Os três tipos de terrenos (Parábola do semeador) 

Quais destes você será ?

No mundo existem três tipos de terrenos distintos entre si nos quais iremos mostra agora

O terreno rochoso 

Tem por uma de suas características principais a impossibilidade de plantio; sua estrutura rochosa não viabiliza uma agricultura bem sucedida, se plantar algo como soja ou feijões, teríamos  poucas chances de obter uma boa colheita ou, nem obteríamos nada.

Este terreno representa as pessoas de alma e espírito endurecidos pela ignorância, ou falta de sabedoria e conhecimento sobre as coisas nos quais não querem jamais saber por medo ou, orgulho que sufocam a sua capacidade de mudar seu jeito de ser ,através das boas novas, que o nosso Eterno Criador nos da para ter uma vida saudável para com ele. Estas coisas, são as verdades que nos cercam, e pouquíssimas pessoas sabem dela, por falta de divulgação ou omissão das pessoas que as guardam somente para si, mas, quando aparece alguém as divulgando, estes de alma e espírito de pedra não as dão ouvidos e se deixam ir para a perdição mas, muitos destes vão para a perdição por inocência, e o Eterno Criador por sua bondade  e piedade ,não leva em conta o tempo da inocência antes que a verdade seja divulgada. 


O terreno espinhoso

Pode ser também muito fértil, se semear algo como o feijão, com certeza nascerá mas, com o passar do tempo, as espinheiras impedirão que o feijão progrida, e ele morrera antes de dar os seu frutos.

Este, representa as pessoas que aceitam as boas novas que o Eterno Criador divulga através de seus emissários, ou pelas  Escrituras Hebraicas,  nos quais foram deixadas para orientação que conduz os que nele crêem para a vida eterna. Mas, os espinhos são os dogmas religiosos, ciclos sociais, costumes e culturas estranhas ao Eterno Criador, que criam barreiras para que as pessoas que estão dentro delas, não prossigam em seu caminho de obediência e amor para com o Eterno Pai  dos antigos Hebreus. Assim, tudo o que se aprende sobre a verdade, é totalmente sufocado e deixado para traz por estas pessoas nos quais estão contaminadas por idéias humanas, que logo faz com que eles parem de seguir as instruções contidas nas orientações do Eterno Criador, levando todos para a eterna perdição.

O terreno fértil e limpo

Não há necessidade de trabalhar tanto no solo fértil,  e nem de aplicar fertilizante, porque ele já esta pronto para receber a semente de boa qualidade, no qual o semeador terá uma boa colheita e, colherá bons frutos por muito tempo, e estes frutos irão gerar boas sementes para matar a fome de varias gerações no futuro.

Este, representa as pessoas dotadas de prudência em suas escolhas para se envolver com as coisas humanas, são os que têm autocrítica, e se posicionam em relação às idéias que colocam em pauta sobre nossas vidas e costumes; sempre questionam os que tentam trazê-los  para a perdição eterna, procuram examinar as Escrituras Hebraicas, e através delas procuram na medida do possível, andar em acordo com as instruções do Eterno Pai  dos antigos Hebreus. Seus espíritos e almas são limpos e prontos para receber as valiosas sementes da verdade.

 Marcos de Assis Chaves – Tecnólogo e Pesquisador

http://www.hebraismo.com