Os ventos e o planejamento das cidades

 

Qual a importância dos ventos para o planejamento das cidades?

 

            Os ventos sopram em várias direções. Em nosso planeta, em várias localidades o vento sopra mais freqüentemente em uma direção do que em outras. O vento que sopra nessa direção recebe o nome de vento predominante ou vento prevalecente.

 

            Qual a importância disso para o planejamento de cidades?

 

            Sabendo-se o vento predominante de um local em que deve-se instalar uma cidade, por exemplo, pode-se decidir o local mais adequado para a instalação de indústrias, lixões, aeroportos.

 

            A região industrial deve-se situar em um local em que os ventos predominantes carreguem o cheiro e os poluentes emitidos pelas chaminés para locais distantes da cidade (Figura 1). Caso não se leve em consideração o vento, pode-se implantar um pólo industrial em um local em que os ventos predominantes levarão o mal cheiro e os poluentes diretamente para as partes residências da cidade. O mesmo exemplo serve para os lixões.


Figura 1. Indústrias emitindo poluição. Antes de instalá-las em um certo local deve-se conhecer a direção predominante do vento na região que receberá a(s) indústria(s).

Fonte da foto: http://ecojunk.files.wordpress.com/

 

            Para aeroportos deve-se atentar para posicioná-los de forma que o vento facilite o pouso e a decolagem das aeronaves. Assim, se o vento predominante é da direção norte-sul, a pista de vôo deve ser construída nesse sentido e direção. Do contrário, aumenta-se os riscos de acidentes durante o pouso e decolagem de aviões.

 

            Embora muitas vezes não notemos a importância dos ventos, os exemplos acima, fornecem uma noção da importância deles, por exemplo, para o planejamento das cidades.

 

Preparado a partir de:

 

AHRENS, C.D. Essentials of Meteorology: an invitation to the atmosphere. Londres: Cengage Learning, 2000. 454p.