PLANILHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO III ? PEDAGOGIA
Nome do (a) aluno(a): Elaine Aparecida de Sousa
Instituição de Ensino / Local do Estágio:
Centro de Educação Infantil Primeiros Passos
Município: Santo Antônio do Monte Estado: MG
Ano/Turno de Estágio e Gestor responsável que será acompanhado pelo estagiário:
2010 ? 2º turno ? Nanete de Araújos Santos
Apresentação do planejamento (Projeto de Ação Gestora a ser desenvolvido pelo estagiário)

Título do projeto institucional: Os valores na escola.

Autora: Elaine Aparecida de Sousa

Justificativa
O gestor é o principal mediador desses valores, portanto o primordial para iniciar um trabalho onde irá atingir os diversos cantos da escola. Neste projeto o gestor promove o resgate dos valores na escola. Os valores são enriquecidos de aprendizagem e com eles podemos trabalhar a interdiciplinaridade. O convívio é importante diante a bagagem dos alunos e total equipe. O valor humano tem que ser demonstrado e ser vivido por cada um dentro de uma reflexiva interação e através de estímulos. O bom gestor se
torna um bom gestor quando possui uma visão pedagógica em todas as suas ações, um olhar pedagógico e uma interação com a mesma, ele se intera de projetos pedagógicos, ele se valoriza com os projetos que são aplicados desde o gestor até o aluno.





Objetivos Gerais

 Mostrar a importância de se ter valores e trabalhá-los na escola.
 Para a direção e a coordenação pedagógica: Iniciar reuniões pedagógicas onde possam discutir por onde começar o trabalho de incorporar valores na instituição.
 Para os professores: Planejar e coordenar propostas para que os alunos sejam imersos nestes valores e entendam cada um como necessidade de tê-los.
 Para os funcionários: Irão ajudar a demonstrar os valores e aplicá-los dentro do convívio escolar.
 Para a comunidade: Ajudar com a inserção dos mesmos valores dentro de suas famílias e casas elevando o índice na escola.

Objetivos específicos
 Investigar e expor resultados encontrados na primeira etapa.
 Na segunda etapa analisar as respostas da primeira etapa e propor uma gestão coletiva para organizar atividades sobre os valores a serem trabalhados.
 Ainda na segunda etapa realizar momentos informativos afim de levar o conhecimento de valores, de sua importância na escola, família e sociedade. Fazer uma palestra envolvendo teatro onde se fala sobre a importância de ter os valores bem distintos em nós mesmos.
 Fazer plaquinhas sobre cada valor estudado e adquirido para lembrarmos uns aos outros sobre o respeito, a disciplina, a diversidade, entre tantos...
 Receber as propostas dos envolvidos no tema para um crescimento do projeto.
 Fotografar os ambientes afim de reproduzi-los destacando a compreensão do tema.
 Confeccionar murais destacando o concreto da questão informativa na escola sobre os valores.
 Montar um livro com gravuras informativas afim de que todos tenham acesso e vejam a importância de seguir os valores na escola.
 Motivar a construção destes valores ? Amor ao próximo, respeito, disciplina e os demais que serão aguçados no decorrer do projeto.

Fundamentação teórica
A criança traz para a escola valores de seu convívio e adquiri novos valores próprios, isso faz com que ela deixe a bagagem de vida para traz e passe e viver os valores que a escola impõe, mas como um todo corpo docente e institucional devemos resgatar os mesmos valores para que esta criança não se evada, ou seja excluída do meio. O projeto enfatizou a importância de resgatar os valores culturais, sociais e demais construídos pela criança antes, durante e conseqüentemente no presente momento. A riqueza humana se ultrapassa ao entrar em contato com a riqueza de recursos disponíveis ao meio em que ela aprende, socializa e se adapta.

Metodologia

 Equipe e comunidade: Compartilhamento e comunicação do projeto para toda a comunidade educativa: professores, funcionários, alunos e pais.

 1ª etapa Levantamento de propostas e materiais: Faça uma pesquisa com professores, funcionários e alunos para servir de base ao projeto sobre a importância de se trabalhar os valores na escola. Se já são realizadas atividades na escola sobre os valores, há a intencionalidade educativa nelas? A equipe faz um planejamento nesse sentido? Há brinquedos, jogos e materiais que promovam a interação? Livros e revistas estão disponíveis aos alunos? Existem lugares aconchegantes? A equipe tem acesso a materiais teóricos e práticos sobre os valores na escola? O corpo docente recebe uma formação específica nessa área? Todos motivam e trabalham estes valores na escola? Tabule o resultado e deixe exposto em um mural no pátio e na sala dos professores.

 2ª etapa Divisão de tarefas: Reúna professores, funcionários e alunos para analisar as respostas e, com base nelas, proponham a gestão coletiva do tema Os valores na escola. Sugira a formação de pequenos grupos para organizar e monitorar algumas atividades. É possível toda a equipe contribuir destacando os valores mesmo entre toda a equipe e a comunidade, assim exemplificando os valores.
 Professores: Organizar um rodízio para planejar o uso do pátio ao longo da semana. Por exemplo: na segunda-feira, um fica responsável por oferecer uma atividade informativa sobre um valor que deve ser trabalhado muito, que é o amor ao próximo; na terça, outra organização a confecção de plaquinhas sobre os valores na escola e por aí adiante. Eles também devem conversar com os alunos para saber dos interesses, registrarem o intervalo (com fotos, vídeos ou relatos) e identificar possibilidades de mudanças a fim de tornar o conhecimento deles mais informativo.
 Funcionários: Manter o espaço em condições de uso, partilhar brincadeiras, informações, se organizarem para demonstrarem sempre e não somente na execução do projeto a intencionalidade de estarmos sempre em dia com os valores na escola.
 Alunos: Apresentar propostas de atividades e assumir responsabilidades em relação à conscientização e conhecimento dos valores adquiridos. Se houver música na hora do recreio, é preciso definir quem tomará conta do som e escolherá a trilha sonora. 3ª etapa Intervenções no espaço Fotografe os ambientes onde há relação com o valor da disciplina, do amor ao próximo e do respeito e faça cópias em preto e branco. Monte com elas um mural e incentive a participação de todos, dando opinião sobre possíveis interferências. Eles podem desenhar com lápis e canetas coloridas e escrever sobre as folhas.

 3º etapa: Algumas sugestões para:
 Corredores: Murais produzidos pelos alunos com diversos tipos de colagem, fotografias e desenhos.
 Parque: As crianças sempre utilizaram em filas respeitando a vez do próximo.
 Pátio: Haverá ao invés das tradicionais placas de trânsito, placas sobre o que pode e o que não pode para se conservar o amor entre todos.
 4ª etapa: Comunicação e divulgação Informe os familiares sobre o projeto nas reuniões de pais e por meio de bilhetes. Painéis de fotos na entrada da escola são instrumentos de troca valiosos. Convide pais e avós para participar do intervalo. Eles serão bem-vindos para socializar auditórios e atividades de conhecimento sobre: Os valores na escola.

Avaliação

Converse com os professores, leia os relatórios e observe se há conscientização de valores entre os alunos e equipe. Bem envolvidos com a proposta, a diversidade e a qualidade, são indicadores de bom andamento do projeto.

Referencias bibliográficas
LUTERANA DO BRASIL, Universidade, obra coletiva organizada pela Universidade Luterana do Brasil. Gestão, Planejamento e Políticas públicas [obra]. Curitiba: Ibpex, 2008. 157 p.: Il
SOUSA RODRIGUES, MARIA DO SOCORRO, Cinco minutos de valores humanos para a escola, disponível em http://www.cincominutos.org/, apoio em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=19 Acessado em 19/11/2010.
SANTOS, WLADEMIR DOS; FREIRE, PAULO, Paulo Freire ao vivo, 2ª Edição: maio de 2003, Edições Loyola, São Paulo, 13 p.