE PARA A POPULARIZAÇÃO DE COMPORTAMENTOS DISSEMINADOS PELA MÍDIA. ALÉM DA EXCESSIVA DIVULGAÇÃO DAS LEIS QUE ENALTECEM OS DIREITOS DE TODO O CIDADÃO, MAS QUE NA VERDADE, MINIMIZAM OS DEVERES, O QUE NOS TORNA CADA VEZ MAIS IMPOTENTES EM NOSSA MISSÃO.

O FATO DE PAIS E MÃES ESTAREM CADA VEZ MAIS DEDICADOS AO TRABALHO, NA BUSCA POR UMA VIDA MELHOR, OU DE MAIS CONFORTO, FAZ COM QUE MUITAS VEZES, NÃO TENHAMOS A QUEM RECORRER, QUANDO UM ALUNO PRECISA DE AJUDA DA FAMÍLIA, QUE É A BASE DE TODO O CIDADÃO. CADA VEZ MAIS OS PROFESSORES TEM SE TORNADO UM REFERENCIAL DE FAMÍLIA, DANDO O CONSELHO E A ATENÇÃO QUE ALGUNS PAIS NÃO OS DÃO, SEJA POR SUA FALTA DE TEMPO OU POR INVERSÃO DAS PRIORIDADES.

DA MANEIRA COMO ESTES DESAFIOS SÃO COLOCADOS NA VIDA DE TODO O PROFESSOR, NÃO ME ADMIRA QUE O GOVERNO PRECISE CRIAR CAMPANHAS DE INCENTIVO AO MAGISTÉRIO PARA QUE TENHAMOS PROFESSORES NO FUTURO.

MUITO TRISTE SABER QUE OS ALUNOS QUE SE DESTACAM EM SALA DE AULA, RARAMENTE VÃO ESCOLHER SER PROFESSORES. SE OS SALÁRIOS FOSSEM ATRATIVOS ATÉ NOSSO PRESTÍGIO VOLTARIA E TERÍAMOS EXCELENTES ALUNOS ESCOLHENDO ESSA PROFISSÃO, FAZENDO DO BRASIL, O PAÍS QUE SONHAMOS.