Esse artigo, vinculada à linha de pesquisa Discursos e Práticas Educativas, da Universidade Luterana de Ensino Superior - Ulbra tem, como principal objetivo, compreender nos enunciados dos alunos das 8as séries do Ensino Fundamental os sentidos do ensino/aprendizagem da língua inglesa no contexto escolar.

A pergunta de partida, que impulsionou o estudo foi: Quais os sentidos do ensino/aprendizagem da língua inglesa no contexto escolar para os alunos das 8as séries do Ensino Fundamental? O aporte teórico da pesquisa se inscreve na teoria da enunciação, sobretudo nas obras de Bakhtin (2004, 2003) que, pela concepção de linguagem, permite a compreensão dos sentidos produzidos pelos sujeitos.

Dentro dos estudos pós-culturais, Bauman (2005), Hall (2006) e Silva (2003) fundamentam as questões de identidade juntamente com Rajagopalan (2003), já Gee (2005) e Vygotsky (1998) auxiliam na compreensão da aprendizagem.

Por fim, Leffa (2007) trata das contexturas da Língua Inglesa.

A pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo foi realizada na cidade de Brusque-SC em uma escola da rede estadual.

Os sujeitos da pesquisa são quinze alunos de três 8as séries do Ensino Fundamental que responderam um questionário com quatro perguntas abertas que constitui o corpus de análise.

As análises sinalizam que os alunos compreendem as funções da escola para o ensino/aprendizagem da Língua Inglesa e afirmam que aprender a língua inglesa é ter acesso a bens culturais e sociais; a língua inglesa é vista pelos alunos como um importante instrumento lingüístico para o futuro e nele se inclui o trabalho e que lugar de aprender inglês é na escola.

Os enunciados dos sujeitos contribuem para uma reflexão no sentido de dar voz aos alunos para que eles se sintam parte integrante do processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa no contexto escolar.

Por outro lado, as vozes contribuem para que os responsáveis pela educação das escolas da rede pública se mobilizem, porque os sentidos construídos pelos sujeitos da pesquisa apontam para as necessidades dos sujeitos e as lacunas educacionais quanto ao ensino da língua inglesa.