A psoríase é uma dermatose eritemato-descarnativa sem cura.

Carateriza-se por surgimento de uma lesão em forma circular de cor vermelha e escamas à superfície e que pode aparecer em alguns pontos específicos do corpo como os cotovelos, os joelhos, o couro cabeludo e zona lombar ou, em casos menos frequentes, pode abarcar todo o corpo.

Também podem surgir modificações ao nível das unhas havendo a possibilidade de ocorrerem picadas, de surgirem sulcos ou rugosidades, manchas amarelas ou acastanhadas, descolamento ou espessura fora do normal da unha.

A psoríase afeta homens e mulheres da mesma forma e aparece devido a uma disfunção do sistema imunológico quando algumas células existentes na pele (queratinócitos) se dividem com excessiva rapidez e se acumulam na superfície da pele provocando o redimensionamento da sua espessura. Os fatores de origem genética estão igualmente na origem do desenvolvimento da psoríase. Existem também agentes externos que potenciam o aparecimento da doença como o stress, o consumo de álcool e tabaco, as infecções, o uso de medicamentos que contenham carbonato de lítio e anti-inflamatórios não esteroides e beta-boqueantes.

Cerca de 15% dos portadores da doença desenvolve a artrite psoriática, um tipo de artrite com sintomas muito idênticos a outros gêneros de artrite inflamatória e que acarreta um quadro de dor debilitante.

A psoríase é facilmente diagnosticada por um dermatologista através de exame clínico contudo, se houver dúvidas, poderá realizar-se uma biópsia e análises clínicas.

O tratamento da psoríase é feito de acordo com o quadro clínico observado e são várias as possibilidades terapêuticas para diminuir as consequências desta doença, desde a aplicação de pomadas, cremes e loções, até a fototerapia, a medicação sistémica ou a tratamentos biológicos.

O paciente nunca deve descuidar da pele e devem ter a pele sempre hidratada, evitar lesões ou traumatismos e ter um estilo de vida saudável recorrendo à prática de exercício físico já que o stress é um fator potenciador da doença.