Introdução 

Atualmente vivemos momentos de desespero, violência, angústia e insegurança na sociedade e cada vez mais as pessoas necessitam de ajuda. É a partir daí que os traumas conseguem ganhar destaque, porque  somos frutos da nossa infância. Sendo assim, se torna indispensável trabalhar os motivos que marcaram a infância e como realmente podemos ajudar o sujeito a caminhar diante de seus medos e traumas.

Sabemos que existe um conjunto de necessidades básicas, que a criança na realidade deveria receber para crescer saudável e feliz tornando-se um adulto forte e equilibrado, mas se olharmos a maioria das nossas famílias, verificaremos o quanto estão carentes, despreparadas e desmotivadas para cumprir esta árdua missão tanto dentro da família como fora dela.

A falta de proteção, a irresponsabilidade, a falta de atenção, de carinho e o desrespeito, acontecem em todos os setores: família, escola e sociedade e são os que mais contribuem para a desestruturação psicossocial do indivíduo.

Observa-se também que a relação vincular familiar negativa é uma das  causas mais graves de conflitos infantis, gerados por esses fatores citados, que propiciam na maioria dos casos traumas.

A influência do ambiente em que a criança está inserida e das famílias, que nem sempre são positivas, e a má estrutura das famílias contribuem para que haja transtornos da personalidade do indivíduo e são fatores geradores de medos, inseguranças, traumas físicos e psicológicos e de doenças, que afastam o sujeito da interação adequada no convívio familiar e social.

A partir das aulas de Psicanálise no curso de Psicopedagogia, pude entender a importância da infância na vida adulta e daí surgiu o interesse em pesquisar os traumas vivenciados na infância e suas influências na aprendizagem.

A questão que norteia este artigo é de que forma os traumas vivenciados na infância podem influenciar o indivíduo na fase adulta a ponto de brecar todo seu processo emocional e cognitivo?

Para elucidar tal questão, este artigo tem como objetivo analisar a importância das influências dos traumas de infância para o desenvolvimento do indivíduo na fase adulta, como também a importância da família, da escola e da Psicopedagogia para amenizar os casos de traumas que atrapalham o rendimento escolar e social da criança.