A velocidade com que as informações circulam e o impacto que elas atingem em milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo, é algo imprescindível de notar para que os sistemas de informações passem despercebido pelas pessoas. Nos dias de hoje estamos rodeados destes sistemas, assim como celulares, televisão, rádio, e-mail, aeroportos, etc...

 De maneira que se “o sistema está fora do ar”, como é a desculpa dada pelos funcionários das empresas, mas sabemos que o sistema somente funciona por que há alguém que opera este. De modo que se o sistema está fora do ar é por negligência do funcionário do sistema. Os serviços não foi somente você que ficou sem ele, mas sim inúmeras pessoas e clientes que foram prejudicadas pela falta do tal sistema. Quem de nos nunca teve problema em ligações, por estar sem rede no seu celular, ou por não conseguir enviar um e-mail para seu amigo pelo problema de conexão. Até mesmo em aeroportos precisamos do controle de transporte aéreo. Estamos nos tornando muito reféns dos sistemas.

A evolução com que a tecnologia vem abrangendo o mercado é algo assombroso. O computador  fabricado em março já está defasado em maio, isso por motivos da velocidade com que a tecnologia está se desenvolvendo. Os sistemas de informações procuram atender as necessidades das pessoas no mundo, buscando sempre a melhoria com qualidade, agilidade, redução de custo e segurança das informações.

A dependência desses sistemas de informações nas empresas é o fator que mais assusta, ora o tempo que os procedimentos eram praticados manualmente, mas o trabalho não parava ora o tempo que os procedimentos são sistemáticos, e o trabalho para. Lembro-me certa data indo para o local de trabalho e recebendo uma ligação do meu chefe, avisando que não teria expediente devido o sistema não estar funcionando. Isso mostra o quão dependentes estamos dos sistemas, paramos para imaginar o prejuízo e os custos que isso gera as empresas onde boa parte de suas atribuições e serviços são feitas sistematicamente.