OS SABORES DA VIDA
Geraldo Barboza de Carvalho
Café torrado, moído e coado é amargo. Não existe café adoçado por natureza. Mas, podes mudar seu sabor com açúcar, leite ... O sabor do café depende da tua atitude. Idem, tua vida. Nascer é dádiva da natureza. Mas a vida não é só dádiva, é também tarefa, que só tu podes realizar. Se não a fazes, tua vida será chocha, amarga. Se a fazes com liberdade e permanente decisão, tua vida terá sabor. A vida que tens é a vida que fazes. Ninguém a fará por ti. Tua vida não é fabricada sob medida como peças de máquinas. Recebeste-a de presente pra cuidar dela. Ninguém cuidará dela por ti. O sabor doce ou amargo da tua vida és tu quem dás. Ninguém dará sabor e molde a tua vida, só tu. Amolda-a, adoce-a!. A vida que recebeste é dádiva, a vida que queres ter é conquista da tua liberdade. Podes nascer em berço de ouro, receber tudo de graça, sentir-te amado porque satisfazem todos teus periféricos desejos. Coitado de ti que queres amor sem sacrifício! Pobres pais, que substituem amor por satisfação de desejos! Se é teu caso, recusa ser tratado como bicho de estimação, sem vida e vontade própria, porque teu destino está terceirizado. Os que te bajulam e satisfazem teus desejos não te amam, mas estragam tua vida. Se não te aplicas à a vida, o berço continuará de ouro, mas tua vida será um zero à esquerda, vírgula zero. Pois a vida que queres não é feita de diamante, ouro, mas de valores vitais, estéticos, éticos, sagrados. Só tu podes fazer isto, só depende de tua vontade, liberdade de escolha. Ninguém pode ditar a vida que queres ter, pois ela é escolha sua. Não percas tempo, pois, cobiçando a vida e os bens alheios. Não fazes idéia quanto suor e renuncia à vida fácil, ao caminho largo da falta de decência custou-lhes chegar onde chegaram. Luta e sê feliz por teus meios. Se não queres ser feliz, ninguém o fará por ti. Assume a vida que recebeste e tire o máximo dos teus dons. Se teu máximo é mínimo, faz do mínimo o máximo. Bastante recebeste pra seres feliz. Se vives cobiçando coisas alheias, por mais que tenhas, jamais satisfará tua ganância. Pra o invejoso, a medida do ter nunca enche. Pois vive escravo dos desejos insaciáveis, decidindo a vida pela dos outros. És única. Teu cabedal genético ético e intelectual é suficiente pra tua felicidade. Descobre teu potencial, constrói tua vida. Tuas decisões são problema teu, não do pai, mãe, amiga, professor, vizinho. Se não cuidas da vida, ela será amarga. Pois o açúcar das falsas amigas põe amargor, não doçura na tua vida. Só tu sabes a dose certa de açúcar e sal que dá sabor a tua vida. O bom senso é ferramenta mental congênita, tua capacidade natural de julgar, discernir, avaliar o certo e o errado. Mas, se dependes do juízo e avaliação dos outros pra decidir, tua vida não é tua, mas de quem a manipula, fingindo que te ama. E não terá alegria de saborear conquistas da tua luta. A vida é tua. Ama-a, edifica-a.
Portanto, usa tua liberdade, põe sabor, valores na tua vida. E, por mais que seja dura, ela te fará feliz. Felicidade não é ausência de problema, mas gestão consciente e livre dos conflitos e das lições que trazem. Nada de fugir dos problemas e conflitos, mas encará-los pois são teus, demandam resposta livre tua. Se não a dás, ninguém o dará por ti. O sabor da tua vida és tu quem dás. Sabor tem a mesma semântica de saber. Conhecer-se, medir-se consigo mesmo, avaliar-se e mão á obra pra tornar o que és na vida que queres ter. Sabendo quem és, conhecendo tuas qualidades e defeitos, gerindo a vida, ela terá o sabor que lhe deste. Amarga ou doce, a decisão é tua. Lamentar-se, acomodar-se com a derrota é descrê que todo problema tem uma solução a ser descoberta.
O melhor sabor da vida é viver com ética, crer, amar, esperar, perdoar, ter compaixão. Recebeste tudo de graça, mas a felicidade não entrará na tua vida sem a tua participação. Cabe a ti, somente a ti, a mais ninguém pôr sabor na tua vida. Nem Deus te fará feliz se és imbuí da síndrome do coitadinho. Tu és o autor do coitadinho que achas ser. Põe sabor na vida e será sempre vitorioso, até nos maiores tombos. Perderás alguns combates. Mas a vitória final será tua. Confia: o que pões de bom e justo na vida ninguém o tomará de ti.