“OS TRÊS VALENTES DO REI”

 

Pr. Alexandre Augusto

Redigida em 24/07/2009

Igreja do Evangelho Quadrangular

www.pralexandreaugusto.wordpress.com

Itajubá/MG

 

 

ESTA MENSAGEM VAI TRANSFORMAR E IMPACTAR A SUA VIDA. ACREDITE!!!!!!!

 

 

II Samuel 23:13-17

13. Também três dos trinta chefes desceram, e no tempo da sega foram a Davi, à caverna de Adulão; e a multidão dos filisteus acampara no vale de Refaim. (Vale dos gigantes).

14. Davi estava então num lugar forte, e a guarnição dos filisteus em Belém.

15. E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!

16. Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR.

17. E disse: Guarda-me, ó SENHOR, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos.

 

 

Ø      INTRODUÇÃO

                Sempre quando tenho que levar uma mensagem para as ovelhas a mim confiadas, fico preocupado. Mas esta preocupação é em ser fiel naquilo que o Senhor falar, pois tenho uma grande reverência em ser aquele que ministrará a palavra. E a bem da verdade, eu começo uma luta espiritual para ter a total convicção daquilo que o Senhor irá me dar para alimentar as ovelhas.

                Assim foi com esta mensagem, como sempre tem sido, e acredite meu amado leitor, sempre que ministro a palavra, tenho um “friozinho” na barriga, e isso na igreja que pastoreio. Então pedi a Jeová que me livrasse desse “friozinho”, mas Ele disse que não, pois isso é o que sempre me lembraria da responsabilidade de pregar. E o dia que esse “friozinho” parasse, eu não mais seria o mesmo, pois esta situação representa para mim a dependência de D’us de se ministrar uma mensagem que não é minha, mas é do Senhor. Por isso eu não concordo em pregadores que estipulam preços para ministrarem uma coisa que ganharam de graça, e ainda assim não os pertence.

                Quero que esta mensagem os ajude a crescer na presença do Senhor, e assim serem abençoados, por isso creia que a palavra de D’us é a verdade que liberta e prospera em todas as áreas de nossas vidas.

                Quero nesta mensagem falar de três homens que são indispensáveis em nossas vidas, e que devem estar dentro de cada cristão. Os três valentes que precisamos ter para que nas horas em que a sede de beber da água pura de Beit-Lechem, ou Belém, que significa “casa do pão”, chegar, possamos saciá-la. Então abra o seu coração e deixe a água pura do trono de D’us matar sua sede, pois essa palavra irá mudar a sua vida e suas atitudes.

 

Ø      QUEM ERA O REI DAVI?

                "A carruagem celestial consistia de três rodas - Avraham, Yitzhak e Yaacov. O santo, bendito é ele, adicionou-lhe o rei David, como a quarta roda, e a carruagem celestial assim se completou..." (do Zohar, o livro do esplendor)

Quem foi maior que o rei David, pergunta o Zohar? Líder carismático, valente guerreiro com coração de leão, amigo leal, teve a vida marcada por inabalável fé em D'us. Lutou e venceu muitas guerras, tanto militares como pessoais. De simples pastor, tornou-se o maior rei na história do Povo de Israel, fundando a única dinastia judaica real legítima.

No entanto, não foi como guerreiro e nem mesmo como rei que David conquistou o coração de nosso povo e inspirou grande parte da humanidade. David é celebrado, acima de tudo, pelos Salmos que compôs.

É lembrado por todo o sempre como o "doce poeta de Israel".

Maior monarca na história judaica, líder justo e inteiramente devotado a seu povo, David foi, acima de tudo, um homem da mais profunda fé, responsável por abrir as portas do arrependimento para todas as gerações futuras.

Um dos "Sete pastores" do povo judeu, o rei David alcançou o ápice da grandeza espiritual e o Zohar o equipara aos três Patriarcas por ter sido, como eles, um homem que dedicou sua vida a servir a D'us.

Guerreiro poderoso e invencível, David consolidou as 12 tribos de Israel em uma única nação, forte e unida. Derrotou seus inimigos, transformando-a em uma terra segura e próspera, que legou de herança a seu filho, o rei Salomão. David deixou a todos os judeus e a toda a humanidade, um legado de fé e coragem, bem como a dinastia real de Israel da qual viria o Mashiach, escreveu mais da metade do sefer Tehilim, Livro dos Salmos.

                Este tão valoroso homem de Deus foi terrivelmente perseguido pelo primeiro rei de Israel chamado Saul, por cerca de dez anos, tendo que fugir para não morrer, embora se quisesse poderia ter matado a Saul. E já não mais suportando tal perseguição, Davi foge para uma cadeia de cavernas (leia a mensagem SAINDO DA CAVERNA) e se refugia na caverna de Adulão que significa “justiça do povo”. Sempre vejo que o meu D’us parece brincar com as palavras, pois é bem verdade que muitas vezes queremos nos esconder em uma caverna, pois muitos são os problemas e lutas, assim nossos intelectos buscam um lugar que se faça a JUSTIÇA DO POVO.

                Davi chega naquele lugar todo desanimado, cansado, cabisbaixo e desmotivado a continuar, mas no fundo de seu coração ele sabia que uma unção lhe foi dado pelo profeta Samuel. Ali fica “o amado de D’us”, e ao passar dos dias, começa a chegar muitas pessoas, e segundo a bíblia cerca de 400 homens, fora mulheres crianças e idosos, que se formos contabilizar, seria aproximadamente cerca de 1.500 pessoas, era muita gente, mas o pior que era um monte de gente falida, desgostosos, endividados, entristecidos, buscando em um homem cansado, a esperança de uma vida melhor, dentro da caverna de Adulão.

                Davi não desapontou a D’us, fugindo de uma unção que outrora tinha recebido a unção de ser rei de um povo, e a bíblia diz que Davi se fez chefe daquele povo. Acho isso lindo, pois hoje muitos querem ser pastores somente em grandes igrejas, pastores de uma multidão de empresários, mas Davi não “fugiu da raia”, aceitou ser pastor de um monte de desgostosos e endividados.

                Davi então levanta a moral daquele povo. Davi dá amor a eles e os trata com respeito, e dali surge um povo fiel e corajoso, e dali se levantaram os valentes de Davi, mais precisamente desses valentes trinta homens se destacaram, e dentre esses trinta, três mereceram destaque maior. Foram eles JOSEBE BASSEBETE, ELEAZAR e SAMÁ.

 

Ø      O POÇO DE BELÉM

                Davi era filho de Jessé, e natural de Beit Lechem, ou Belém, e também lemos que Davi foi pastor de ovelhas, tendo que por várias vezes de sair de sua casa conduzindo o rebanho à procura de um bom pasto, isso me mostra que Davi conhecia muito bem as terras de Belém, cidade que ficava a 777 metros de altitude. Seu nome em hebraico significa “casa do pão”. Situa-se a cerca de 10 quilômetros a sudoeste de Jerusalém. Possui cerca de 12.000 habitantes. Nos tempos de Jesus, a cidade de Belém pertencia à região da Judéia. A cidade fica no alto de uma colina, parecendo uma fortaleza natural.

Em Belém, Rute uma moabita, (nora de Noemi) se encontrou com Boaz, casou-se e teve Obede, que gerou a Jessé, que gerou a Davi. Dos tempos de Boaz até o tempo de do nascimento de Jesus, BELÉM foi uma aldeia muito pequena. E ainda hoje, os campos de Belém conservam a mesma fertilidade e exuberância da Antigüidade.

                Essa era a cidade que Davi nasceu e cresceu, mas, porém agora já há muito tempo fugindo da perseguição do rei Saul, ele sente saudades de sua terra natal, e sentindo muita saudade, Davi expressa este sentimento dizendo que estava com muita vontade de beber da água de uma fonte que ficava na entrada da sua cidade natal, uma água que não era como as outras, mas tinha em sua composição um gosto suave e refrescante, especial e inigualável. Creio que por muitas vezes Davi passava por ali e saciava sua sede nas águas daquela fonte, que era refrescante e também dava as ovelhas. Davi só não sabia que naquele momento três de seus valentes estavam ouvindo suas palavras, e juntos decidiram ir buscar das águas que Davi queria beber. Isso é nada mais nada menos do que magnífico. Nós pastores procuramos alguns valentes que se prontifiquem a nos ajudarem na seara, Homens e Mulheres que se ponham a realizarem nossos desejos, pois só um liderado fiel, poderá ser um líder fiel.

 

Ø      A BUSCA PELA ÁGUA DE BELEM

                Naquele tempo os filisteus, inimigos naturais do povo de Israel, estavam em Belém, pois haviam tomado a cidade e sendo aquela cidade uma colina, ou como vimos acima uma fortaleza natural, ficava quase impossível adentrar naquele lugar.

                Então os três valentes, Josebe Bassebete, Eleazar e Samá, ao ouvirem um um desejo de seu rei, eles logos olham um para o outro e resolvem ir até Beit Lechem, e decidem arriscarem suas vidas para trazerem água fresca para o rei. Assim eles partem e depois de algum tempo, antes mesmo que o próprio rei pudesse dar falta de seus amigos leais, eles voltam e trazem a água da fonte de Belém.

                Fico a imaginar a coragem e a felicidade daqueles homens, no caminho a Belém, onde diziam um ao outro: “Nosso rei merece. Vamos, pois traremos a água”.

                Eu não sei como eles conseguiram, mais sei que conseguiram. Não consigo imaginar qual estratégia eles usaram para não serem pegos e mortos pelos filisteus, mas de uma coisa eu tenho certeza, D’us estava com eles, e quando Jeová está no negócio, nada pode dar errado. Quando D’us encontra valentes que se coloquem a realizarem os desejos de seus pastores, D’us fica feliz e entra na briga, e os defende de todos e de tudo. Torne-se um valente, realize os desejos de seu rei.

                Sei que existe uma fonte que seu rei gostaria de beber. Então se seu Rei é Jesus de Nazaré, qual seria a água que Ele gostaria que você levasse a Ele agora? Talvez você ainda não seja um valente do Senhor. Então está na hora de se tornar um verdadeiro valente do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

                De forma esplendida, aqueles três homens chegam até a fonte, e pegam da água, mesmo sabendo que suas vidas poderiam ser ceifadas. Tudo para satisfazer a vontade de seu rei. E ao pegarem a água eles voltam, porém agora a pressa é maior, pois a água não podia esquentar. Então eles chegam e dão a água ao rei Davi.

 

Ø      QUEM SÃO OS TRÊS VALENTES DE DAVI

                Se o nome Davi significa “O AMADO”, então quem é o seu amado?

                Mas como eu disse talvez você não seja um valente, mas se acaso o for comece a aprimorar suas habilidades neste momento, pois veja os três valentes.

 

JOSEBE-BASSEBETE

Segundo a Bíblia este homem brandiu sua lança contra 800 (oitocentos) homens e os feriu. Você já se imaginou lutando contra 800 homens? Talvez você possa dizer isso é impossível. Então eu te digo: “Não debaixo da unção de D’us”. Quem se levanta contra 800 homens venceu muitos obstáculos, como o medo, o receio, a preguiça. Valente é aquele que não desiste em meio as circunstancias adversas. Josebe-Bassebete com certeza não ouvia conselhos de covardes, pois seu coração estava firmado na confiança da vitória.

Agora veja a revelação. O nome Josebe é uma variante do nome José, que significa AQUELE QUE ACRESCENTA. E o nome Bassebete significa no hebraico APAZIGUADOR. Este era o valente de Davi que em seu nome trazia a revelação de ser AQUELE QUE ACRESCENTA A PAZ.

Seja um valente de seu Rei e acrescente a paz por onde for.

 

ELEAZAR

        Este grande valente de Davi lutou contra seus inimigos com tanta convicção de vitória e determinação que a sua espada ficou apegada a sua mão, diz a bíblia, e naquele dia D’us operou grande livramento.

        Quantas vezes em momentos de lutas, tribulações e adversidades a primeira coisa que fazemos e desprezar a espada, isso não é ser um valente, pois o valente se apega a espada, e não a abandona jamais. Quantas vezes a sua espada já ficou apegada em suas mãos até não poder solta-la?

        O nome ELEAZAR também vem do hebraico e significa D’US AJUDA. Aceite a condição de valente que tem a sorte de D’us a seu lado e creia que onde você estiver nada vai poder te derrubar, pois D’US TE AJUDA.

 

SAMÁ

        Também nos relata a bíblia que Davi entregou a Samá um campo de lentilhas para que ele pudesse cuidar. Samá defendeu aquele pedaço de terra com coragem e ousadia, a ponto, de arriscar a vida. Samá lutou sozinho, mas, não fugiu. Samá guerreou e defendeu aquele campo de lentilhas com todas as suas forças, teve garra, ousadia, foi valente, guerreiro, enquanto, todo o povo fugiu com medo dos filisteus, Samá ficou, lutou, resistiu, defendeu, atacou e venceu. A Bíblia diz que Samá matou os filisteus e o Senhor operou um grande livramento em Israel pela mão de Samá.

        O nome SAMÁ significa D’US OUVE. Este era o terceiro valente que acreditou que mesmo nos piores momentos de sua vida D’us o ouviria. Então meu querido irmão pode defender o que é seu, pois se você é um valente, D’us está te ouvindo, D’US OUVE.

 

Ø      CONCLUSÃO

                Estes eram os três valentes que decidiram buscar a pura e agradável água da fonte de Belém para saciar a sede do rei. E juntos forma eles três: D’US ACRESCENTA A PAZ, D’US AJUDA e D’US OUVE. Chegaram à fonte, pegaram à água e a levaram ao rei.

Hoje o que mais observamos, são supostos valentes, que desprezam a paz do Senhor, desprezam a ajuda do Senhor e desprezam os ouvidos do Senhor. Seja um valente do Rei dos Reis, AGORA!!!

PR. ALEXANDRE AUGUSTO

Contatos:

0xx35.3621.16.17

0xx35.9199.71.01

[email protected]